INTRODUÇÃO À METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
Por: kayrone cristopher rocha fernandes • 11/5/2015 • Artigo • 31.515 Palavras (127 Páginas) • 350 Visualizações
METODOLOGIA CIENTÍFICA
Antes de termos uma compreensão do significado de Metodologia Científica, necessário se faz compreendermos o significado de Ciência, de Método, bem como da relação entre a Ciência e a Filosofia.
- A Incansável Busca Pela Sabedoria -
A palavra Filosofia deriva do grego "PHILOSOPHIA"
SOPHIA significa SABEDORIA
PHILO significa "Amor Filial", ou Amizade.
Literalmente, um Filósofo é um AMIGO, ou AMANTE de SOPHIA, alguém que admira e busca a SABEDORIA.
Esse termo foi usado pela primeira vez pelo famoso Filósofo Grego PITÁGORAS por volta do século V aC, ao responder a um de seus discípulos que ele não era um "Sábio", mas apenas alguém que amava a Sabedoria.
Filosofia é então a busca pelo conhecimento último e primordial, a Sabedoria Total.
A Filosofia é tida praticamente como sendo praticamente o ponto de partida de todo o conhecimento humano organizado. Ela estudou tudo o que pôde, estimulando e produzindo os mais vastos campos do saber.
A RAZÃO E A INTUIÇÃO são as principais ferramentas da Filosofia.
E A CIÊNCIA? Diferentemente da Filosofia, a Ciência tem suas bases principalmente na observação sistemática, metodizada. A principal ferramenta é a experiência.
Tanto a Filosofia quanto a Ciência são esquemas de leitura da realidade. Ambas são tentativas de compreender o mundo e nosso lugar no mundo. A filosofia nasce da admiração – devemos compreender a compreensão do mundo. Uma tentativa de demarcação seria compreender a filosofia como uma atividade cuja vontade exaustiva de entendimento nos levaria a prolongar indefinidamente as interrogações, enquanto na ciência haveria momentos em que a interrogação poderia ser interrompida. A dificuldade em se estabelecer uma grande linha demarcatória força-nos a abrir mão de uma simples oposição entre filosofia e ciência para falar de zonas distintas de aplicação de uma ou outra forma de conhecimento.
Uma outra tentativa de demarcação pode ser pautada nas diferenças de tratamento que podemos designar a uma e a outra. Questões científicas podem receber tratamento empírico, e ainda que a resposta não seja obtida, somos capazes de compreender o tipo de resposta que satisfaria a pergunta colocada. Para a filosofia, no entanto, não há investigação que possa ser equacionada de maneira unicamente empírica, uma vez que o tratamento de suas questões não se esgota empiricamente.
O que é Metodologia Científica?
Para uma melhor compreensão, esta questão deve ser decomposta em duas partes: Primeiro o que é metodologia? Segundo, o que é metodologia científica?
O QUE É METODOLOGIA?
Metodologia é o estudo dos métodos. Os métodos são os caminhos que são necessários para atingir algum objetivo. Assim, temos como conceito que “método é o conjunto de etapas e processos a serem vencidos ordenadamente na investigação dos fatos ou na procura da verdade”(RUIZ, 1993).
O QUE É CIENTÍFICO?
Científico é o conhecimento relativo à ciência, sendo o conhecimento a apreensão da realidade ou verdade pelo sujeito (você).
Para GALLIANO, 1986, o conhecimento leva o homem a apropriar-se da realidade e, ao mesmo tempo, penetrar nela.
RUIZ (1993) e RUDIO (1996), o conhecimento é a busca da verdade, sendo dividido em três tipos básicos:
• místico/filosófico,
• empírico/vulgar,
• e científico.
• O conhecimento místico/filosófico é uma forma de conhecimento ligado à fé das pessoas, que explica os fenômenos sem necessidade de comprovação.
• O conhecimento empírico/vulgar é uma forma de conhecimento ligado à prática e experiência sem necessidade de explicações.
• O conhecimento científico é forma de conhecimento sistematizado que possui a obrigação de explicar e comprovar suas afirmações, sempre por um método (caminho) que possa ser verificado e por outra pessoa a qualquer tempo e local, desde que permaneçam as mesmas condições das afirmações.
Mas qual é a vantagem do conhecimento científico?
CONHECIMENTO VULGAR E MÍSTICO | CONHECIMENTO CIENTÍFICO |
- É o método comum, espontâneo de conhecer. - Atinge os fatos sem questionar e conhecer as causas e fenômenos. - Não é metódico, depende da experiência e habilidade do detentor do conhecimento. - É fragmentário, ingênuo e assistemático. - Não analisa o testemunho da informação. - É mais sujeito ao erro. - Gera certeza intuitiva e pré-crítica. - Atinge somente os fatos, o fenômeno singular. | - Nasce da dúvida e se fixa na certeza. - Conhece pelas causas os fenômenos, demonstrando-os. - É metódico, procurando a relação entre os fenômenos, formulando as leis. - É sistemático, procurando fundamentar suas leis. - Cada informação evidencia a responsabilidade da fonte. - Estabelece leis válidas para todos os casos de uma mesma espécie que venham a ocorrer nas mesmas condições. - Justifica e demonstra os motivos de sua certeza. - Procura a relação entre os componentes do fenômenos para enunciar as leis gerais que regem essas relações. |
AS CARACTERÍSTICAS DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO
• Verificável - Passa a ser válido quando submetido à prova da experiência - demonstração.
• Racional - É formado por conceitos, julgamentos e raciocínios.
• Preditivo - Pode fazer predições. Informações prévias
• Sistemático - Constitui um sistema de idéias interligadas de maneira lógica, apresentando um conjunto de princípios fundamentais.
...