Instrumentos de medição
Projeto de pesquisa: Instrumentos de medição. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: jessicaduarte • 25/11/2014 • Projeto de pesquisa • 1.814 Palavras (8 Páginas) • 328 Visualizações
Instrumentos de medição
1. INTRODUÇÃO
O processo de medição veio com o próprio Oersted que descobriu que ao se aproximar uma agulha imantada de um fio percorrido por uma corrente essa agulha sofria uma deflexão. Aproveitando então este fenômeno, a criação de um campo por uma corrente, foi possível desenvolver instrumentos capazes de detectar e medir a eletricidade dando origem ao galvanômetro de bobina móvel.
2. MULTÍMETRO
O multímetro é um aparelho de medida elétrica, capaz de realizar a medição elétrica de três tipos diferentes:
• Voltímetro: usado para medir D.D.P ; a amplitude da tensão elétrica; V.
V --- : tensão continua (ex: pilhas e baterias);
V ~ : tensão alternada (ex: tomada)
• Amperímetro: usado para medir a corrente elétrica; A ou mA.
A --- : corrente continua;
A ~ : corrente alternada.
• Ohmimetro: usado para medir a resistência elétrica; Ω.
Este equipamento tem a capacidade de medir também a capacitância, frequência de sinais alternados, temperatura e entre outros.
2.1 Tipos de Multímetros
Existem dois tipos de Multímetros, os Analógicos e Digitais:
2.1.1 Multímetro Analógicos: Baseados no Galvanômetros, instrumento composto basicamente por uma bobina elétrica montada em um anel em volta de um imã. O anel munido de eixo e ponteiro pode rotacionar sobre o imã. Uma pequena mola espiral - como as dos relógios - mantem o ponteiro no zero da escala. Uma corrente elétrica passando pela bobina, cria um campo magnético oposto ao do imã promovendo o giro do conjunto. O ponteiro desloca-se sobre uma escala calibrada em tensão, corrente, resistencia etc. Uma pequena faixa espelhada ao longo da escala curva do mostrador, ajuda a evitar o erro de paralaxe; (vide figura 1)
Figura 1 – Multímetro Analógico
2.1.2 Multímetros Digitais: Composto por um componente eletrônico versátil, chamado de amplificador operacional, em que convertendo a corrente elétrica em sinais digitais através de circuitos denominados conversores analogo-digitais. Esses circuitos comparam a corrente a medir com uma corrente interna gerada em incrementos fixos que vão sendo contados digitalmente até que se igualem, quando o resultado então é mostrado em números ou transferidos para um computador pessoal. Várias escalas divisoras de tensão, corrente, resistência e outras são possíveis. (vide figura 2)
Figura 2 – Multímetro Digital
Como já citamos o voltímetro é um aparelho que realiza medições de tensão elétrica em um circuito. Ele exibe essas medições, geralmente, por meio de um ponteiro móvel ou um mostrador digital, de cristal líquido. A unidade apresentada geralmente é o volt (V). Muitos voltímetros, na verdade, não são nada mais do que amperímetros com alta resistência interna. O voltímetro com sua alta resistência interna, introduz o mínimo de alterações no circuito que está sendo monitorado.
Assim como um amperímetro indica a corrente que passa por ele, um voltímetro indica a tensão entre seus terminais. A unidade do Amperímetro é o Ampère (A). Como a corrente elétrica passa através dos condutores e dispositivos ligados a eles, para aferir a corrente que passa por alguma região de algum circuito, deve-se colocar o amperímetro em série com esta, sendo necessário abrir o circuito no local da medida. Por isso, para as medições serem precisas, é esperado que o amperímetro tenha uma resistência muito pequena comparada às do circuito.
Um Ohmímetro é um instrumento de medida elétrica que mede a resistência elétrica. Ou seja, a oposição à passagem da corrente elétrica. Um tipo de ohmímetro mais preciso possui um circuito eletrônico que fornece uma corrente constante I através da resistência, e outro circuito mede a tensão V (o V é usado pela física, mas os técnicos em eletrônica usam "E" ou "U") sobre a resistência. Usando-se da lei de Ohm, com a seguinte equação para medir a resistência:
Onde :
R (U)= Resistência;
V= Diferença de potencial;
I= Intensidade da corrente.
3. OBJETIVOS
Utilizar o multímetro para medição de amplitude de tensão elétrica, resistência de passagem de corrente e a passagem de corrente elétrica.
4. MATERIAIS UTILIZADOS
Multímetro;
Pontas de provas;
2 pilhas de 1,5 V ;
Painel de associação;
Resistores.
5. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
5.1 - 1° Experimento: Medição de Tensão
Etapa 1: Primeiro aperta-se o botão Power para ligarmos o parelho, caso queira que a imagem fique gravada na tela aperta-se Hold, colocamos as pontas de provas no multímetro, no lugar especifico para medir a tensão, pelo fato desta medir a tensão e a resistência, basta colocarmos a ponta de prova vermelha no lugar da grandeza que desejamos saber (foto 1). Depois escolhemos a escala em que queremos medir a Tensão, que foi a uma tensão contínua V--- de 2V .
Foto 1
Etapa 2: Depois colocamos as pontas de prova em paralelo com a pilha seguindo o esquema: vermelho (positivo) em paralelo com a parte de maior tensão da pilha e preto (negativo) com a parte de menor tensão, e obtemos os resultado, que foi uma tensão de 1,519 V a uma escala de 2 V. (foto 2)
Foto 2
Etapa 3: Invertemos as posições das pontas de prova, afim de verificarmos se daria o mesmo resultado,
...