Liderança é a aptidão de influenciar e cativar as pessoas para que realizem tarefas em prol de um objetivo previamente definido (HUNTER, 2014), ou seja, o líder eficaz é aquele que é capaz de motivar e aplicar os recursos humanos disponíveis na organização para atingir as metas propostas, as quais precisam ser constantemente alinhadas com as necessidades dos clientes (CLEMMER e MCNEIL, 1989). A figura do líder geralmente é associada a pessoas bem sucedidas em cargos políticos, cargos militares, desportistas e presidentes de multinacionais, porém a arte da liderança acompanha a raça humana a séculos deste os seu primeiros ancestrais, que saíram da África para desbravarem o mundo (LEXA, 2016). Atualmente a demanda por líderes está aumentando gradativamente no mundo econômico, político e empresarial, onde desempenham um papel imprescindível podendo fazer empresas a mercê da falência se tornarem potencias no setor. O sucesso do líder está ligado a qualidade do processo de comunicação que ele estabelece com os seus liderados (UNSAR, 2014). Recentemente a liderança vem sendo estudada mais a fundo, já é possível achar artigos e livros publicados em periódicos científicos sobre o tema por diversos pesquisadores, visando estruturar e esclarecer o contexto da liderança. |
Diferentes circunstâncias demandam diferentes estilos de lideres, os mais conhecidos são, o autoritário que movimenta pessoas rumo a uma visão, paternal cria um vínculo emocional, democrático prima pela participação e a democracia nas decisões, marcador de ritmo espera excelência e auto reação, treinador desenvolve pessoas para o futuro, visionário busca novos horizontes para as organizações, liberal os liderados recebem um objetivo e devem alcançar com suas habilidades e o lider coercitivo, as decisões são tomadas de cima para baixo (UNSAR, 2014; GOLEMAN, 2016). Desse modo será descrito de forma suscinta as principais característica de cada estilo de liderança, assim como vantagens e desvantagem e alguns exemplos. - Autoritário: Decisões centralizadas, estabelece padrões que giram em torno de uma visão pré estabelecida e alinhada com as metas e estratégias da organização. Devido seu impacto positivo, o estilo autoritário funciona bem em quase todas as situações empresarias. Contudo os melhores resultados são encontrados quando a empresa está á deriva, devido a ele delinear um novo rumo para empresa. Esse tipo de lierança falha quando é aplicado a liderados mais experientes que o líder, onde esse estilo muitas vezes é confundido como dominador, causando um certo desconforto a equipe. Um exemplo clássico desse estilo de liderança é Fidel Castro presidente de Cuba em 1976 a 2008 com seu regime autoritário.
- Paternal: Esse tipo de liderança constrói laços fraternais, cria uma harmonia entre a equipe, fazendo que com eles compartilhem ideias e inspirações, da liberdade para realizarem seu serviço de forma que considerem como a mais eficaz. Esse estilo pode impedir que desempenhos abaixo do esperado sejam corrigidos, assim como raramente oferecem concelhos construtivos de como melhorar, seus liderados precisam descobrir isso sozinhos. O melhor exemplo é o Ex- presidente Hugo Chávez que comandou a Venezuela no período de 1999 a 2013, assim como ex presidente Brasileiro Lula onde ambos tiveram um governo focado nas classes econômicas mais baixas, fornecendo todo amparo necessário para suas necessidades.
- Democrático: Prima pela descentralização do poder, permitindo que cada seguidor participe das tomadas de decisões, planejamento e organização, pois confia plenamente nos seu liderados em todos os assuntos. A liderança democrática pode criar satisfação no trabalho e aumentar a moral, estabelecendo a base para comunicação e assistência, e criando uma comunicação positiva entre o líder e os seguidores. Porém, devido a descentralização do poder uma consequência é o excesso de reuniões extensas sem assertividade alguma resultando em uma nova reunião. Exemplo: Louis Gerstner que, durante os anos 90, reintegrou as divisões da IBM e priorizou os serviços oferecidos pela empresa.
- Marcado de ritmo: Determinado em fazer a tarefas com o melhor desempenho possível em um intervalo de tempo muito curto, identifica rapidamente liderados com baixo desempenho, caso eles não correspondam as expectativas rapidamente são substituídos. Esse estilo corresponde bem quando o líder possui uma equipe altamente competente e motivada que precisa de pouquíssimas orientações ou coordenações para a execução das tarefas. Muitos liderados se sentem esmagados pela cobrança de excelência do marcador de ritmo, e sua moral cai, devido à falta de comunicação clara e objetiva do líder de expressar a suas diretrizes de trabalho. Exemplo: Equipes de pesquisa e desenvolvimento.
- Treinador: Possui habilidade de identificar em seu liderados suas forças e fraquezas, realizam planos de desenvolvimento pessoal e de carreira de logo prazo, a todo momento dão instruções e feedbacks. Normalmente delegam aos liderados tarefas desafiadoras estimulando o aprendizado a longo prazo. Esses estilo possuem melhores resultados quando o liderados descobrem seus pontos fracos e gostariam de melhorar ou querem aprimorar seus pontos fortes. Porém esse estilo falha quando o líder não tem experiência ou quando os liderados são resistentes ao aprendizado e a mudança. O exemplo desse estilo é o Bernardinho treinador do time voleibol Sesc/RJ.
- Visionário: Capaz de trazer novos horizontes as organizações, inspiram os seus liderados a usarem ativamente suas habilidades comprometidos com o futuro da organização. Líderes visionários primam pela estratégia de longo prazo, raciocínio lógico, honestidade e intuição, consideram a mudança como uma fonte de aprendizado continuo e influenciam que seus seguidores fação previsões para o futuro da organização. Porém podem esbarrar em problemas na realização de objetivos de curto prazo, causando uma desmotivação generalizada em sua equipe. O maior exemplo de líder visionário foi o fundador da Apple Steve Jobs com inovações únicas.
- Liberal: Nesse estilo de liderança os liderados recebem a tarefa e são totalmente livres para executarem da maneira que julgarem a mais correta possível. O líder se coloca à disposição apenas para eventuais problemas, ou seja, a tomada de decisões frente a problemas encontrados na execução das tarefas é de reponsabilidade dos liderados. Esse estilo de liderança gera melhores resultados quando existem liderados que não se eximam das responsabilidades, geralmente setores de pesquisa e desenvolvimento. A maior desvantagem é quando o líder não está presente em algumas tomadas de decisões, podendo causar insegurança na equipe e perca de foco no objetivo principal. A Google é o melhor exemplo de liderança liberal onde os seus colaboradores possuem tarefas específicas a serem cumpridas, porém podem executar da maneira que julgarem o mais correto.
- Coercitivo: Esses tipo de liderança é o mais agressivo de todos, pois suas decisões são de cima para baixo, movido a base de resultados. Esse estilo pode prejudicar o clima organizacional afetando principalmente a criação de novas ideias e a participação das pessoas, podendo em alguns casos acabar minando a motivação dos liderados devidos a maneira de imposição do líder coercitivo. Exemplificando esse perfil podemos encontrar ele nos grandes governos ditatorias como o caso da Coréia do Norte, que a anos a dinastia Kim comanda e centraliza o poder, hoje é comandada pelo Kim Jong-Un.
Os estilos supracitados acima são comumente encontrados nas organizações, seja ela multinacional ou microempresas, o líder deve transitar por todos os estilos na medida que necessário, ou seja, cada estilo se aplica melhor em um determinado espaço de tempo ou até mesmo para o cumprimento de uma certa tarefa. |
Em suma, desde o surgimento da raça humana na África até os dias de hoje, seja na vida pessoal ou na profissional, algumas pessoas tomam a frente das decisões, essas pessoas são chamada de líderes, as quais possuem a capacidade de influenciar e cativar outras pessoas. Vários estudiosos classificam os líderes em diversos estilos conforme apresentando a cima. Porém, para ser um bom líder e atrair o máximo de seguidores, o líder deve transitar com fluência por todos os estilos. |
1 LEXA, F. Leadership Lessons For Health Care Providers. London: Academic Press, 2016. 2 HUNTER, J. C. O Monge e o Executivo - Uma História Sobre A Essência da Liderança. Rio de Janeiro: Editora Sextante, 2014. 3 GOLEMAN, D. Liderança - A Inteligência Emocional na Formação do Líder de Sucesso. 5ª. ed. Rio de Janeiro: Schwarcz S.A., 2016. 4 CLEMMER, J.; MCNEIL, A. Leadership skills for every manager. London: Piaticus, 1989. 5 UNSAR, S. Leadership and Communication: A Case from Glass, Textile and Apparel. New York: Springer, 2014.
|