Lipídios
Seminário: Lipídios. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Thatsguirro • 7/7/2014 • Seminário • 941 Palavras (4 Páginas) • 362 Visualizações
Lipidios
Os lipídios, também chamados de gorduras, são biomoléculas orgânicas compostas, principalmente, por moléculas de hidrogênio, oxigênio, carbono. Fazem parte ainda da composição dos lipídios outros elementos como, por exemplo, o fósforo. Eles possuem a característica de serem insolúveis na água. Porém, são solúveis nos solventes orgânicos (álcool, éter, benzina, etc).
Essa característica é de fundamental importância, mesmo o organismo possuindo considerável concentração hídrica. Isso porque a insolubilidade permite uma interface mantida entre o meio intra e extracelular.
Em geral, todos os seres vivos são capazes de sintetizar lipídios, no entanto algumas classes só podem ser sintetizadas por vegetais, como é o caso das vitaminas lipossolúveis e dos ácidos graxos essenciais.
A formação molecular mais comum dos lipídeos, constituindo os alimentos, é estabelecida através do arranjo pela união de um glicerol (álcool) ligado a três cadeias carbônicas longas de ácido graxo.
Classificação dos Lipídios
Podemos classificar os lipídios em dois tipos:
- Óleo: São o que chamamos de substâncias insaturadas.
- Gorduras: Chamadas de substâncias insaturadas.
Elas podem ser encontradas em diversos alimentos, tanto de origem animal quanto vegetal. Para citar exemplos clássicos pode- se citar coco, soja, leite e seus derivados, no caso animal, além da gema do ovo.
Todos os seres vivos possuem a capacidade de sintetizar os lipídios, porém, é muito importante salientar que determinada classe desses lipídios só podem ser sintetizadas por vegetais, os animais não possuem esta característica, como é o caso dos ácidos graxos essenciais e das vitaminas lipossolúveis.
Os lipídios que mais se destacam são os fosfolipídios, os glicerídeos, os esteroides e os cerídeos:
Cerídeos: classificamos como cerídeos aqueles que chamamos de lipídios simples. Podem ser encontrados na cera produzida pelas abelhas, na construção da colmeia; na superfície das folhas, cera de carnaúba e dos frutos, como a manga. Ela possui a função de impermeabilização e proteção.
Fosfolipídios: São moléculas anfipáticas, o que significa que elas possuem uma região polar, que chamamos de cabeça hidrofílica, tendo afinidade por água, e outra região apolar, chamada de calda hidrofóbica, que é responsável por repelir a água.
Glicerídeos: Esses lipídeos podem ser sólidos, as gorduras, ou líquidos, os óleos, à temperatura ambiente.
Esteroides: São lipídios formados por longas cadeias carbônicas dispostas em quatro anéis ligados entre si. São amplamente distribuídos nos organismos vivos constituindo os hormônios sexuais, a vitamina D e os esteróis (colesterol).
Fontes de Lipídios
Os alimentos que podemos citar como as principais fontes de lipídios são:
Margarinas; Milho; Aveia; Soja; Gergelim; Cevada; Trigo integral; Centeio; Óleo de canola; Óleo de soja; Óleo de peixes
Funções dos lipídios
Os lipídios possuem quatro funções básicas nos organismos:
- Fornecimento de energia para as células. Porém, estas preferem utilizar primeiramente a energia fornecida pelos glicídios.
- Alguns tipos de lipídios participam da composição das membranas celulares.
- Nos animais endodérmicos, atuam como isolantes térmicos.
- Facilitação de determinadas reações químicas que ocorrem no organismo dos seres vivos. Possuem esta função os seguintes lipídios: hormônios sexuais, vitaminas lipossolúveis (vitaminas A, K, D e E) e as prostaglandinas.
Carboidratos
Carboidratos são moléculas orgânicas formadas por carbono (C), hidrogênio (H) e oxigênio (O). Glicídios, hidrocarbonetos, hidratos de carbono e açúcares são outros nomes que esses podem receber. Alguns carboidratos podem possuir outros tipos de átomos
...