Medidas de pH - O pH é fundamental para medidas de substâncias
Por: Isabela Mesquita • 18/4/2017 • Relatório de pesquisa • 1.076 Palavras (5 Páginas) • 1.085 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
O pH é fundamental para medidas de substâncias, na identificação de uma amostra ácida ou alcalina. O termo pH é definido pelas letras “p” em minúsculo e pela letra “H” em maiúsculo, sendo “p” identificado como potencial e “H” significa hidrogênio. É enquadrado numa escala que está relacionada com a concentração de íons de hidrogênio presentes na solução.
O pH pode ser determinado sendo adicionando em substância ácida ou base, observando seu devido valor. A cor do papel universal, varia de acordo com o pH da solução que está presente, levando em conta a coloração atingida e sendo observada na caixa do papel universal, nos valores que variam de 0 até 14.
Os indicadores são muitas vezes, usados em pequenas quantidades, para detectar o ponto de equivalência de uma titulação ácido-base. São, geralmente, ácidos ou bases orgânicas fracas que modificam a cor, quando passa de um meio ácido para um meio básico. Nem todos os indicadores mudam, contudo, de cor no mesmo pH. (BRADY. P.569)
Utilizando a escala de pH, substâncias cujo pH é menor que 7 são classificadas como ácidas, aquelas que apresentam pH maior que 7 são classificadas como básicas, e aquelas que apresentam pH em torno de 7 são classificadas neutras.
É importante ressaltar que, existem outros indicadores de pH: O tornassol e o pHmetro. O tornassol é um indicador ácido-base comum em laboratórios, contendo um corante produzido por certas espécies de liquens, é vermelho em solução básica e azul em soluções ácidas; O pHmetro é um aparelho potenciômetro cujo eletrodo é sensível a concentração de H+ e fornece leitura numa escala de pH.
2 OBJETIVO
- Realizar medidas de pH através de papel tornassol, papel de pH universal e pHmetro.
3 METODOLOGIA
3.1 MATERIAIS
- Ácido clorídrico
- Acido acético
- Hidróxido de amônio
- Vinagre
- Água destilada
- Papel de pH universal
3.2 PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS
Parte 1 – Uso de papel tornassol e papel de pH universal
- Colocou-se 1 mL de ácido clorídrico (HCl), ácido acético (CH3COOH), hidróxido de amônio (NH4OH), vinagre e água destilada, em béquer distintos de 50 ml cada.
- Usou-se um bastão de vidro, molhou-se com as soluções citadas na etapa 1 e mediu-se o pH da substância presente no tubo de ensaio com papel universal.
- Anotou-se os calores de pH obtido em cada substância utilizada.
Parte 2 – Uso de indicadores
- Colocou-se 1 mL de ácido clorídrico (HCl), ácido acético (CH3COOH), hidróxido de amônio (NH4OH), vinagre e água destilada em 6 tubos de ensaio.
- Fez-se o uso do indicador alaranjado de metila nas substâncias presentes nos tubos de ensaio, onde no elemento amônio utilizou-se fenolftaleína na qual se obteve a coloração rosa.
- Anotou-se o pH obtido nas substâncias: Ácido clorídrico (0 pH); Ácido acético (2 pH); Hidróxido de amônio (11 pH); Vinagre (3 pH) e Água destilada (6 pH).
Parte 3 – Uso de 20 ml de água destilada em um béquer com gotas de ácido clorídrico
- Colocou-se 20 ml de água destilada em 4 béquer distintos.
- Adicionou-se 5 gotas de ácido clorídrico no primeiro béquer, 10 gotas no segundo, 15 gotas no terceiro e 20 no quarto béquer.
- Fez-se uso do papel de pH universal, que foi colocado respectivamente em cada béquer.
- Anotou-se o pH de cada uma das concentrações: Béquer com 5 gotas ácido clorídrico (2 pH); Béquer com 10 gotas de ácido clorídrico (2 pH);Béquer com 15 gotas de ácido clorídrico (1 pH) e Béquer com 20 gotas de ácido clorídrico (0 pH).
4 RESULTADO E DISCUSSÃO
Potencial hidrogeniônico ou pH é por definição o colog da concentração hidrogeniônica do meio. Ele varia em uma escala logarítmica de 0 a 14, na qual é possível determinar o grau de acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma determinada solução.
Utilizou-se o indicador universal e indicadores ácido-base como formas determinantes dos valores aproximados do pH de algumas soluções, de acordo com as variações de cores em diferentes intervalos de pH.
Tabela 1- Dados obtidos na medição de pH com uso do papel universal.
Solução | Papel de pH universal |
Ácido clorídrico (HCl) | 0 |
Ácido acético (CH3COOH) | 2 |
Amoníaco | 11 |
Vinagre | 3 |
Água destilada | 6 |
Fonte: Próprio autor. Laboratório de Química Geral-CHRISFAPI
A partir dos resultados observados na tabela 1 com o uso do indicador universal, verificou-se a acidez máxima do ácido clorídrico (HCL) com pH=0. Em seguida, examinou-se o caráter ácido do CH3COOH, vinagre e água destilada, e o caráter básico do hidróxido de amônio.
...