Movimento dos átomos de carbono devido à difusão
Resenha: Movimento dos átomos de carbono devido à difusão. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: MarianaLeal • 23/5/2014 • Resenha • 252 Palavras (2 Páginas) • 301 Visualizações
Este processo depende do movimento de átomos de carbono por difusão, denominada velocidade de enriquecimento de carbono (Vec), ocorre na superfície da peça e sua eficiência depende de certos factores relevantes para este trabalho prático:
1) Teor em carbono inicial – quanto menor o teor inicial de carbono, maior a Velocidade de enriquecimento de carbono.
2) Coeficiente de difusão do carbono no aço – visto a cementação tratar-se de um processo de difusão, em que os átomos de carbono se movimentam do exterior, onde há maior concentração, para o interior da peça, este factor é de grande importância na previsão da camada cementada.
3) Temperatura – influencia não só a difusão mas também a reacção química que ocorre na superfície do aço, portanto quanto maior a temperatura maior é o coeficiente de difusão e mais rápido é o processo.
4) Agente carbonetante: quanto maior a eficiência com que o agente carbonetante libertar carbono mais rápido o processo.
As principais Vantagens e desvantagens da cementação sólida são (Costa e Silva e Mei, 2006; Chiaverini, 1977; Foreman, 1991):
Vantagens:
-Pode utilizar uma maior variedade de fornos, pois produz sua própria atmosfera cementante;
- É ideal para peças que precisam de resfriamento lento após a cementação, como as que serão usinadas antes do tratamento;
Desvantagens:
-Não permite controlo do potencial de carbono na superfície da peça
-Não é recomendada para têmpera directa após cementação, devido à dificuldade de desempacotar peças;
-É mais lenta que os outros processos de cementação, pois é preciso aquecer e resfriar a peça junto com a caixa que a contém;
...