O ARTIGO SONOQUÍMICA
Por: Ray Sant'Anna • 1/6/2018 • Artigo • 362 Palavras (2 Páginas) • 194 Visualizações
Este método é utilizado para extração sólido-líquido, no nosso caso citamos como exemplo a extração de óleo de sementes a partir da utilização de solventes orgânicos.
Os solventes devem ser escolhidos com precisão para garantir uma extração eficiente, ou seja, a polaridade do solvente deve ser semelhante ao do analito.
O solvente mais utilizado neste processo é o hexano, mas devido á necessidades de preservação ambiental, e por ser tóxico, outros solventes vêm sendo utilizados, como: etanol e isopropanol, por exemplo.
Abrindo um pareteses bem rápido, eu vi em um artigo dizendo que foi testado o uso de solventes aquosos, que é uma alternativa mais ambientalmente correta. O resultado foi muito bom, pois a extração foi equivalente ao solvente puro, só que teve um menor volume de solvente empregado no sistema. O único problema dessa alternativa é que a alta energia para remoção da agua no final do processo, o que antes não era necessário.
Agora voltando, na extração de óleos vegetais, os solventes mais utilizados são os apolares com ponto de ebulição até 70°C. No qual o aumento dessa temperatura pode oxidar as moléculas do óleo, tornando-as inutilizáveis.
Um exemplo de extração por este método é a obtenção do óleo das sementes de uva, que possui um rendimento de 10% a 20%, utilizando como solvente hexano durante 20h.
Como ocorre o processo?
Neste método, a amostra é seca, moída em pequenas partículas e colocada em um cartucho poroso, geralmente papel de filtro. Ele é colocado na câmara de extração que está suspensa acima do balão que contém o solvente, e abaixo de um condensador. O balão é aquecido e evapora o solvente que se move na fase gasosa em direção ao condensador, o qual é convertido em um líquido que goteja no cartucho que contem a amostra. A câmara de extração é projetada de modo que quando o solvente em torno da amostra for superior a altura máxima do sifão, o líquido transborda para o balão onde é aquecido, e evapora, completando um ciclo.
Primeiramente as sementes são submetidas a secagem evitando a decomposição de óleos por hidrólise ou oxidação.Geralmente essa secagem reduz o teor de umidade de 45% para 10%.
Tritura para maior contato da semente com o solvente.
...