O ENSINO DA QUÍMICA AMBIENTAL APLICADO AO ÂMBITO ESCOLAR: PROMOVENDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Por: MelissaGabriele • 25/12/2022 • Trabalho acadêmico • 3.394 Palavras (14 Páginas) • 140 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO
CENTRO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS
CURSO DE QUÍMICA LICENCIATURA
MELISSA GABRIELE DA SILVA SANTOS OLIVEIRA
O ENSINO DA QUÍMICA AMBIENTAL APLICADO AO ÂMBITO ESCOLAR: PROMOVENDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
São Luís – MA
2022
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO
CENTRO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS
CURSO DE QUÍMICA LICENCIATURA
MELISSA GABRIELE DA SILVA SANTOS OLIVEIRA
O ENSINO DA QUÍMICA AMBIENTAL APLICADO AO ÂMBITO ESCOLAR: PROMOVENDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Trabalho apresentado ao Curso de Química Licenciatura da Universidade Estadual do Maranhão como parte dos requisitos para obtenção de nota.
Orientadora: Maria José Fernandes Porto.
São Luís – MA
2022
RESUMO
Considerando a realidade socioambiental vigente e a necessidade do equilíbrio ambiental para a sobrevivência e manutenção das mais variadas formas de vida na Terra, inclusive da espécie humana, fundamentou-se a proposta do presente trabalho de promover a Educação Ambiental a partir do ensino da Química Ambiental. A pesquisa tem por objetivo discorrer a respeito da relevância da inserção da Educação Ambiental nas aulas de Química juntamente com a finalidade de investigar de que forma a Educação Ambiental dentro do ensino de Química pode conscientizar os alunos inseridos na sala de aula e formar cidadãos críticos em relação aos problemas ambientais. A metodologia empregada foi uma pesquisa bibliográfica de artigos publicados em periódicos que abordassem a temática estudada. Os resultados apontaram que a inserção da Educação Ambiental nas aulas de Química é de grande relevância para a educação, como também para o meio social, pois proporciona a formação cidadã dos discentes, como também de toda a comunidade escolar sobre a importância de conhecer os mecanismos para preservar o meio ambiente.
Palavras-chave: Educação Ambiental. Ensino de Química. Problemas Ambientais.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................5
2 OBJETIVOS..............................................................................................................
2.1 Geral......................................................................................................................
2.2 Específico.............................................................................................................
3 METODOLOGIA.....................................................................................
4 REFERENCIAL TEÓRICO..................................................................................
4.1 Educação Ambiental
4.2 Química Ambiental
4.3 Problemas Ambientais
4.4 Como promover a Química Ambiental na escola
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS.....................................................................
REFERÊNCIAS............................................................................................................
INTRODUÇÃO
A discussão ambiental é uma abordagem cada vez mais presente na sociedade. É fato que existe uma preocupação mundial de como preservar o meio ambiente e conscientizar os cidadãos para que ajam de maneira correta, mostrando que um é parte do outro, e dependem da relação que o ser humano estabelece com seu meio. Assim, é possível buscar diferentes caminhos para compreender e enfrentar a crise ambiental que toma dimensões cada vez mais preocupantes. Dessa maneira, surge à necessidade da aproximação da Educação Ambiental e o ensino de Química, proporcionando uma melhor formação de sujeitos críticos que lutem pela preservação do planeta, possibilitando assim melhores condições para a existência humana.
Nas últimas décadas a crescente urbanização, o desenvolvimento econômico, o aumento populacional e do consumo ocorreram sem o devido planejamento, demonstrando o impacto negativo das atividades antrópicas sobre o meio ambiente, que era visto como fonte inesgotável de recursos disponíveis para servir às necessidades do ser humano e agora passa a ser uma inquietação, já que os recursos são limitados. As atividades humanas sempre foram impulsionadas pela exploração indiscriminada dos recursos naturais, e esse cenário agravou-se com a industrialização, visto que a mesma revolucionou o modo de produção através da utilização de combustíveis fósseis (como petróleo, carvão e gás natural), o acúmulo de componentes químicos e poluentes danosos na natureza foi intensificado.
A partir desse pressuposto, formulou-se a seguinte problemática da pesquisa: Como promover a Educação ambiental a partir da prática pedagógica do ensino da química ambiental? Traduzindo o conhecimento obtido em habilidades e atitudes mais coerentes com o meio ambiente. Este estudo buscou inferir que conhecimentos básicos da Química Ambiental, aliados à capacitação para relacionar os fenômenos químicos, com a ação antrópica e os problemas ambientais, podem fomentar a instrumentalização pessoal e coletiva no sentido de promover a Educação Ambiental.
O homem, na medida em que se organiza em sociedade multiplica as suas necessidades, exigindo mais recursos dos que a natureza pode oferecer. É essencial, o reconhecimento, por parte da população, dos recursos naturais como finitos e vulneráveis. E a escola como instituição social, deve dar espaço para o desenvolvimento integral do indivíduo, sendo palco comunitário estratégico para o planejamento da sustentabilidade ambiental a partir da educação ambiental, compreendida como uma prática educativa desenvolvida de forma permanente e contínua no âmbito dos currículos.
O presente trabalho considera a hipótese de que há possibilidade da promoção da educação ambiental através dos estudos de química ambiental, na qual o entendimento das manifestações cotidianas de natureza química permite a compreensão da dependência que a sociedade humana tem do meio ambiente.
2 OBJETIVOS
2.1 Objetivo Geral:
- Promover a Educação Ambiental a partir da prática pedagógica no ensino da química ambiental.
2.2 Objetivos Específicos:
- Apresentar a Química como ciência do cotidiano e expor os problemas relacionados ao ambiente;
- Conscientizar a respeito do papel de cada indivíduo para o equilíbrio do meio ambiente.
3 METODOLOGIA
A metodologia utilizada como base para a pesquisa pode ser classificada, segundo seus objetivos, como exploratória, por “buscar ampliar o número de informações sobre determinado ponto que se quer investigar” (BASTOS, 2009, p.75). Assim, procura-se desenvolver uma pesquisa capaz de acumular conhecimento sobre a importância de se discutir a respeito da química ambiental no contexto escolar e oferecer sugestões de como incluir essa temática na prática pedagógica. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e descritiva, constituída de artigos científicos e livros acerca da temática “O ensino da química ambiental aplicado ao âmbito escolar: promovendo a educação ambiental”.
...