O ESTUDO DOS ELEMENTOS ORGANÓGENOS
Por: gisga • 17/11/2019 • Trabalho acadêmico • 3.051 Palavras (13 Páginas) • 307 Visualizações
Disciplina: FBX 4017A Fundamentos de Química Orgânica[pic 1]
Professora: Janaina da Silva Crespo
Aula prática 2 realizada em 30/08/2019
ESTUDO DOS ELEMENTOS ORGANÓGENOS
Alunas: Giovana Sgarabotto Longhi e Gabriela Girotto
INTRODUÇÃO:
Os elementos organógenos são os mais representativos na química orgânica, constituídos por elementos químicos que podem ser encontrados na maioria dos compostos orgânicos, sendo eles o carbono, oxigênio, hidrogênio e nitrogênio. Considerados elementos constituintes de 99,7% dos compostos presentes na natureza considerada viva, pode-se dizer que os elementos organógenos se caracterizam pela presença de sistemas com capacidade de se reproduzirem e, também, com mutação e hereditariedade. (1)
O principal elemento, o carbono pode ser encontrado nos mais diversos locais do planeta, dizemos que toda matéria considerada viva é formada exclusivamente por combinações diferentes do carbono (2). Ele pode ser encontrado tanto na forma liquida quanto como formato sólido.
Seu uso é de uma enorme abrangência, pode ser utilizado em joias, na produção de gelo seco, medicamentos, inseticidas, corantes e sendo o principal uso deste elemento para a indústria. Além disso, o carbono é um recurso importantíssimo para nos manter vivos, ele é encontrado dentro de nós em diversos processos, na formação das proteínas, de carboidratos, entre outros.
O hidrogênio é o elemento mais abundante do universo, é encontrado em estado gasoso, incolor e inodoro. Sua densidade é extremamente leve e por conta disso se permite escapar a gravidade. É utilizado como gás de dirigíveis, balões, em soldas, para o aprimoramento de combustíveis fósseis e também é o combustível de milhares de estrelas. Além disso faz parte da composição química de diversas substâncias orgânicas e inorgânicas, como por exemplo em proteínas, vitaminas, lipídios entre outros (3) e atua também como catalizador enzimático nos processos biológicos. No Brasil, uma das formas de se obter hidrogênio é através da decomposição eletrolítica de uma dissolução aquosa em sal comum.
O oxigênio é o elemento mais importante para a existência de vida, através dele é possível realizarmos a respiração celular, a produção de energia e nos vegetais a fotossíntese. Ele pode ser encontrado na forma gasosa, liquida e sólida. Na forma gasosa é incolor e inodoro já na forma liquida e sólida apresenta cor azulada.
O uso do oxigênio serve para diferentes indústrias, sendo elas as siderúrgicas no processo de fabricação de ferro e em soldaduras, na tecnologia aeronáutica é utilizada na a propulsão de foguetes. Na indústria hospitalar é muito usado na esterilização de feridas da pele pois é ele que compõe a molécula de peróxido de carbono, conhecida como água oxigenada e também é utilizado no tratamento de oxigenoterapia, onde é colocado em cilindros.
O nitrogênio o gás presente em maior quantidade no ar. Pode ser encontrado nos meteoritos, nos gases de vulcões, em minas, no Sol e demais estrelas. Na Terra, pode ser encontrado na atmosfera, na chuva, no solo, no guano e nas proteínas, que constituem os organismos vivos.
Ele dificilmente se combina com outros elementos ou substâncias, fazendo com que ele entre e saia de nosso corpo durante a respiração (e também do corpo dos outros animais e plantas) sem alterações. Os animais obtêm o nitrogênio somente por meio dos alimentos, já as plantas pegam os sais de nitrogênio e fabricam outras substâncias que formam seu corpo. Quando os animais e as plantas morrem, essas substâncias que contêm nitrogênio sofrem decomposição e são transformadas em sais de nitrogênio, que podem ser usadas pelas plantas. Uma parte dos sais de nitrogênio, porém, é transformada em gás nitrogênio por algumas bactérias do solo e voltam para a atmosfera. Desse modo o nitrogênio é reciclado na natureza. (4)
O uso do nitrogênio se dá como refrigerador, tanto para o congelamento e transporte de produtos alimentícios e de compostos orgânicos, também é usado como meio de resfriamento no transporte de órgãos para transplante, na produção de aço inoxidável e na fabricação de componentes eletrônicos como circuitos integrados, diodos e outros.
OBJETIVO
O objetivo principal das aulas práticas desde a última aula foi obter conhecimento com o material utilizado, fortalecer a experiência em laboratórios, saber trabalhar dentro das capelas, conhecer a forma de descarte correta, saber trabalhar corretamente com o bico de Bunsen e o aprendizado com EPIs. Trabalhar em dupla que ajudou muito se houvesse dúvidas durante a atuação dos procedimentos, saber a diferença dos materiais e das substâncias químicas e como reagem dependendo da pesquisa realizada.
O objetivo dos estudos dos elementos organógenos foi primeiramente conhecer o procedimento da pesquisa, como é feito essa ação e a saber discutir os resultados obtidos durante o experimento. Também foi adquirido conhecimento de como fazer para que esses elementos químicos reagem entre si pois necessita de muito cuidado e atenção para que ocorra de forma certa e usar os materiais corretos e não haver erros.
Dessa forma o estudo na aula prática ficou mais amplo do que apenas estudar nas aulas teóricas, porque é muito importante e muito válido conhecer mais a fundo sobre os elementos químicos ao invés de apenas estudar em livros e atividades.
METODOLOGIA / PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
PROCEDIMENTOS
1. PESQUISA DE CARBONO
1.1 Colocar em uma cápsula de porcelana duas pontas de espátula de açúcar.
1.2 Adicionar com uma pipeta, gota a gota, 1 mL de ácido sulfúrico concentrado. CUIDADO FAZER ESSA ETAPA NA CAPELA
1.3 Observar e anotar
OBS: O resíduo deve ser acondicionado no contêiner 018.
REALIZAR OS PROCEDIMENTOS ABAIXO DA CAPELA:
1. Colocar em uma capsula de porcelana 2mL de etanol.
1.2 Aproximar um palito de fósforo acesso para que ocorra a combustão. Não inverter o tubo.
OBS: O palito de fosforo deverá ser acondicionado na caixa de areia
1.3 Adicionar após a combustão 2Ml de água de cal.
OBS: O resíduo deve ser acondicionado no container 020.
1.4 Colocar em uma cápsula de porcelana uma ponta de espátula de naftalina e inflamar.
1.5 Observar e anotar
OBS: O palito de fosforo deverá ser acondicionado na caixa de areia. O resíduo de naftaleno deverá ser acondicionado no container de resíduos sólidos perigosos (saco laranja).
2. PESQUISA DE HIDROGÊNIO
...