O Estudo de Caso Corrosão
Por: Lucas_91 • 4/1/2022 • Artigo • 568 Palavras (3 Páginas) • 140 Visualizações
Estudo de caso: Corrosão no dia a dia
Metodologia
Público-alvo: alunos do 3º ano do Ensino Médio
Duração da aula: 100 minutos
Introdução
Nesse trabalho apresento um estudo de caso que aborda o tema “Corrosão” que está presente no nosso dia a dia. Corrosão é a deterioração de metais causada por processos eletroquímicos das reações de oxirredução. Para entender melhor como funciona esse processo, é importante esclarecer os seguintes conceitos: Oxidação é a perda de elétrons. Redução é o ganho de elétrons.
Desenvolvimento da aula
Na aula será revisado os conceitos das reações de oxirredução e introduzido o conceito de corrosão com vídeos e materiais presente no nosso dia a dia, seja uma palha de aço usada para lavar utensílios que pode enferrujar e passa a ficar avermelhada e uma lata de refrigerante enferrujada que não tem mais cor.
Será proposto a realização de um experimento com vários meios (substâncias diversas) e pregos nos mesmos, para observar após sete dias se houve corrosão.
Segue o roteiro experimental:
1. Enumere os tubos de ensaio de 1 a 6;
2. Coloque água da torneira no tubo 1, óleo no tubo 2, a mistura de água e sal no tubo 3, o sabonete líquido no tubo 4 e água destilada no tubo 5. Todos esses líquidos devem atingir cerca de ¼ do volume de cada tubo de ensaio. O sexto tubo deve ficar vazio.
3. Corte o barbante em 6 pedaços de cerca de 20 cm e prenda-os a cada um dos pregos;
4. Mergulhe cada prego em um líquido nos tubos de ensaio, deixando o barbante para fora de modo que seja possível puxar os pregos com os barbantes para tirá-los dos tubos;
5. Anote o aspecto dos pregos, dos líquidos e das soluções inicialmente;
6. Deixe sete dias em repouso. Depois de passado esse tempo, observe novamente o aspecto dos líquidos e soluções e dos pregos.
Proposta para soluções de problema
Será tratado as técnicas de proteção e limpeza dos metais para prevenir e remover a ferrugem, como a pintura, plastificação, anodização, galvonoplastia e proteção catódica.
O papel do aluno
O aluno terá que se comprometer a realizar os experimentos e desenvolver a habilidade de observação e análise.
O aluno deverá propor objetos do dia a dia que podem ser ou que são submetidos a algum tipo de proteção para que ele não enferruje.
O papel do professor
Passar o conteúdo com clareza e buscar desenvolver nos alunos através da curiosidade e da rotina do dia a dia, interesse em assuntos relacionados com a Química, como a corrosão por exemplo.
Aplicar materiais e avaliação para estimular o aprendizado dos alunos.
Avaliação do aluno
Os alunos terão que desenvolver após a aula e do tempo do experimento realizado, um relatório respondendo as seguintes questões:
-Qual é a semiequação de oxidação do ferro e o seu número de oxidação (Nox)?
-Qual é a equação global de enferrujamento de um prego?
-Qual foi a ordem decrescente do meio mais agressivo para o meio menos agressivo para o prego? Por quê?
A ordem encontrada deve ser a seguinte:
Água com sal > água da torneira > água destilada > sabonete líquido > ar > óleo de cozinha.
-Cite duas técnicas para prevenção da corrosão.
Referências
https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/corrosao-ferro.htm
...