O Estágio Supervisionado I – Ensino Fundamental
Por: Patitricia • 14/6/2023 • Relatório de pesquisa • 3.191 Palavras (13 Páginas) • 129 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE DE UBERABA
Licenciatura – Química
Aluno(a) Estagiário(a): Patrícia de Rezende Silveira Bezerra
RA: 1144785
RELATÓRIO PEDAGÓGICO
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I – ENSINO FUNDAMENTAL II
Cachoeira Alta - GO
2021
RELATÓRIO PEDAGÓGICO
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I – ENSINO FUNDAMENTAL II
Atividades pedagógicas para o estágio curricular:
- DADOS DA ESCOLA:
Nome da Escola: | Colégio Estadual Deputado Manoel da Costa Lima |
Nome do (a) PROFESSOR (a) | Jovair Vieira Silva |
- IDENTIFICAÇÃO DAS TURMAS/SÉRIES
Foi realizado o acompanhamento pedagógico nas turmas de 8º (8º C e 8º D) e 9º (9º C e 9º D) ano.
Temos 33 alunos no 8º C, 32 alunos no 8º D, 33 alunos no 9º C e 32 alunos matriculados no 9º D.
- A ESCOLA NO ENSINO FUNDAMENTAL II
O Colégio Estadual Deputado Manoel da Costa Lima, localizado à Rua Manoel Barroso nº 119 no centro da cidade de Cachoeira Alta, mantida pelo Poder Público Estadual, administrada pela Secretaria e jurisdicionada à Coordenação Regional de Educação de Quirinópolis com a Lei de Denominação nº 9301, de 17 de maio de 1983 e Autorização de Funcionamento através da Resolução do Conselho Estadual de Educação nº 407 de 30 de junho de 2016, para ministrar o Ensino Fundamental de 6º à 9º anos, nos anos anteriores a 2016 minitrava também o ensino das antigas 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Atualmente a escola compreende somente um ciclo da educação básica: o Ensino Fundamental II – 6º ano ao 9º ano. O período letivo diário é constituído em dois turnos; o matutino que se dá entre as 07:00 hrs até 11:20 hrs e vespertino que se dá entre as 12:30 hrs até as 16:40 hrs , distribuídas entre cinco aulas de 45 minutos (hora/aula) e um intervalo de 15 minutos, que se dá após as três primeiras aulas.
A escola dentro das suas limitações tem oferecido uma educação de qualidade, corrigindo erros, observando as normas regimentais e acatando as propostas consideradas de interesse da educação. O Projeto Político Pedagógico, por constituir-se em um elemento orientador e ao mesmo tempo, coordenador das ações da comunidade escolar, tem o papel de ideário coletivo da escola sem querer esgotar suas inúmeras finalidades, enfim este projeto quer possibilitar aos seus integrantes domínios sobre seu caminhar, consciência de seus limites, melhor aproveitamento das oportunidades, coragem para mudanças de paradigmas, abandono da educação bancária e a superação do dogmatismo e do individualismo. A avaliação do Projeto Político Pedagógico será pautada pela observação criteriosa do mesmo aplicado ao processo educativo, coletando dados e analisando resultados e redefinindo quando necessários os objetivos e os meios. A avaliação deverá fornecer os dados necessários para intervir no sentido de corrigir a coerência (relação entre o projeto e o problema) a eficiência (gestão e administração dos recursos e meios) e eficácia (relação entre a ação e os resultados). (Carvalho e Diogo, 1994).
A escola está comprometida na construção de um ambiente educativo, um espaço de formação democrático que promova a interação com as práticas sociais. Temos como missão assegurar uma formação básica sólida e responsável que permita o desenvolvimento das habilidades e competências; desenvolvendo a formação para a cidadania, (educação de responsabilidade, participação, iniciativa, capacidade de liderança e tomada de decisões), assim como a permanência dos educandos como um direito à continuidade de sua formação.
Sobre as propostas e projetos serão elaborados, momentos em que o corpo docente e coordenadores pedagógicos se reúnem para a elaboração do planejamento das atividades do ano , tendo neste período, completa distribuição de carga horária. O mapeamento ou os planos de ensino em cada área conterá objetivos, conteúdos, procedimentos e avaliações que são elaboradas pelos professores que são respectivamente responsáveis pela organização do processo ensino- aprendizagem, pois conhecem a realidade do cotidiano escolar.
Sobre o espaço físico da escola, percebeu-se que o prédio já é antigo e demanda algumas reformas e pintura. Quanto à distribuição do espaço físico, a escola está dividida em dois blocos: o primeiro se situa mais a entrada do prédio e compreende o setor administrativo (secretaria, coordenadoria e direção), a sala dos professores, a sala de vídeo e a sala de informática estão em uma única sala, a cozinha e os banheiros feminino e masculino (que atualmente está interditado para reforma) e mais quatro salas de aulas; o segundo bloco compreende, mais seis salas de aulas somente. Há uma passarela coberta entre os dois blocos para passagem. Ao lado da passarela entre os dois blocos há um pequeno espaço coberto onde os alunos costumam desenvolver seu lazer no horário de intervalo. A área esportiva, destinada às aulas de educação física, fica nos fundos da escola, uma grande quadra coberta, porém ainda está em fase de construção. As salas de aulas são pintadas em um tom de creme, tem piso vermelhão, duas janelas de vidro nas paredes ao lado, dois ventiladores de teto, um ar condicionado, porém não está em uso, uma lousa de vidro, carteiras e cadeiras para os alunos e uma mesa com cadeira para o professor. A escola dispõe para uso coletivo de apenas um data show, um notebook e uma caixa de som, para recursos de som, vídeo e projeção na sala.
- ACOMPANHAMENTO DAS ATIVIDADES DOCENTES E/OU AULAS – A DOCÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL II:
Na primeira etapa do estágio, nesse momento tive a oportunidade de conhecer de perto a realidade de uma sala de aula, perceber os desafios que estavam por vir, bem como aprender a lidar com eles e até mesmo saber como superá-los. Escolhi realizar o estágio supervisionado nos anos finais do ensino fundamental II em uma turma regular de 8º e 9º ano da rede pública estadual. Desse modo, todo o contexto da escola em questão, que foram desde a estrutura física até as aulas propriamente ditas.
A rotina na sala de aula em uma turma do ensino fundamental onde o estágio está sendo realizado começa com a professora recapitulando a matéria da aula anterior, posteriormente é feita a chamada e em seguida é ministrada a aula de Ciências, o professor em uma aula didática sem outros recursos aplica a matéria na lousa, explica o conteúdo, nesse momento ele aguarda com que os alunos respondam as atividades e em seguida é feita a correção com a participação dos alunos. No aspecto que envolve a relação do docente com os alunos, podemos perceber que ele demonstra ser bem calmo, paciente e que tem total conhecimento do conteúdo ministrado.
...