O Manual de Biossegurança
Por: Ingrid1998sl • 2/9/2018 • Seminário • 1.444 Palavras (6 Páginas) • 121 Visualizações
Instituto Federal de Educação do Piauí – IFPI
Campus Teresina-Central
Departamento de informação, ambiente, saúde e produção alimentícia.
Curso: Análises Clínicas Turno: Tarde
Professor: Ronaldo
Disciplina: Química Aplicada
RELATÓRIO
Componentes:
André Caetano
Ingrid Leite
Joelma Muniz
Luana Maria
Narcílio Silva
Tais Perreira
Teresina, 27 de maio de 2014.
SUMÁRIO
OBJETIVOS....................................................................................... 01
INTRODUÇÃO............................................................................... 02 e 03
METODOLOGIA................................................................................. 04
RESULTADOS.............................................................................. 05 à 08
CONCLUSÃO..................................................................................... 09
OBJETIVOS
- Ensinar alguns procedimentos de segurança como, por exemplo: manter dentro do laboratório atenção, ordem e limpeza; não utilizar o laboratório sem o professor; não jogar material insolúvel nas pias (sílica, carvão ativo etc.); usa um frasco de resíduos apropriado; comunicar imediatamente ao professor qualquer acidente ocorrido, e outros mais.
- Descrever a função de vários materiais de laboratórios (principalmente aqueles que serão mais utilizados pelo técnico em análises clínicas) como vidrarias, por exemplo: Becker, Balão volumétrico, Erlenmeyer, Kitassato e outros mais, e que os materiais de vidro para serem mais preciso na sua medição não devem ser aquecidos, como por exemplo, a proveta ou cilindro graduado, diferentemente da pipeta graduada, que pode conter soluções aquecidas, porém, sua medição não é precisa.
- Mostrar alguns equipamentos de proteção individual (EPI) e suas utilidades, como o jaleco, que serve para proteger o profissional de substancias corrosivo, entre outros.
01
INTRODUÇÃO
O laboratório de análises clínicas, como tantos outros laboratórios, fazem uso de vários instrumentos, esses instrumentos são chamados de vidrarias e equipamentos.
As vidrarias são, em sua maioria instrumentos de vidro cristal ou temperado, para que as medidas sejam precisar e o recipiente não reaja com substâncias contidas nele. Entretanto, elas devem ser tratadas com o maior cuidado possível, principalmente porque o vidro utilizado nelas é mais trabalhado que os de outros tipos de vidro, assim sendo mais caro. Os instrumentos de laboratórios são instrumentos utilizados por profissionais para realizar uma experiência, efetuar medições ou reunir dados. Os materiais de metal podem servir para suporte e manuseio das vidrarias. Existem também materiais de porcelana, de borracha e materiais que são fontes de aquecimentos.
Atualmente alguns equipamentos estão sendo fabricados com plástico, em sua maioria por razões econômicas, contudo o vidro ainda é muito utilizado devido a sua transparência, resistência ao calor e ser praticamente um material inerte. Dentro de um laboratório as vidrarias e equipamentos são importantes, pois permitem a realização de experiências, controle de processos e controle da qualidade desses processos.
Um laboratório também é um lugar de trabalho que envolve um risco potencial.
A segurança em um laboratório é prioritária relativamente a todo o resto. Depende da atuação de cada um, sendo cada um responsável por sua segurança e pela segurança de toda a equipe.
02
Os ricos de acidentes são maiores quando nos “acostumamos” a conviver com o perigo e passamos a ignora-lo. Por isso, para realizar qualquer experimento dentro do laboratório, seja ele dissolver substancias, aquecer líquidos requer certo conhecimento e responsabilidade. Alguns procedimentos de segurança que devemos ter em um laboratório, por exemplo, manter dentro do laboratório atenção, ordem e limpeza; não jogar material insolúvel nas pias (sílica, carvão ativo etc.); usa um frasco de resíduos apropriado, e outros mais. A prevenção ou redução do risco de desenvolver doença profissional por exposição a diversos agentes, presentes no ambiente de laboratório, podem ser alcançadas pelo uso de práticas seguras nas atividades laboratoriais e de outras medidas que visam preservar a saúde e o meio ambiente.
Os Equipamentos de Proteção Individual ou EPIs e os Equipamentos de Proteção Coletiva ou EPCs são de grande importância. Os EPI são quaisquer meios ou dispositivos destinados a ser utilizados por uma pessoa contra possíveis riscos que ameaçam a sua saúde ou segurança durante o exercício de uma determinada atividade. Já os EPC, possuem a mesma função, porém podem ser utilizados em grupo. O uso do EPC é preferencial ao EPI.
Em laboratório a utilização desses itens de proteção é comum e essencial à saúde dos usuários. E para o seu efetivo funcionamento, os equipamentos de proteção devem ser utilizados para a função certa e da maneira adequada.
03
METODOLOGIA
A metodologia da aula de química ministrada pelo professor Ronaldo Cunha foi realizada no laboratório de química do Instituto Federal do Piauí, no dia 12 de Maio de 2014. Os alunos da turma do curso técnico em análises clinica foram divididos em 4 grupos de 6 pessoas no laboratório, e o professor falou sobre técnicas de trabalho em laboratório, procedimentos de segurança e materiais de laboratórios (vidrarias). A aula foi teórica, pois o docente leu todas as regras e normas de segurança, foi prática, pois além de aprendermos os nomes dos equipamentos vistos, tivemos a oportunidade de ver e pega-los e foi mostrado como se utiliza cada um, e dialogada, pois todos participaram da aula, sendo que cada grupo ficou responsável por ler alguns itens durante a aula.
...