O PREPARO DE SOLUÇÕES
Por: Marquinhos0275 • 11/5/2017 • Relatório de pesquisa • 3.788 Palavras (16 Páginas) • 278 Visualizações
[pic 1]
PREPARO DE SOLUÇÕES
Marcos Jailson Costa Silva
Marcelo Aparecido Alves Ribeiro
Capivari
2016
MARCOS JAILSON COSTA SILVA
MARCELO APARECIDO ALVES RIBEIRO
Preparo de Soluções
Relatório de aula prática apresentado ao Instituto Federal de São Paulo, Câmpus Capivari, como parte dos requisitos para aprovação na disciplina Química Geral 1 (QG1).
Docentes:
Francisco M. B. Teixeira
João B. de Medeiros
Capivari
2016
SUMÁRIO
1 OBJETIVO 4
2 INTRODUÇÃO 5
2.1 Conceito 5
2.2 Classificação das soluções 6
2.3 Concentração das soluções 7
2.3.1 Concentração em massa por volume 7
2.4 Limpeza, nivelamento e calibração da balança analítica 8
2.5 Medida de líquidos em balão volumétrico 9
3 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 10
3.1 Primeira solução 10
3.2 Segunda solução 11
4 RESULTADOS E DISCUSSÃO 13
4.1 Primeira Solução 13
4.2 Segunda Solução 15
5 CONCLUSÃO 18
REFERÊNCIAS 19
1 OBJETIVO
Preparar duas soluções de NaCl, sendo a primeira 250 mL de solução com concentração 10 g/L, e a segunda 100 mL de solução com concentração 5 g/L.
2 INTRODUÇÃO
2.1 Conceito
Se entende como solução a mistura homogênea de duas ou mais substâncias que apresentam uma única fase (MEDEIROS; TEIXEIRA, 2016), ou seja, não há distinção de fases, que são as regiões visíveis da mistura, e, desta forma, apresentam um único aspecto visual em toda a extensão da solução.
É importante notarmos que, embora uma solução seja uma mistura de substâncias, não podemos usar apenas o termo mistura para nos referirmos a uma substância pelo fato de que ao nos referirmos a mistura química estas podem ser classificado em heterogêneas e homogêneas. A primeira, misturas heterogêneas, possuem duas ou mais fases, já a segunda, mistura homogêneas, embora também seja a mistura de duas ou mais substâncias, possui uma única fase, ou seja, apresenta aspecto visual uniforme, e as mesmas propriedades físico-químicas em toda a sua extensão (FOGAÇA, 2016).
Um exemplo de mistura heterogênea é a mistura de água e óleo, que apresentam duas fases distintas, como mostrado na figura 1, e, consequentemente, por apresentar fases distintas, não se trata de uma solução. Já a mistura apresentada na figura 2, água e açúcar dissolvido, trata-se de uma solução, pois, a mistura apresenta uma única fase, e mesma propriedade físico-química, isto significa dizer que se uma pessoa, realizando uma análise, colher várias amostras de uma solução, todas apresentarão as mesmas propriedades como, por exemplo, ponto de fusão e ebulição, mesma densidade, etc. (FOGAÇA, 2014).
Figura 1 – Ilustração de mistura heterogênea contendo água e óleo.
[pic 2]
Fonte: http://www.estudopratico.com.br/separacao-dos-tipos-de-misturas-homogeneas-e-heterogeneas/. Acesso em: 26/05/2016.
Figura 2 – Ilustração de mistura homogênea contendo água e açúcar dissolvido.
[pic 3]
Fonte: http://www.estudopratico.com.br/separacao-dos-tipos-de-misturas-homogeneas-e-heterogeneas/. Acesso em: 26/05/2016.
Numa solução encontramos pelo menos dois componentes: o soluto, que se encontra em menor quantidade em relação a outra substância que irá dissolvê-lo, e o solvente, que se encontra em maior quantidade, e é responsável por dissolver o soluto (FOGAÇA, 2014).
Utilizando como exemplo a figura 2, apresentada acima, temos que nessa solução o açúcar dissolvido é o soluto e a água é o solvente, essa relação pode ser melhor observada na figura 3:
Figura 3 – Ilustração representativa soluto, solvente e solução.
[pic 4]
Fonte: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Oitava_quimica/materia12.php. Acesso em: 26/05/2016.
2.2 Classificação das soluções
As misturas homogêneas, as quais denominamos soluções podem ser classificadas sólidas, líquidas e gasosas, isto é, de acordo com seu aspecto físico. A solução sólida consiste na mistura homogênea de dois sólidos, um exemplo é a liga metálica resultante da mistura homogênea do sólido cobre (Cu) mais o sólido estanho (Sn), que resulta no bronze. Existem também as soluções liquidas, estas podem ser a mistura de líquido + líquido, exemplo: a mistura de água e etanol, líquido + sólido, exemplo: a mistura de água e açúcar, e líquido + gás, exemplo: água e gás oxigênio. Há ainda as soluções denominadas gasosas, que são a mistura de dois ou mais gases, por exemplo: o ar atmosférico, desde que numa mesma altitude (MEDEIROS; TEIXEIRA, 2016).
2.3 Concentração das soluções
O termo concentração das soluções é um termo utilizado para expressar quanto de um soluto existe em uma determinada solução, por exemplo, em uma solução de açúcar com concentração 6 g/L, há 6g de açúcar (soluto) para cada 1 litro de solução. A concentração de uma solução é, assim, a quantidade de soluto sobre a quantidade de solução, como mostrado na equação abaixo:
[pic 5]
Segundo a professora Nathália do Colégio Qi (DUTRA, 2013), “A concentração de uma solução deve ser expressa em unidades quantitativas”, dessa forma, a concentração de uma solução pode ser expressa por diversas unidades como massa por volume (g/L, g/mL, etc.), porcentagem em massa (%m/m), mol/L, entre outros.
...