O PREPARO E DILUIÇÃO DE SOLUÇÕES
Por: Lil Ant • 20/7/2022 • Relatório de pesquisa • 1.520 Palavras (7 Páginas) • 188 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA CENTRO DE CIÊNCIAS, TECNOLOGIA E SAÚDE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL
QUIMICA EXPERIMENTAL
ANA PAULA ARAUJO ALMEIDA
PREPARO E DILUIÇÃO DE SOLUÇÕES
Igor da Silva Martins
Natanael Valentim de Oliveira
Laudson Venicyus Fernandes Ferreira
Araruna – PB
2022
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO....................................................................................................................2
- OBJETIVOS........................................................................................................................2
- MATERIAIS USADOS .......................................................................................................2
- PROCESSO.......................................................................................................................3
5. CONCLUSÃO......................................................................................................................5
6. REFERÊNCIAS...................................................................................................................6
7. QUESTIONÁRIO.................................................................................................................7
- INTRODUÇÃO
Uma solução é uma mistura homogênea de duas ou mais substâncias, podendo ser de gases, líquidos e sólidos. Nessa mistura cada substancia é classificada como componentes da solução existindo assim, o soluto e o solvente que são, respectivamente o componente que está em menor quantidade e maior quantidade, sendo assim a solução pode variar drasticamente dependendo da qualidade e da quantidade ou concentração de solutos na solução. A concentração (C) serve para medir a quantidade de soluto (n) dissolvida em uma certa quantidade de solvente (V).
ou [pic 2][pic 3]
Para encurtar e de forma grosseira, uma solução é basicamente uma mistura homogênea, de dois ou mais componentes, sejam eles líquidos gasosos ou sólidos, simples ou compostos, sua concentração se define pela quantidade de soluto em razão da solução, podendo ser expressa de diferentes formas, porcentagem em massa, concentração por litro e também concentração molar ou molaridade. Ao diluir uma solução estamos diminuindo sua concentração e ao concentrar uma solução, de forma inversa, estamos aumentando sua concentração, retirando ou adicionando soluto à solução, respectivamente.
Ainda podemos classificar as soluções de três formas, saturadas, insaturadas e supersaturadas de acordo com a quantidade de soluto dissolvida na solução, sendo em ordem, uma solução com uma quantidade de soluto no máximo que o solvente possa diluir, uma solução a qual a quantidade de soluto é menor que a solubilidade (capacidade de solvente dissolver um soluto) e uma solução que ultrapassa o limite de solubilidade.
- OBJETIVOS
- Preparar uma solução de hidróxido de sódio (NaOH), fazer a diluição dessa solução e descobrir a massa de NaOH necessária para o preparo da mesma.
- Preparar uma solução de sulfato de sódio (Na2SO4), fazer a diluição dessa solução e descobrir a massa de Na2SO4 necessária para o preparo da mesma.
- MATERIAIS USADOS
Materiais | Reagentes |
|
|
- PROCESSO
Solução de Hidróxido de Sódio (NaOH), com 0,2 mol/L.
- Foi realizado todo procedimento de segurança contra acidentes no laboratório.
- Calculou-se a quantidade necessária de NaOH para a confecção da solução, com a seguinte fórmula:
[pic 4]
Onde o objeto de desejo é o molaridade (m)
[pic 5]
[pic 6]
Usando a formula de concentração molar para descobrir a massa.
[pic 7]
[pic 8]
- Utilizando o vidro de relógio, devidamente limpo e seco, foi colocado na balança e retirado sua tara, em seguida foi colocado a quantidade necessária de NaOH para o preparo da solução.
- Após a pesagem, começa o preparo da solução, em um béquer de 100ml foi colocado o hidróxido de sódio e junto dele, com o auxílio de uma piceta, foi adicionado água destilada no béquer e também no vidro de relógio, assegurando que nenhuma quantia de soluto tenha ficado no vidro.
- Utilizando-se do bastão de vidro, o hidróxido de sódio foi incorporado à água até que se tornasse uma mistura homogênea.
- Após, usando um funil, o conteúdo do béquer foi adicionado à um balão volumétrico de 250ml, completando o balão com água destilada até o menisco com o pipetador de 3 vias.
- Após atingir o menisco, o balão foi devidamente fechado e depois passou por um processo de homogeneização, ao fim do processo o balão foi identificado com um adesivo contendo suas informações.
Resultados:
Reagente | Concentração | Volume | Massa |
NaOH | 0,2 mol/ L | 250 mL | 2g |
Diluição de uma solução
- Em um béquer foi adicionado uma parte da solução realizada anteriormente, numa quantidade a qual possa realizar uma nova solução, esta, com concentração de 0,1 mol/L e um volume de 100 ml.
- Seguindo os resultados obtidos nos cálculos de relação de volumes e concentrações,
[pic 9]
[pic 10]
foi retirado da solução de concentração 0,2 mol/ L a quantia de 50ml com a ajuda de uma proveta e um pipetador de 3 vias.
- Utilizando um funil, os 50 ml de solução foi transferido para um balão volumétrico de 100ml.
- Com a ajuda de uma piceta e de um pipetador de 3 vias o balão foi completado com água, atentando para o menisco no frasco.
- Por fim, o balão foi fechado e agitado para homogeneizar a nova solução, depois disso foi feita a etiquetação.
Resultados:
Concentração inicial | Volume inicial | Concentração Final | Volume final |
0,2 mol/L | 250 mL | 0,01 mol/L | 100 mL |
Solução de Ácido Sulfúrico (H2SO4), com 0,2 mol/L.
- Antes de tudo, como o ácido sulfúrico é uma substancia tóxica, a sua manipulação é feita dentro da capela, dentro da capela já foi colocado um balão volumétrico de 250 ml com água, para ir realizando a diluição.
- Ainda utilizando-se da capela, com a ajuda de um pipetador de 3 vias, foi retirado a quantia de aproximadamente 2,7ml, de acordo com os cálculos abaixo:
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
[pic 14]
...