O Petróleo bruto
Por: tonymaussepmk • 9/11/2017 • Trabalho acadêmico • 5.212 Palavras (21 Páginas) • 1.022 Visualizações
Índice
Objectivos…………………………………………………………………………………3
Introdução…………………………………………………………………………………4
Petróleo bruto………………………………………………….……………….………….5
Origem………………………………………………………………………..……………5
Historia………………………………………………………………………….…………5
Ocorrência………………………………………………..………………………………..6
Propriedades físicas……………………………………………….……………………….6
Composição química……………………………………………………………………….7
Prospecção de petróleo…………………………………………………………………….8
Extracção……………………………………………….………………………………….9
Refinação…………………………………………..………………………………………10
Dessalinação………………………………………………………………………………..10
Destilação fraccionada……………………….…………………………………………….11
Cracking……………………………………..…………………………………………….12
Derivados do petróleo e Aplicações……………………………………………………….14
Controle de Qualidade do Petróleo bruto e seus derivados……………………………15
Transporte do petroleo bruto…………………………………………..…………………..16
A Importância do Petróleo…………………………………………..……………………..17
Impactos ambientais……………………………………………….……………………….17
Zonas de prospecção de petróleo em Moçambique…………….…………………………..19
Conclusão …………………………………………………….……………………………20
Bibliografia………………………………………………...……………………………….21
Objectivos
Objectivos gerais:
- do petróleo bruto;
Objectivos específicos:
- Identificar as principais características, propriedades físicas e químicas do petróleo;
- Identificar os principais métodos de extracção e do controle de qualidade;
- Identificar os seus derivados e as suas aplicações, quer na indústria ou no quotidiano.
- Conseguir transmitir o conhecimento adquirido a cerca da extracção, refinação, destilação do petróleo bruto.
Introdução
No presente trabalho de investigação falaremos de uma das Fontes Naturais de Hidrocarbonetos que é o Petróleo Bruto.
O petróleo é um recurso natural abundante, porém sua prospecção envolve elevados custos e complexidade de estudos. É também actualmente a principal fonte de energia, servindo também como base para fabricação dos mais variados produtos, dentre os quais destacam-se benzinas, óleo diesel, gasolina, alcatrão.
A utilização do petróleo bruto como combustível e matéria-prima expandiu-se muito rapidamente com o desenvolvimento da ciência e da tecnologia. Isto criou uma grande dependência económica de países que não produzem os derivados do petróleo. Neste trabalho estao abordados varios pontos como a definição do petróleo bruto, sua formação na natureza, propriedades físicas e químicas, processos desde a extracção, separação ate o produto final.
Visto que, o petróleo tem uma aplicabilidade muito ampla no nosso quotidiano, quer para a iluminação, pavimentação de estradas, para o transporte, o funcionamento da máquinas industriais, falaremos também da sua importância e aplicações.
Em Moçambique ainda estão em pesquisas bacias sedimentares com características petrolíferas, Faremos a menção de algumas zonas de prospecção do petróleo bruto em Moçambique.
1.Petróleo bruto
O petróleo bruto é uma mistura de substâncias oleosas, inflamáveis, geralmente menos densa que a água, com cheiro característico e coloração que pode variar desde o incolor, castanho claro até o preto, passando por verde e marrom (castanho).
O petróleo é um recurso natural abundante, porém sua prospecção envolve elevados custos e complexidade de estudos. É também actualmente a principal fonte de energia, servindo também como base para fabricação dos mais variados produtos, dentre os quais destacam-se benzinas, óleo diesel, gasolina, alcatrão, polímeros plásticos e até mesmo medicamentos. Já foi causa de muitas guerras e é a principal fonte de renda de muitos países, sobretudo no Oriente Médio.
Além de gerar a gasolina que serve de combustível para grande parte dos automóveis que circulam no mundo, vários produtos são derivados do petróleo como, por exemplo, a parafina, GLP, produtos asfálticos, nafta petroquímica, querosene, solventes, óleos combustíveis, óleos lubrificantes, óleo diesel e combustível de aviação.
1.1.Origem
Origem etnológica
Petróleo tem origem do latim “petroleum, onde petrus traduzido pedra e oleum óleo”, correspondendo a expressão "óleo da pedra".
O petróleo teve origem na decomposição de restos de sedimentos de matéria orgânica, restos vegetais, algas, alguns tipos de plâncton (conjunto de organismos aquáticos, na maior parte microscópicas) e restos de animais marinhos.
Estes á medidas que vão morrendo acumulam-se no fundo do meio marítimo onde se encontram. Mais tarde esses restos de seres vivos vão sendo cobertos por sedimentos, que mais tarde se transformam em rochas sedimentares. Há medida que estas camadas se acumulam, a pressão aumenta. O calor a as altas pressões da origem a reacções químicas complexas, permitindo assim a formação do petróleo, onde os gases resultantes desta transformação dão origem ao gás natural.
...