O Preparo de Soluções
Por: Lis Souza • 12/5/2018 • Relatório de pesquisa • 564 Palavras (3 Páginas) • 196 Visualizações
[pic 1]
Preparação de Soluções
Lediane da C. Souza, Sandy Oliveira.
Química Inorgânica Experimental II, Profº André R. Martins, Laboratório de Química do IFBA-Campus Porto Seguro, Realizado em 02 de Abril de 2018.
Introdução
Deve-se fazer um resumo da teoria e/ou do que já existe na literatura sobre o tema, justificando a importância de realizar o experimento. Deve-se evitar cópias da bibliografia consultada.
A bibliografia consultada deve ser citada entre parêntese, numerada por ordem de citação e deve ser descrita no final do relatório no item "Referências". Todo o relatório deve ser apresentado em uma página, conforme este modelo. Dessa forma, o estudante deve exercer sua capacidade de síntese. Usar Arial 10 para o texto.
Objetivos
I. Preparar 250 mL de uma solução 0,01 mol L-1 de K2Cr2O7 (Dicromato de Potássio).
II. Preparar 50mL de uma solução 0,0001 mol L-1 a partir da solução anterior.
Parte Experimental
Após feito alguns cálculos descobriu-se que eram necessários 0,74g de Dicromato de Potássio para a preparação de 250 mL de uma solução 0,01 mol L-1. Em um béquer, com o auxílio de uma balança digital foi pesado 0,76g de K2Cr2O7. Em seguida ainda no béquer foi adicionada uma quantidade de água capaz de diluir todo o sal. A Solução foi passada para um balão volumétrico, que foi enchido até completar 250 mL de solução. O balão foi tampado e agitado. Posteriormente, com uma pipeta graduada retirou-se 01 mL da solução anterior e a colocou em outro balão volumétrico e este foi acrescido de água até atingir 50 mL de solução 0,0001 mol L-1, assim como na solução anterior, o balão foi tampado e agitado. Por fim, fez-se a comparação visual das duas soluções.
Resultados e Discussão
Para encontrar a quantidade de matéria de Dicromato de Potássio correspondente a 0,01 mol L-1 em 250 mL de solução, fez-se o uso da equação 1 na primeira parte do experimento:
[pic 2] (1)
Onde, (C) representa a concentração, (V) representa o volume da solução e (M) representa a molaridade.
Assim:
[pic 3]
Para maior eficácia na hora da pesagem, o valor encontrado foi aproximado para 0,74g. Entretanto, durante o manuseio da balança, na hora da pesagem, por falha do experimentador houve um acréscimo de soluto de 0,2g.
Para a segunda parte do experimento, que consistiu em determinar 50 mL de solução 0,0001 mol L-1 a partir da solução anterior, fez-se o uso da equação 2:
[pic 4] (2)
Onde, (C1) corresponde a concentração inicial, (V1) corresponde ao volume da solução inicial, (C2) corresponde a concentração final e (V2) corresponde ao volume total da solução a ser preparada.
Assim,
[pic 5]
[pic 6]
Figura 1. Soluções prontas de Dicromato de Potássio 0,01 e o,ooo1 molsL-1 de concentração
Conclusões
Devem ser apresentadas sob forma de frases curtas, cujo entendimento independa do corpo do relatório. As conclusões devem responder aos objetivos.
...