O Relatorio Quimica
Por: Silveleza • 9/7/2022 • Artigo • 638 Palavras (3 Páginas) • 125 Visualizações
3. MATERIAIS E MÉTODOS
3.1 Materiais Utilizados:
- Balança de pressão;
- Balão volumétrico;
- Banho-maria;
- Bureta;
- Cápsula de porcelana;
- Erlenmeyer;
- Estufa;
- Funil;
- Pipeta volumétrica.
- Reagentes Utilizados:
- HCl;
- NaCl;
- Na2CO3 .
- Procedimentos Experimentais
Procedimento 1:
Efetuou-se a pesagem de uma cápsula de porcelana limpa e seca e foi anotada sua massa que pesava em torno de 32,816g . Em seguida foi realizada a medição de 3 ml de uma solução de NaCl usando uma pipeta volumétrica para fazer a transferência para a cápsula. Levou-se a cápsula ao banho-maria até que ficasse parcialmente seco. Removendo a cápsula do banho-maria, o fundo da cápsula de porcelana foi secado e essa foi levada a uma estufa a 150 ºC até secar totalmente. Esperou-se que a mesma esfriasse por 15 minutos. Realizou-se nova pesagem da cápsula. Calculou-se a massa de NaCl após secagem reduziu para 33,160g . Posteriormente, realizamos o cálculo da concentração da solução de NaCl em porcentagem.
Procedimento 2:
Efetuamos a pesagem do Na2CO3 , em seguida, foi diluído em 25 ml de água destilada. Ao todo, o peso ficou em torno de com o resultado de 0,6041g. Preparamos uma bureta, utilizamos 25ml de HCl que seria padronizada. Adicionou-se 2 a 3 gotas de alaranjado de metila na solução contida no erlenmeyer, ajustamos sob a bureta, adaptamos em fundo branco e realizamos a titulação. Assim que ocorreu a primeira mudança de coloração na solução contida no erlenmeyer fechamos a torneira da bureta. A solução foi levemente aquecida, observou-se mudança de coloração e repetimos o mesmo procedimento 2 vezes.
5. RESULTADOS E DISCUSSÕES
5.1 Determinação da concentração de uma solução de cloreto de sódio
Para a pesagem da cápsula de porcelana limpa e seca obtivemos o valor correspondente a massa de 32,816g. A cápsula foi aquecida em banho-maria a 150 ºC até secagem completa. Depois de remover a cápsula do banho-maria ela ficou resfriando por cerca de 5 minutos. Pesou-se a cápsula novamente na balança, o peso aferido foi de 33,160g.
Figura 1: (A) Pesagem da cápsula de porcelana limpa e seca (B) adição de solução de NaCl na cápsula (C) Cápsula em banho-maria (D) Aparelho para banho-maria em 110 ºC (E) Cápsula resfriando (E) Cápsula pesada depois de todos os procedimentos realizados.
[pic 1]
Fonte: Alan Bouillet(2022)
Em seguida, realizamos o cálculo da massa de NaCl logo após a secagem, da seguinte forma:
Massa final da cápsula - Massa inicial da cápsula = Massa de NaCl
33,160 g - 32,816 g = 0,344g de NaCl
Calculamos a concentração da solução de NaCl em porcentagem utizando a equação (1).
[pic 2] ;
% = = 11,46%[pic 3][pic 4][pic 5]
- Padronização de 100 ml de solução de HCl 1N
Em um erlenmeyer, foi pesado na balança de precisão 0,6041g de Na2CO3 dessecado e frio. Em seguida foi diluído em 25 mL de água destilada. Adicionou-se 3 gotas de alaranjado de metila na solução do Erlenmeyer,em seguida,foi ajustado sob a bureta cheia e sem bolha de ar. Realizou-se a titulação gotejando a solução de HCl enquanto a solução no erlenmeyer era agitada.Assim que chegou em um determinado ponto, torneira da bureta foi fechada à primeira mudança de coloração apresentada na solução do erlenmeyer. A quantidade de HCl necessária para mudar a coloração da solução foi 11,8 mL.Logo em seguida,refizermos o procedimento duas vezes,com resultado de 12,1ml de solução necessária para mudar a coloração na segunda vez e 12,3 ml de solução necessária para mudar a coloração na terceira vez.Logo depois realizamos um calculo de media aritmética com seguinte resultado:
...