Relatorio Quimica Analitica
Pesquisas Acadêmicas: Relatorio Quimica Analitica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: bueno55 • 1/11/2013 • 327 Palavras (2 Páginas) • 910 Visualizações
1. Princípio do método
O método consiste na medida de quantidade de carga elétrica requerida para converter uma amostra de um analito quantitativamente a um diferente estado de oxidação.
Em princípio, qualquer reação (catódica ou anódica) pode ser utilizada em uma determinação coulométrica.
O reagente titulante é gerado eletroquimicamente mediante a aplicação de um controle adequado da corrente que flui no sistema.Ou ambos, reagente titulante e analito são gerados eletroquimicamente sob condições controladas.
2. Aplicações
• Determinação de mais de 55 elementos em compostos inorgânicos.
• Utilidade no campo da energia nuclear nas determinações relativamente livres de interferência de urânio e plutônio.
• Determinações eletrolíticas (e sínteses) de compostos orgânicos.
• O mercúrio é um cátodo popular; têm sido descritos métodos para a deposição de mais de duas dúzias de metais nesse eletrodo.
3. Vantagens e Desvantagens
Vantagens Desvantagens
Uma única fonte de corrente constante pode ser utilizada para titulações de precipitação, complexação, neutralização e oxi-redução. Em amostras complexas, o potencial de oxidação (ou redução) de outras espécies podem ser atingidos levando então a erros.
Pequenas quantidades de amostra
Facilidade de automação e maior exatidão
4. Equipamentos
(A) - Fonte de corrente constante, uma célula de titulação (B), um cronômetro e um dispositivo de medida de corrente.
(B) - eletrodo de trabalho (gerador); Eletrodo auxiliar
5. Determinações
Titulação ácido-base: Ácidos fracos e fortes podem ser titulados com alto grau de precisão, usando íons hidróxidos gerados em um cátodo pela reação. Já a titulação coulométrica de bases fortes e fracas pode ser realizada, com íons hidrogênio gerados em um ânodo de platina.
C. ELETROGRAVIMETRIA
1. Princípio do método
A eletrogravimetria é uma técnica analítica baseada na determinação da massa de um composto, ou elemento, a ser analisado, depositado eletroliticamente sobre um eletrodo, que havia sido previamente pesado. Pesando-se novamente o eletrodo após a deposição e subtraindo-se o seu peso inicial obtém-se o peso do metal depositado.
É empregada corrente elétrica de modo a provocar descarga do íon metálico ou espécie ionizável de interesse sobre o cátodo.
2. Aplicações
• Determinação do teor de sólidos totais, fixos, voláteis, suspensos e sedimentáveis em amostras de água para abastecimento público.
• Análise gravimétrica de aerodispersóides sólidos coletados
...