O Resumo de Gases
Por: cece233 • 9/8/2021 • Seminário • 682 Palavras (3 Páginas) • 86 Visualizações
Físico – Química
Gases
Gás é o estado mais simples da matéria, onde ele possui suas moléculas muito separadas umas das outras. Apenas quatro propriedades são necessárias para que possa definir o estado de um gás: Volume (V), Pressão (P), Temperatura (T) e Massa (n).
Existe uma equação que é conhecida como: Equação de estado do Gás Ideal
P*V = nRT onde R é uma constante.
Os gases possuem algumas leis que foram criadas para auxiliarem nos estudos sobre os gases em conjunto com suas propriedades.
- Lei de Boyle – Robert Boyle (1661)
Ele observou que quando um gás possuía a pressão e o volume em quantidades físicas, á uma temperatura constante, eles possuem um relacionamento inversamente proporcional:
pV = constante
ps: A Lei de Boyle, após anos sendo estudada, foi identificada que somente é valida com pressões baixas e que os gases reais só obedecem no limite de a pressão tender a zero.
- Lei de Charles – Jacques Charles
Charles descobriu que o volume varia diretamente proporcional a temperatura, quando sua pressão for baixa:
V = constante * T
- Lei de Gay-Lussac – Joseph Louis Gay-Lussac
Descobriu, a partir, de estudos, que a pressão e a temperatura dos gases são diretamente proporcionais, no momento em que o seu volume continue constante:
P = Constante*T
- Princípio de Avogadro
O volume por mol de moléculas em uma certa pressão e numa certa temperatura, é praticamente independente da natureza do gás:
V = constante x n
O gás é considerado ideal (perfeito) quando a sua pressão tende a zero, assim ele ficando cada vez mais exato.
PV = nRT ou PVm = RT, onde Vm = V/n e R é a constante universal dos gases.
Um gás real, isto é, um gás que não obedece a equação, tem o comportamento mais semelhante ao de um gás perfeito quanto mais baixa for a pressão. A equação de estado do gás ideal é importante pois é aproveitada para deduzir lima grande variedade de relações que se usam na termodinâmica. Essa equação também significativa importância prática para o cálculo das propriedades de um gás em diversas condições.
Mistura Gasosa
- Lei de Dalton
A pressão exercida por uma mistura de gases é a soma é a soma das pressões parciais de cada componente:
p = pA + pB + pC….. e p = ntRT/V
Gases Reais
Os gases reais não seguem totalmente a Lei de Boyle, apenas em altas temperaturas e baixas pressões, assim se assemelhando aos gases ideais. As moléculas de gás carbônico (CO2), por exemplo, são unidas através das forças de Van der Waals, e suas colisões são quase inelásticas, sendo, então, o gás carbônico considerado um gás real.
...