O Tratamento de Água
Por: fernand4rosa • 14/9/2018 • Relatório de pesquisa • 776 Palavras (4 Páginas) • 272 Visualizações
ESA- INSTITUTO EDUCACIONAL
Tratamento De Água
Prof: Edinaldo
Nome: Fernanda da Rosa Cezar Amaral, n°16
Turma: Química M
CAJATI/2018
INTRODUÇÃO
A água é um dos recursos naturais mais importantes e preciosos, sendo muito utilizada para o consumo humano. Além de suas aplicações no preparo de alimentos, higiene pessoal, lavagem de roupas e carros ou para lazer, a água é considerada um bem essencial, o que significa que não existe vida na sua ausência.
A abundância deste bem é alta. Cerca de dois terços de toda a superfície do planeta é ocupada por água. Neste contexto, é possível que alguém diga que nunca teremos danos ao abastecimento de água. Contudo, o problema é que, destes dois terços da superfície, apenas 3% são de água doce. Essa pequena quantidade de água doce é encontrada nos continentes e está distribuída nos rios, lagos, camadas subterrâneas do solo ou em geleiras.
A Água Potável é toda água própria para o consumo. A água é um líquido incolor, inodoro (sem cheiro), insípida (sem sabor) e insossa (sem sal), essencial para a sobrevivência humana.
Deve ter certa quantidade de sais minerais dissolvido, que são importantes para a saúde. Além disso, ela deve estar livre de materiais tóxicos e micro-organismos, como bactérias, protozoários etc.
O Tratamento de Água atualmente é um longo processo de transformação pelo qual a água passa, até chegar a condições de uso para abastecer a população. Quando pensamos em água tratada normalmente nos vem à cabeça o tratamento de uma água que estava poluída, como o esgoto, para uma que volte a ser limpa. Cabe aqui fazer uma distinção entre tratamento de água e tratamento de esgoto: o tratamento de água é feito a partir da água doce encontrada na natureza que contém resíduos orgânicos, sais dissolvidos, metais pesados, partículas em suspensão e microorganismos. Por essa razão a água é levada do manancial para a Estação de Tratamento de Água (ETA). Já o tratamento de esgoto é feito a partir de esgotos residenciais ou industriais para, após o tratamento, a água poder ser re-introduzida no rio minimizando seu impacto ao ambiente.
OBJETIVO
Esse experimento teve como objetivo principal mostrar como funciona o tratamento de água básico, priorizando cada uma das etapas realizadas. Podendo observar as transformações físicas e químicas da água suja, para a água limpa.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Materiais e reagentes:
- 2 Béqueres de 250ml;
- Béquer de 100ml;
- Béquer de 1L;
- Baqueta de vidro;
- 2 Conta-gotas;
- Pissete;
- 2 Funis;
- 2 Suportes de Bureta;
- 2 Filtros;
- Medidor de pH;
- Água,
- Areia;
- Carvão Ativado;
- Hipoclorito;
- Barro;
- Sulfato de Alumínio;
Procedimentos:
- Colocar um funil em um dos suportes de bureta, adicionar areia e com o pissete acrescentar a água;
- Colocar o segundo funil no outro suporte de bureta, adicionar carvão ativado e com o pissete acrescentar água, para retirar o pó que contém no carvão;
- Em um béquer de 1L adicionar o barro e a água. Neste processo, é realizada a captação da água;
- Em seguida, verificar o pH da água com o auxilio do medidor de pH;
- Dosar com o conta-gotas o hipoclorito que estará em um béquer de 250ml, na água com barro;
- Dosar com o outro conta-gotas o sulfato de Alumínio que estará no outro béquer de 250ml, na água com barro;
- Com a ajuda da baqueta de vidro, mexer essa água onde foram adicionados o Hipoclorito e o Sulfato de Alumínio;
- Filtrar essa mistura no funil que contém a areia, onde a água filtrada cairá em um béquer de 100ml;
- Após ser filtrada no funil de areia, a mesma passará pelo funil que contém o carvão ativado, onde a água filtrada também cairá em um béquer de 100ml;
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Ao final do experimento foi possível analisar a água suja (antes do tratamento) e a água limpa (depois do tratamento) devidamente tratada. Contudo, foi possível captar uma água suja e com o pH desregulado e obter uma água limpa e pH entre 7,0 e 7,5.
...