O Vygotsky na Química
Por: algenilde • 9/10/2022 • Trabalho acadêmico • 315 Palavras (2 Páginas) • 84 Visualizações
Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Escola de Educação e Humanidades
Licenciatura em Química.
Aprendizagem e Cognição.
Aluna: Yasmin da Luz.
Vygotsky traz elementos na Teoria Social/Cognitiva que podem ser trazidas dentro da realidade de Química. Para o estudo de Química temos informações que a constituí que são ingressas no dia a dia, podendo ser desde alimentos que ingerimos até materiais que utilizamos. Vygotsky trazia ideia sobre o pensamento ser o principal organizador da nossa realidade, que nela se articulava a linguagem que auxiliava na compreensão, diante disso podemos associar que a química é uma ciência que pode ser trazida e auxilia na teoria de aprendizagem do autor. Por exemplo, quando trazemos para a sala de aula um conceito de química orgânica que pode ser explicada a partir de um alimento, o aluno em si organiza seu pensamento afim de trazer para a sua realidade e com a linguagem na comunicação, consegue fazer a compreensão e associação dele.
A mediação simbólica quando acontece, trazendo para a aprendizagem o mundo real (instrumento) e o mental (signo) caracterizam um melhor aprendizado visto que para isso é um conhecimento realizado a partir de experiências. Para Piletti e Rossato (2012) portanto, o conjunto e as frações constituem de forma paralela, porém em grupos. Quando trazemos para a sala de aula, atividades práticas que façam o aluno interagir e interligar conceitos representativos com teóricos, a aprendizagem se torna mais eficaz.
Os desafios surgem quando um aluno por si só não consegue internalizar o conteúdo a partir do pensamento e a linguagem, não consegue fazer a ligação com o instrumento e o signo por ter alguma dificuldade no desenvolvimento criando um obstáculo para chegar ao conhecimento. Nesse cenário é necessário analisar o contexto do adolescente, para que seja feita uma abordagem que o faça compreender a linguagem.
Referência:
Piletti, Nelson. Rossato, Solange Marques. "Psicologia da aprendizagem: da teoria do condicionamento ao construtivismo.". 1ª edição, São Paulo. Contexto, 2012.
...