O estudo analise dos cátions do grupo II
Artigo: O estudo analise dos cátions do grupo II. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: henriquecosta19 • 15/11/2013 • Artigo • 377 Palavras (2 Páginas) • 575 Visualizações
A aula pratica foi realizada no dia 30 de outubro, tendo como estudo analise dos cátions do grupo II. A Química analítica é a ciência que estuda os princípios e a teoria dos métodos de análise química, por isso o embasamento teórico foi necessário para a prática.
Os testes realizados, foram realizada em semimicroanálise, pois foram utilizados cerca de 1mL de solução, em alguns casos até menos de um 1mL. É valido ressaltar que todos foram feitos em tubos de ensaio, e sendo observado após a adição dos reagentes, se foi formado um precipitado ou íon complexo.
Os cátions deste grupo formam sulfetos insolúveis em meio ácido mineral. O reagente do grupo é ácido sulfúrico, que pode ser adicionado ou gerado durante a reação. O grupo II, podem ser subdivididos em Grupo II A ( que vai ser estudado neste relatório) e o Grupo II B.
Os cátions do grupo II têm como principal característica precipitarem-se na presença do íon sulfeto (S-) em meio ácido, seus cátions componentes são: Hg2+, Cu2+, Cd2+, As3+, Sb3+, Sb5+, Sn2+, Sn4+ e Bi3+. Seus sais têm cores bem diversas, não havendo uma cor predominante.
O meio reacional deve está ácido, pois os cátions do grupo III também precipitam na forma de sulfetos insolúveis, pois com um pH 0,5 apenas os cátions do grupo II precipitam.
A tioacetamida sofre hidrólise liberando lentamente o gás sulfídrico para o meio, sendo assim o gás reagirá com os cátions formando os sulfetos insolúveis por precipitação homogênea. A tioacetamida é um sólido em água e etanol, e sua solução é bastante estável.
Foram realizados alguns testes com reagentes pré-determinados para a identificação dos cátions, foram estes: Hidróxido de sódio e Hidróxido de amônio, apenas o hidróxido de amônia, Iodeto de sódio, tiocianato de potássio e o teste com o tioacetamida
CONCLUSÃO
Ao fim da aula prática e teórica, foi possível entender todo mecanismo de separação para identificação dos cátions do grupo II A, levando em consideração todas as especificidade do grupo para a precipitação ou a formação de íons complexos.
Alguns aspectos devem ser considerados para ser realizada a identificação de cada cátions, pois a aula prática foi realizada antes do embasamento teórico, o que causou uma certa dificuldade para entender todo procedimento e que acontecia em cada reação.
...