O que é Droga
Artigo: O que é Droga. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rayrene • 23/9/2013 • Artigo • 336 Palavras (2 Páginas) • 365 Visualizações
O que é Droga:
Droga é um nome genérico dado a todo o tipo de substância, natural ou não, que ao ser introduzido no organismo provoca mudanças físicas ou psíquicas. No sentido corrente, o termo “droga” refere-se em geral às substâncias ilícitas que provocam dependência, afetam o Sistema Nervoso Central e modificam as sensações e o comportamento do indivíduo.
• Naturais: produzidas a partir de plantas, por exemplo, da planta Cannabis sativa se extrai a maconha, da flor da Papoula se obtém o ópio, etc.
• Semissintéticas: produzidas a partir de drogas naturais, porém passam por processos químicos em laboratórios. Exemplo: crack, cocaína, heroína, etc.
• Sintéticas: são totalmente produzidas em laboratórios seguindo técnicas específicas. Exemplo: ecstasy, LSD, anfetamina, etc.
Porque são consideradas drogas?
Remédios, por exemplo, são considerados drogas, pois seu uso indevido ou excessivo pode provocar efeitos que vão além do tratamento de males e doenças. Cigarros e bebidas alcoólicas também são drogas, embora seu uso não seja proibido por lei, mesmo podendo provocar muitos danos ao organismo e também à sociedade.
Como são classificadas?
As drogas podem ser classificadas de acordo com a ação: acentuada ou branda, sobre o sistema nervoso central:
Perturbadoras – aquelas com efeito alucinógeno, acelerando o funcionamento do cérebro além do normal, causando perturbações na mente do usuário. Exemplo: LSD (sintetizadas a partir do ácido lisérgico), a maconha e o haxixe (produto e subproduto extraídos da planta Cannabis sativa), os solventes orgânicos (cola de sapateiro).
Depressoras (as mais perigosas) – diminuem a atividade cerebral, deixando os estímulos nervosos mais lentos. Exemplo: tranquilizantes produzidos por indústrias farmacêuticas (antidepressivos, soníferos e ansiolíticos), o ópio, a morfina e a heroína (extraídos da planta Papoula somniferum).
Estimulantes – substâncias que aumentam a atividade cerebral. Estimulam em especial áreas sensoriais e motoras. Integra esse grupo a cocaína e seus derivados (o crack), extraídos da folha da planta da coca, Erytroxylum coca.
Drogas mistas – combinações de dois ou mais efeitos. A mais comum e conhecida desse grupo é o Ecstasy.
Fórmulas estruturais das principais drogas:
Álcool Etílico:
Anfetamina:
Cocaína:
Diazepan:
Heroína:
LSD:
Morfina:
Nicotina:
...