OS ÁCIDOS E BASES
Por: Livia Santana • 6/10/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 1.116 Palavras (5 Páginas) • 272 Visualizações
Página 1 de 5
Ácidos
Ácido Clorídrico
- Fórmula: HCl
- Aplicações: Ele é usado em laboratório, em indústrias, na forma impura em produtos de limpeza de pisos com o nome de ácido muriático e é um dos componentes do suco gástrico do estômago.
- Perigos: Corrosivo. Reage violentamente com bases fortes. Em contato com metais liberta hidrogénio, podendo formar misturas explosivas com o ar.
Ácido Fluorídrico
- Fórmula: HF
- Aplicações: É usado na produção de sais fluorados, gases de refrigerantes, criolita, agrotóxicos, detergentes, teflon, na purificação de minérios, na alquilação de petróleo e no enriquecimento do urânio para fins de geração de energia nuclear.
- Perigos: O seu maior perigo é que, se em contato com a pele, ela não queima a pele, mas seus danos são internos. Como não são vistos, muitas pessoas acabam deixando que ele aja. O que ele faz é entrar pela pele e atacar o cálcio dos ossos. Enfraquecendo e até corroendo parte do osso.
Ácido Cianídrico
- Fórmula: HCN
- Aplicações: Usa-se muito o ácido cianídrico na fabricação do plástico, corantes diversos, acrílicos, pesticidas, fertilizantes agrícolas e na extração de minérios como ouro e prata. Pode ser encontrado em algumas espécies de mandioca e em sementes de frutas como maçã, cereja, alperce, pêssego e amêndoas.
- Perigos: Além de ser um poderoso veneno, quando em contato com o ar e sob certas condições, torna-se altamente explosivo.
Ácido Carbônico
- Fórmula: H2CO3
- Aplicações: Águas gaseificadas, bebidas tônicas, cervejas e refrigerantes.
- Perigos: No sangue humano, o ácido carbônico participa do principal sistema de tamponamento, numa reação de equilíbrio com o seu sal mais fraco, o bicarbonato. As soluções tampão têm a função de impedir que haja variações de pH na corrente sanguínea, isso porque o pH do sangue deve ser sempre neutro e qualquer tipo de alteração, seja para ácido ou para básico, pode trazer sérias consequências ao organismo (as trocas gasosas podem ser prejudicadas e diversas proteínas desnaturadas).
Ácido Acético
- Fórmula: C2H4O2
- Aplicações: Além de ser usado como tempero na alimentação, o acido acético também é usado na produção de acetato de vinila, de anidrido acético e cloreto de acetila (usados em sínteses orgânicas), de ésteres (solventes, perfumes, essências, entre outros), de acetato de celulose (fibras têxteis), de acetatos inorgânicos etc.
- Perigos: O ácido acético concentrado é corrosivo e deve consequentemente ser manipulado com cuidado apropriado, pois pode causar queimaduras na pele, danos permanentes aos olhos, e irritação às mucosas em geral. Estas queimaduras ou bolhas podem aparecer horas após a exposição.
Ácido Sulfúrico
- Fórmula: H2SO4
- Aplicações: É utilizado na indústria de petróleo, para remover impurezas da gasolina e óleos, na fabricação de explosivos, como eletrólito na bateria de chumbo, fabricação de outros ácidos, na indústria de fertilizantes, para converter o fosfato normal de cálcio insolúvel em fosfato ácido solúvel.
- Perigos: O ácido sulfúrico concentrado tem ação corrosiva sobre os tecidos dos organismos vivos também devido à sua ação desidratante. Produz sérias queimaduras na pele. Por isso, é necessário extremo cuidado ao manusear esse ácido.
Ácido Nítrico
- Fórmula: HNO3
- Aplicações: Ele é muito utilizado na fabricação de explosivos, também é usado na fabricação de salitre, para produzir fertilizantes agrícolas, e pólvora negra. O ácido nítrico também pode ser usado na fabricação de corantes, de fibras sintéticas, de nitratos, etc.
- Perigos: É fumegante em contato com o ar, seus vapores são extremamente tóxicos e é também corrosivo, podendo causar queimaduras e manchas amareladas na pele.
Ácido Fosfórico
- Fórmula: H3PO4
- Aplicações: Na indústria, esse ácido é usado para fabricar vidro, na tinturaria, na fabricação de fosfatos e superfosfatos usados como fertilizantes, nas indústrias alimentícias e farmacêuticas.
- Perigos: Se ingerido, causa queimaduras na boca, traqueia e estômago. Se inalado, causa dificuldades respiratórias e irritação do sistema respiratório. Contato com a pele, causa irritação e queimadura.
Bases
Hidróxido de Sódio
- Fórmula: NaOH
- Aplicações: É um hidróxido caustico usado na indústria, principalmente como base química, na fabricação de papel, tecidos, detergentes, alimentos e biodiesel.
- Perigos: É altamente corrosivo e pode produzir queimaduras, cicatrizes e cegueira devido à sua elevada reatividade.
Hidróxido de Cálcio
- Fórmula: Ca(OH)2
- Aplicações: caiação, que consiste na pintura à base de cal; preparação da argamassa, tintas, cimento, asfalto e gesso; produção de cremes alisantes para cabelos, petróleo sólido, aditivos, estabilizantes, óleos, ebonite (um tipo de plástico), freios, pesticidas, vidros, conservantes; refino do açúcar; tratamento de peles e couro; correção da acidez de solos; produção de metais, atuando como supressor de ácidos; componente de preparados dentários; fabricação de suplementos de cálcio; tratamento da água, como agente floculador; processamento da água aplicada à produção de refrigerantes e bebidas alcoólicas; adicionado à água de aquários, é capaz de aumentar a alcalinidade da água, além de servir como fonte de cálcio a seres que necessitam desse elemento, como é o caso de algas e caracóis.
- Perigos: em contato com os olhos pode causar irritação, vermelhidão e dor e, em casos mais graves, perda parcial ou total da visão; se inalado, pode ocorrer irritação da mucosa respiratória, inflamação do trato respiratório e ulcerações dos septos nasais; se ingerido, provoca queimaduras na boca e na garganta, além de atingir o esôfago; o contato dérmico dá origem a queimaduras sérias.
Hidróxido de Magnésio
- Fórmula: Mg(OH)2
- Aplicações: É usado na refinação do açúcar e no processamento de urânio. Medicinalmente é importante como antiácido e laxante, uma suspensão com aproximadamente 8% de hidróxido de magnésio em água.
- Perigos: Produto considerado não perigoso.
Hidróxido de Amônio
- Fórmula: NH4OH
- Aplicações: É utilizado como reagente pela indústria química na produção de tinturas de cabelo, produtos branqueadores de tecidos, fertilizantes agrícolas, explosivos, borrachas, couro, sabão amoniacal, lubrificantes, cerâmicas e detergentes. Também é aplicado na fabricação de cosméticos, medicamentos, aditivos alimentícios e em outros processos como tratamento de efluentes, saponificação de óleos e gorduras, produção de filmes e revelações fotográficas.
- Perigos: Essa substância é extremamente nociva à saúde humana. Por liberar amônia, o hidróxido de amônio é sufocante e bastante irritante aos olhos, pele, mucosas e aparelho respiratório superior. A intensidade dos efeitos provocados pelo composto depende o tempo de exposição e podem variar de leves irritações até sérias lesões. Se inalado, pode provocar dificuldades respiratórias, queimaduras, espasmo brônquico, edema pulmonar, retenção da urina, entre outras desordens; o contato com a pele e olhos pode ocasionar dor, rubor, irritação e até queimaduras graves; se ingerido, pode causar uma corrosão do esôfago e inflamação do peritônio (camada serosa responsável pela redução do atrito entre as vísceras), tendo como sintomas: dores na boca, no tórax e no abdômen, vômitos, tosse e desmaio.
Hidróxido de Alumínio
- Fórmula: Al(OH)3
- Aplicações: Os hidróxidos de alumínio são empregados na produção de policloreto de alumínio (PAC) e sulfato de alumínio isento - ambos utilizados na fabricação de coagulantes para o tratamento de águas e efluentes - zeólitas, catalisadores, espumas flexíveis de poliuretano, e retardante de chamas e supressor de fumaça em materiais poliméricos.
- Perigos:
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com