Os Principais desafios para a indústria química brasileira
Por: isabellamelo3 • 19/4/2018 • Trabalho acadêmico • 598 Palavras (3 Páginas) • 369 Visualizações
Universidade Federal de Minas Gerais
Instituto de Ciências Exatas
Departamento de Química
Introdução a Química Industrial – QUI274
Professor(a): Vânya Pasa
Isabella Cristina de Melo Reis - 2014072137
- Quais os principais desafios para a indústria química brasileira?
Devido a atual crise enfrentada pelo governo brasileiro, nota-se pelos dados obtidos no gráfico comparativo do índice de importação e exportação de produtos químicos que a indústria sofreu um aumento na sua demanda interna e, para cessar essa necessidade, está optando por importar produtos. Cabe à indústria brasileira investir e tornar-se apta para competir com indústrias estrangeiras, principalmente no setor de matéria prima.
- Qual é a capacidade ociosa da indústria brasileira em relação à capacidade instalada? Este valor é considerado ideal?
A partir dos dados fornecidos no primeiro trimestre de 2013, nota-se que o índice da capacidade instalada está consideravelmente menor do que a variação julgada como ideal: a utilização da capacidade instalada está num patamar baixo, de 81%. A porcentagem ideal varia entre 88% e 90%.
- Como é a balança comercial da indústria química brasileira?
O Brasil é considerado país altamente importador e exportador, porém os dados do último trimestre de 2011 mostraram que o Brasil importou US$42,9 bilhões e exportou cerca de US$15 bilhões. Esses valores indicam um alto déficit na balança comercial na indústria química brasileira.
- Quais os produtos químicos que o Brasil mais importa?
Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), os principais produtos importados atualmente pelo Brasil são combustíveis, como óleos e petróleo bruto. Estes produtos correspondem a cerca de 19% da importação total brasileira.
- Qual a proporção percentual do parque industrial mineiro em relação ao estado de São Paulo, considerado o mais industrializado do país?
No estado de São Paulo estão registradas 557 fábricas de produto químico de uso industrial, enquanto em Minas Gerais há apenas 55. O parque industrial mineiro representa apenas 9,88% do parque industrial paulista.
- Cite cinco grandes empresas químicas brasileiras.
Alguns exemplos das principais empresas químicas brasileiras são: Braskem, BASF, AirLiquide, Carbocloro e Bayer.
- Minas Gerais é considerado um exportador de cérebros para o Estado de São Paulo, como esta afirmativa se conecta com a realidade da indústria química brasileira e como reverter este quadro?
Ao avaliar a proporção de fábricas voltadas para a indústria química nos estados de Minas Gerais e São Paulo nota-se que o estado mineiro possui apenas cerca de 10% do número de fábricas encontradas em São Paulo. Consequentemente, é natural que grande parte do percentual de trabalhadores que visam trabalhar nessa área se mudem para São Paulo, pois a variabilidade empresarial e o número de oportunidades de emprego são extremamente mais vastas. O setor industrial na área química em Minas ainda se encontra restrito e para reverter essa situação é necessário que haja investimento na respectiva área em Minas Gerais, para que, assim, possa competir com o polo industrial brasileiro.
...