Os Trocadores de Calor
Por: Gabriel Soares • 26/10/2022 • Relatório de pesquisa • 304 Palavras (2 Páginas) • 145 Visualizações
Resumo sobre trocadores de calor
Os trocadores de calor podem ser classificados de várias maneiras dependendo da sua forma de construção como duplo tubo, casco e tubos, e de placas. Também são classificados pelo tipo de escoamento como contracorrente, paralelo, múltiplo passe e cruzado.
Trocador de calor duplo tubo – É um tubo concentricamente colocado dentro de outro tubo de maior diâmetro, onde um fluido se movimenta dentro do tubo menor, e outro fluido com temperatura diferente se movimenta na parte externa desse tubo dentro do tubo de maior diâmetro fazendo a troca térmica.
Trocador de calor casco e tubos – É um feixe de tubos envolvidos por um casco, que em seu interior possui chicanas transversais que obrigam o fluido a se movimentar entre os tubos na extensão do casco, com o objetivo de aumentar a troca térmica.
Trocador de calor de placas – É um trocador de calor para fluidos de baixa viscosidade, utiliza um composto de placas finas e um pedestal, no pedestal possui placas fixas e moveis e barramentos superior e inferior, nas placas fixas tem os bocais para alimentação do fluido para fazer a troca térmica.
Dimensionamento de trocador de calor pelo método DTML – Esse método é utilizado quanto todas as temperaturas de entrada e saída dos fluidos são conhecidas, ou podem ser obtidas por balanço de energia.
Q=U.A.(F.∆Tml)
Q = taxa de calor.
U = coeficiente global de transferência de calor (W/m2.ºC).
A = superfície de troca térmica (m2).
∆Tml = diferença de temperatura média logarítmica.
[pic 1]
[pic 2]
F = fator de correção leva em consideração as alterações de fluxo.
Dimensionamento de trocador de calor pelo método NUT – É utilizado como uma alternativa de aproximação quando somente as temperaturas de entradas são conhecidas.
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
...