PREPARAÇÃO E RECONHECIMENTO DO ACETILENO
Por: Fatiador • 20/3/2017 • Relatório de pesquisa • 715 Palavras (3 Páginas) • 1.525 Visualizações
PREPARAÇÃO E RECONHECIMENTO DO ACETILENO
Departamento de Química, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande – PB
Laboratório de química orgânica
Docente: Antônio Augusto Pereira de Souza
Discente: Edson Tadeu de Souza Silva
RESUMO: O seguinte relatório apresentará a preparação e reconhecimento do acetileno, demostrando através da prática suas propriedades e características, procedimentos, materiais e reagentes utilizados para sua obtenção.
INTRODUÇÃO
O acetileno, conhecido pela nomenclatura IUPAC por etino, é um hidrocarboneto da classe dos alcinos. É o Alcino mais simples, constituído por dois carbonos e dois hidrogênios (C2H2). Os dois átomos de carbono estão ligados através de uma tripla ligação.
É um gás incolor, de odor desagradável que se liquefaz à temperatura de -83 °C e solidifica a -85 °C. É muito instável; sob pequenas compressões se decompõe com muita facilidade liberando energia. É armazenado em cilindros de aço, sob pressão, dissolvido em acetona.
Ele é o principal composto a ser estudado nos alcinos, uma vez que o acetileno vem a ser composto de partida para a fabricação de inúmeros produtos industriais importantíssimos.
Esse relatório tem o intuito de descrever a nossa primeira prática em orgânica experimental que consistiu na obtenção e identificação do acetileno.
PARTE EXPERIMENTAL
Preparação e reconhecimento do acetileno
Materiais Utilizados:
Materiais | Reagentes |
- Kitassato; - Funil de decantação; - Tubos de ensaio; - Rolha perfurada; -Tubo de vidro; - Bico de Busen; - Tubo de borracha; - Tela de amianto; -Becker; - Pinça de Bohr; - Papel de filtro; - Funil; | - Carbeto de cálcio (CaC2); - Hidróxido de amônio (NH4OH) - Nitrato de prata a 3% (AgNO3); - Permanganato de potássio (KMnO4); - Bromo (Br2); - Ácido Sulfúrico (H2SO4). |
PROCEDIMENTOS
Métodos
Em um kitassato adicionamos água lentamente através do funil de decantação, com o auxílio da pinça de Bohr presa ao tubo de saída, observamos a formação do gás acetileno.
Reconhecimento
- Colocamos 2 ml de solução de nitrato de prata no tubo de ensaio. Juntamos 2 ml de hidrogênio de amônio que facilitou a precipitação do acetileno através da solução fechamos o tubo de ensaio com a rolha de borracha e agitamos, e repetimos. Filtramos o acetileno de prata e colocamos o papel úmido sobre uma tela de amianto e aquecemos cuidadosamente. Observamos pequenas explosões. É o acetileno de prata que é explosivo quando seco.
C-H≡C-H + AgNO3/NH4OH→H-C≡C-Ag
- Colocamos 2 ml de solução de permanganato de potássio e 1 ml de ácido sulfúrico e passamos uma corrente de acetileno através da solução e observamos a formação do composto.
- Colocamos 3 ml de água de Bromo no tubo de ensaio. Passamos uma corrente de acetileno através da solução e observamos a formação do composto.
- Filtramos o produto hidróxido de cálcio que está no kitassato, recolhemos a solução filtrada em um tubo de ensaio. Juntamos algumas gotas de solução de fenolftaleína. Observamos a coloração
- Por último fizemos a combustão do acetileno diretamente no tubo de vidro à mangueira.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Reação de obtenção do acetileno:
CaC2+ 2 H2O → Ca(OH)2+ HC ≡ CH
Ao misturar água ao carbeto de cálcio é produzido um gás: acetileno. Esta reação é exotérmica, pois durante seu processamento o kitassato aumentou de temperatura. Em laboratório esta reação é mais indicada para a produção de acetileno.
Reação de combustão completa do acetileno:
C2H6+ 7/2 O2→ 2 CO2+ 3 H2O
Ao aproximar o gás acetileno de uma chama houve uma pequena explosão devido a reação de combustão completa. Se a combustão for incompleta os produtos serão água e monóxido de carbono. Essa reação foi realizada com a finalidade de comprovar que o gás produzido foi realmente o acetileno comprovando sua propriedade inflamável.
...