TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PREPARO DE SOLUÇÕES

Por:   •  27/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.298 Palavras (6 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE

CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA DO ESTADO

DO RIO DE JANEIRO - CEDERJ

PREPARO DE SOUÇÕES

Marcos Rogerio de Sá Martins

 Prof. Carlos Ivan Ribeiro de Oliveira

Laboratório de Química III

Maio de 2018

  1. INTRODUÇÃO

   Na natureza, raramente encontramos substâncias puras. O mundo que nos rodeia é constituído por sistemas formados por mais de uma substância: as misturas. Às misturas homogêneas dá-se o nome de soluções. Logo, podemos dizer que, soluções são misturas de duas ou mais substâncias que apresentam aspecto uniforme.

  As ligas metálicas, por exemplo, são soluções sólidas; o ar que envolve a Terra é uma solução gasosa formada, principalmente, pelos gases N2 e O2; a água dos oceanos é uma solução líquida na qual encontramos vários sais dissolvidos, além de gases; o guaraná também é uma solução aquosa, contendo açúcar, extratos de plantas e vários aditivos.

  Nos exemplos acima descritos, podemos perceber que as soluções são sistemas homogêneos formados por uma ou mais substâncias dissolvidas (soluto) em outra substância presente em maior proporção na mistura (solvente).

 Nos laboratórios, nas indústrias e no nosso dia-a-dia, as soluções de sólidos em líquidos são as mais comuns. Um exemplo muito conhecido é o soro fisiológico (água + NaCl). Nesses tipos de soluções, a água é o solvente mais utilizado (Não importa se na solução existir mais de um solvente. Se a água estiver presente, ela será o solvente da solução, independentemente de sua quantidade), sendo conhecida por solvente universal. Essas soluções são chamadas soluções aquosas.

2. OBJETIVOS

       

      Preparar soluções ácidas e básicas e identificar suas propriedades funcionais. 

3. MATERIAL E MÉTODOS

  1. MATERIAIS

  1. Balança Analítica.
  2. Béquer
  3.  Pipeta 2 ml.
  4. Pera
  5. Tubos de Ensaio
  6. Garrafa lavadeira
  7. Placa de aquecimento
  8. Conta-gotas
  9. Bastão de vidro
  1.  REAGENTES
  1. Ácido sulfúrico (H2SO4)
  2. Hidróxido de sódio (NaOH)
  3. Solução de Fenolftaleína
  4. Água destilada

3.3 PROCEDIMENTOS

3.3.1 Preparo de solução de H2SO4 0,50 mol.L-1 e 0,25 mol.L-1  

  No preparo de uma solução de ácido sulfúrico de 0,50 mol.L-1 e 0,25 mol.L-1. Esse ácido foi escolhido para substituir o ácido cloridrico, pois, o ácido clorídrico é muito volátil e a sala que serve como laboratório não tem capela. Em um béker foi colocado aproximadamente 60 de água destilada. Com auxílio de uma pipeta de 10 ml, transferiu-se a quantidade de ácido necessária para o preparo das soluções. Com auxílio da garrafa lavedeira, enxagou-se o béker. Depois, foi transferido e completado com água destilada em um  balão de capacidade de 100 ml. Identificou-se o balão com o símbolo do composto, molaridade da solução.  

3.3.2 Preparo de solução de NaOH 0,50 mol.L-1 e 0,25 mol.L-1  

 Calculou-se e pesou-se a quanidade de hidróxido de sódio nacessária para o preparo de 100 ml de solução. Transferiu-se para um béquer contendo água e diluiu-se o composto sob aquecimento. Depois, foi tranferido para um balão volumetrico e, com o auxílio da garrafa lavadeira foi feitos enxágues e transferido ao balão. Após este procedimento, completou-se o balão até a marca de 100 ml. Identificou-se com símbolo do composto, molaridade.

3.3.4 Identificando propriedades funcionais de ácidos e bases

  Em dois tubos de ensaio foram adicionados aproximadamente 2 ml da solução de ácido sulfúrico 0,5 mol.L-1 e 0,5 mol.L-1 de uma solução de hidróxido de sódio. Acrescentou-se três gotas da solução de fenolftaleína nos tubos, identificou-se cada tubo com suas respectivas soluções. Logo após, com auxílio do conta gotas, foi adicionado gotas da solução de hidróxido de sódio na solução de ácido sulfúrico.

4. RESULTADOS E DISCUSSÃO

4.1 Preparo da solução de H2SO4  0,50 e 0,25 mol.L-1

 Para o preparo de uma solução de de 100 ml de H2SO4 de 0,5 e 0,25 mol.L-1, foi utilizados os seguintes calcúlos e informações dos reagentes.

  Informaçõse do reagente: Peso molecular: 98,08 ; Densidade: 1,84 g/ml ;               Pureza  100 %

  Calculos envolvidos na prática:

Solução de H2SO4  0,5 mol.L-1:

m = Molaridade

N° = Número de mols

V =  Volume

MM = Massa Molar

M1 = Massa

m = N° / V   ;   N°= M1 / MM  ;   m = M1 / V . MM  ;  M1 = m . V . MM

M1 = 0,5 . 98,8 . 0,1 = 4,904 g de H2SO4

  Como o ácido comercialmente se encontra em fase líquida, então, foi usado o seu volume através da relação:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (143.9 Kb)   docx (965.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com