Pilha de Danielle
Por: DaniKP • 23/5/2017 • Relatório de pesquisa • 566 Palavras (3 Páginas) • 265 Visualizações
Pilha de Daniell
Sumário
1. Introdução 3
2. Objetivos 4
3. Materiais e reagentes 5
4. Procedimentos Experimentais 6
5. Resultados e discussões 7
6. Conclusão 8
7. Referências bibliográficas 9
1. Introdução
Sempre estamos utilizando pilhas no nosso dia a dia. Elas são utilizadas no celular, no carro e etc. Sem elas não poderíamos utilizar as tecnologias.
As pilhas eletroquímicas, também chamadas de células galvânicas são qualquer dispositivo no qual uma reação espontânea gera energia elétrica, isto se dá através da conversão da energia contida em uma determinada reação em energia elétrica. A reação ocorre basicamente por meio de dois eletrodos, mergulhados em uma solução.
A Célula de Daniell é um exemplo antigo de célula galvânica. Ela foi inventada pelo químico britânico Jonh Daniell em 1836, quando o avanço da telegrafia necessitou de uma fonte de energia.
Na pilha de Daniell o eletrodo que sofre a oxidação é a placa de zinco, que é mergulhada em uma solução de sulfato de zinco, este eletrodo é chamado de ânodo, onde seu número de oxidação (NOX) aumenta. Já o eletrodo que sofre redução é o eletrodo de cobre que é mergulhado em uma solução de sulfato de cobre, este eletrodo é chamado de cátodo, onde seu número de oxidação diminui. O contato eletrolítico é feito através de uma ponte salina. A ponte salina é utilizada para interligar as semi-células, cotem um tipo de sal inerte e possibilita o fluxo de elétrons, formando assim um circuito fechado.
2. Objetivos
Construir uma Pilha de Daniell.
3. Materiais e reagentes
2 Béqueres de 200ml;
Algodão;
1 Placa de zinco metálico;
1 Placa de cobre;
1 Fio de cobre;
1 Tubo em U.
Sulfato de zinco 0,1 mol L
Sulfato de cobre 0,1 mol L
Solução de KCl
4. Procedimentos Experimentais
1- Adicionou-se 75ml da solução de ZnSO4 em um béquer de 200ml e 75ml da solução de CuSO4 no outro béquer de 200ml
2- Para a preparação da ponte salina, depositou-se solução de KCl em um tubo em U e introduziu-se uma ponta do tubo no béquer contendo CuSO4 e a outra em um contendo ZnSO4.
3- Lixou-se cuidadosamente as lâminas de zinco e cobre, removendo impurezas e óxidos de suas superfícies. Lavou-se as lâminas com água destilada e encaixou-se a lâmina de cobre no frasco com solução de sulfato cúprico. A lâmina de zinco foi encaixada no frasco com sulfato
...