Polímeros
Projeto de pesquisa: Polímeros. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Adenis • 3/9/2014 • Projeto de pesquisa • 758 Palavras (4 Páginas) • 167 Visualizações
PLANO DE TRABALHO ESPECÍFICO
POLÍMEROS
Professora Responsável: Márcia A. dos Santos
Alunos envolvidos: 35 alunos da 1ª série do Ensino Médio
2013/2014
INTRODUÇÃO/JUSTIFICATIVA
Os polímeros não foram "inventados"; eles existem na natureza por exemplo: celulose, proteínas, látex. A intenção inicial dos químicos, ao tentarem produzir os primeiros polímeros, foi "copiar" os polímeros naturais.
Atualmente, é tão grande o número desses compostos e tão comum sua utilização, que é impossível atravessarmos um único dia sem utilizar vários deles.
Os plásticos usados, principalmente, em embalagens descartáveis são exemplos de polímeros que acarretaram grandes mudanças em nosso dia-a-dia.
Os objetos produzidos com plásticos recicláveis têm o símbolo que contém no seu interior um número que indica o tipo de polímero.
Considerando que, é difícil imaginar o que seria da modernidade sem a presença desses produtos, torna-se necessária essa discussão, pois, o tema polímeros é pouco trabalhado nas escolas, apesar da importância desse composto nos dias atuais. Nada melhor que utilizar exemplos relacionados ao cotidiano para verificar as propriedades dos materiais poliméricos de acordo com a estrutura molecular.
Pode-se afirmar que nos países mais desenvolvidos são gastos anualmente mais de 100 quilos de polímeros sintéticos por habitante, ou seja, são compostos essenciais para nossa sobrevivência. Tudo isso seria benéfico se não fosse o perigo representado pelo aumento do uso dos polímeros. Eles são uma grande ameaça para a humanidade em razão do descarte incorreto: os rios, mares e áreas verdes recebem diariamente centenas destes materiais que possuem a propriedade de não serem biodegradáveis. Sendo assim, se acumulam na natureza contaminado o ambiente.
Para continuarmos usufruindo dos benefícios dos polímeros, precisamos nos conscientizar dos perigos do descarte incorreto, para que a poluição não responda por nossos atos. A presença de polímeros pode ser somente para o nosso bem!
Inserir a discussão no contexto escolar é importante, se considerarmos que os estudantes se encontram em um momento de formação pessoal, procurando através dos conhecimentos conceituais, desenvolver conhecimentos atitudinais, refletindo ações individuais e coletivas, de modo crítico, responsável e criativo sobre muitos temas e em particular, quanto à produção, ao uso e ao descarte dos polímeros.
METODOLOGIA
PARTICIPANTES
Participantes do projeto serão os alunos da 1ª série do Ensino Médio, cerca de 40 alunos, a professora de Química, alunos de iniciação científica e a pesquisadora responsável pelo programa de Inclusão Digital de Professores nas Escolas Públicas Estaduais de São Carlos.
PROCEDIMENTO
Etapa 1 - Problematização
Nessa atividade, a professora apresentará aos alunos algumas figuras, exemplos de polímeros, utilizando, para tanto, um data show.
Imagem 1: Uso de polímeros
Disponível: www.engenhariacivil.com
Imagem 2: Uso de polímeros
Disponível: www.5.usp.br
Imagem 3: Polímero natural
Disponível: www.alunosonline.com.br
Finalizada a apresentação das imagens a professora será a mediadora de uma problematização. As questões abaixo serão usadas para estimular essa problematização:
1. O que as imagens apresentadas representam para vocês?
2. Existem semelhanças entre as imagens? Se sim, quais?
3. Existem diferenças entre as imagens? Se sim, quais?
4. O que são polímeros naturais? E artificiais?
5. Quais
...