Prática de extração do corante da beterraba para utilização como indicador ácido-base
Por: Silvio Júnior • 26/3/2017 • Projeto de pesquisa • 377 Palavras (2 Páginas) • 1.728 Visualizações
Prática de extração do corante da beterraba para utilização como indicador ácido-base
Objetivo: Despertar o interesse pelo uso dos indicadores naturais, como alternativa didática para transmissão do conceito de pH e seus usos na titulação e equilíbrio químico.
1. Introdução
Inúmeras espécies de plantas, flores e frutas possuem substâncias coloridas em sua seiva que mudam de cor conforme o pH do meio em que estão inseridas, sugerindo que tais espécies podem atuar como indicadores ácido-base. Os indicadores são substâncias capazes de mudar de cor dependendo das características físico-químicas da solução na qual estão contidas.
Os corantes naturais que são utilizados possuem a propriedade de mudar de coloração quando se varia o pH. A beterraba é um destes indicadores naturais, esta hortaliça tem coloração vermelho-arroxeada devido à presença dos pigmentos betalaínas.
Na beterraba fica evidenciada a presença de um pigmento vermelho com características polares, a substância betanina, que corresponde a entre 75% e 95% dos pigmentos. Os extratos da beterraba apresentam diferentes colorações quando estão em meio ácido ou básico. O comportamento observado é justificado pela isomerização da betanina em função do pH do meio.
2. Materiais e Métodos
2.1 Obtenção do extrato aquoso
A espécie utilizada para obtenção dos extratos da beterraba foi a Beta vulgaris, em que foram usados aproximadamente 100g de beterraba in natura, previamente descascada e cortada. Posteriormente, adicionou-se 300 mL de água, aqueceu-se a solução à fervura, até que a água reduzisse a metade do volume inicial. Esperou-se a solução esfriar onde então se filtrou, sendo posteriormente armazenado em frasco escuro, em refrigerador doméstico. Também pode ser extraído utilizando um liquidificador para fazer uma espécie de “suco” com a beterraba e utiliza-lo no experimento.
3. Resultados esperados
Na faixa de pH entre 1 e 9,5 a coloração permanecerá praticamente a mesma (vermelha), ocorrendo uma alteração na coloração para amarelo próximo do pH 12. Assim este indicador natural poderia ser utilizado para visualizar diferenças entre pH abaixo de 9,5 (vermelho) e acima 12,1 (amarelo). O sistema é reversível, indicando que a beterraba poderá ser utilizada em estudos para a demonstração do equilíbrio químico.
Fonte: CUCHINSKI, Ariela Suzan; CAETANO, Josiane; DRAGUNSKI, Douglas C.. Extração do corante da beterraba (Beta vulgaris) para utilização como indicador ácido-base. Eclet. Quím., São Paulo, v. 35, n. 4, p. 17-23, 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-46702010000400002>. Acessado em: 28 de novembro de 2016.
...