Preparo de Soluções
Por: Lícia Cruz • 31/8/2016 • Relatório de pesquisa • 1.675 Palavras (7 Páginas) • 412 Visualizações
PREPAROS DE SOLUÇÕES[pic 1][pic 2]
Ana Carolina Oliveira¹ , Letícia dos Santos Nascimento², Lícia Santos Cruz³, Sheyla Nogueira Ramos4.
Laboratório de Química.
Felipe Oliveira Souza.
carolinda_acso@hotmail.com¹, liciascruz@gmail.com³, sheyla.nramos@hotmail.com4.
Solução é definida como sendo a mistura homogênea de mais de um componente, na dissolução de uma substância em outra, a que se dissolve é o soluto e o meio de dissolução é o solvente. As soluções são obtidas para qualquer um dos três estados da matéria: sólido, líquido ou gasoso. Todas as misturas. Todas as misturas gasosas são soluções, pois, qualquer mistura de gases homogênea. Em toda solução com participação da água, esta é considerada como solvente, esteja ou não em maior quantidade. O preparo de uma solução exige atenção a alguns passos, como o cálculo da quantidade de soluto a ser utilizada, a medição desse soluto, a sua diluição no meio solvente e homogeneização, seguida de armazenagem. O objetivo principal do presente relatório é formar uma reação química quantitativa, onde a quantidade interfere no mesmo......................................................................
Introdução
Ao ser desenvolvido uma solução em meio aquoso, foi possível entender que é preciso muito cuidado pois dependendo do material as pessoas que mexem com isso estão correndo risco de vida caso entre em contato com ele, e também observar como o hidróxido de sódio e um ácido sulfúrico e cloreto de sódio reagem.
Para obter os valores e dar inicio ao procedimento foi necessário a realização de cálculos para obtenção dos valores a serem usados no preparo dos experimentos. Foi possível observar que o Hidróxido de sódio é exotérmico, pois, na medida em que a experiência foi realizada notou-se que a substância libera calor.
No decorrer do relatório é possível observar a interação das substâncias.
Procedimento experimental
MATERIAIS | REAGENTES |
Balança | Clóreto de Sódio (NaCl) |
Béquer 100ml | Hidróxido de Sódio (NaOH) |
Bastão de Vidro | Ácido Sulfúrico (H2SO4) |
Garrafa Lavadeira | Água destilada |
Balão volumétrico de 100ml | Solução de Fenolftaleína |
Espátula de Porcelana | Papel tornassol azul e vermelho |
Fúnil |
Nessa experiência quatro, foram realizadas 4 etapas, sendo que a terceira não foi realizada porque o a etapa dela é a mesma que a primeira a diferença é que a primeira, foi feita com Hidróxido de sódio e a terceira com cloreto de sódio e também ela não foi realizada devido ao tempo.
ETAPA 1
A experiência que era pra ser realizada na etapa 1 era de prepara uma solução aquosa de NaOH sendo que essa experiência tinha que ser de 100ml com concentração D 0,5mol\ de NaOH. Para a realização dessa experiência foi necessária fazer os cálculos para descobrir a massa, o volume e a concentração calculada
0,5 mol em 100 ml
0,5 mol – 1L 40g – 1mol
X - 0.1L y – 0.05
X= 0.05 mol y= 2.0g
Logo após a cálculo foi necessário medir na balança analítica 2g de Hidróxido de sódio no Béquer de 100ml logo o peso achado foi de 2.23g não podendo sair da casa do dois senão a reação química seria muita elevada logo após que colocou um pouco de água no Béquer mexeu a água para ver solubilidade, depois transferiu para o balão volumétrico de 100ml ao realiza transferência foi necessário adicionar água até aonde se encontrava a lista que indicava que a água já tinha chegado a 100ml logo após o material foi fechado e guardado.
M= n1/V(L) Sendo que M: molaridade, n1 números de moles do soluto e V(L) volume de solução em litros.
n1=m1/PM1 Sendo que n1: números de moles do soluto, m1 massa do soluto e PM1 peso molecular do soluto
Essa fórmula ela foram usadas para a realização do cálculo.
ETAPA2-
E experiência a ser realizada nessa etapa foi uma solução aquosa de ácido sulfúrico no qual preciso de 100ml de água para uma concentração de 0,5mol\l de H2SO4. Como na etapa 1 na etapa 2 também foi necessário fazer o cálculo para acha a quantidade de grama para realizar essa experiência, mas sendo que essa conta é mais complexa como está descrita a seguir:
1° 0.5mol – 1l 2° 98g – 1mol 3° 4.9g – 95% 4° 1.84g-1ml
xmol – 0.5l y – 0.05mol z – 100% 5.16g—w
x=0.05mol y= 4.9g z= 5.16g w= 2.80ml
Como o ácido sulfúrico é muito corrosivo se cair na pele na roupa ou em qualquer lugar ele corroer tudo H2SO4o deixando feridas em forma de queimadura, também ele dilata as vidrarias que é usada no laboratório foi necessário muito cuidado na hora de transferi-lo para o balão volumétrico e também foi necessário colocar mais ou menos três dedos de água no balão para ele não ser destilasse pois o ácido ele esquenta muito, logo após isso adicionou o restante da água que faltava para completar o 100ml do balão e ai a solução foi guardada
...