Preparo e Padronização de Soluções
Por: Felipe Reis • 31/10/2018 • Relatório de pesquisa • 814 Palavras (4 Páginas) • 180 Visualizações
Universidade Federal de Uberlândia[pic 1]
Instituto de Química
Curso: Química Industrial
Semestre: 2018/2
Disciplina: Química Analítica Quantitativa Experimental
Felipe Viegas dos Reis 11411QID023
Leandro Cardoso Félix 11611QID005
Lucas Bonelli Silva 11511QID038
Experimento 02: Preparo e Padronização de Soluções
Uberlândia – MG
Abril/2018
Introdução
Para um químico realizar seus experimentos é necessário que ele saiba preparar soluções e que as soluções possuam uma concentração conhecida, sendo assim o preparo e padronização de soluções são extremamente importantes na carreira de um químico.
A padronização de uma solução é dada através de uma titulação sendo assim uma operação analítica utilizada em análise volumétrica com o objetivo de determinar a concentração de um soluto.
As soluções podem ser divididas em: solução padrão e solução padronizada.
A solução padrão é uma solução que possui uma massa de soluto exatamente conhecida em um volume bem determinado que são preparadas em balões volumétricos e empregadas em etapas quantitativas de uma análise química.
A solução padronizada é uma solução que não se sabe exatamente a sua concentração e por isso precisa ser padronizada.
Esta padronização é realizada através de reação desta solução com uma solução padrão ou uma solução já padronizada.
Para as soluções padronizadas, em laboratório, determina-se um fator que ao ser multiplicado pela concentração de rótulo (concentração teórica) nos dá a concentração real da solução, e, portanto, a solução padronizada pode ser considerada solução padrão
Objetivo
O objetivo deste experimento foi preparar e padronizar uma solução de HCl e uma solução de NaOH
Parte Experimental
Materiais, equipamentos e reagentes utilizados.
Argola
Bureta de 50,00 mL
2 balões volumétricos de 500 mL
6 erlenmeyer de 125 mL Espátulas
2 funis de haste longa
Indicador alaranjado de metila (0,1 %)
Indicador fenolftaleína (0,1%)
KH(C8H4O4) (sólido e seco)
Na2CO3 (sólido e seco)
Pipetas volumétricas graduadas
Béqueres
Solução de HCl (0,100 mol L-1 )
Solução de NaOH (0,100 mol L-1 )
Suporte universal
Tripé e tela de amianto
Procedimento
Preparo das soluções
Primeiramente para preparar a solução de HCl, usando uma pipeta graduada, foi transferido 4,5 mL de HCl concentrado para um béquer que continha 100 mL de água destilada, em seguida a solução foi homogeneizada.
Feito isso a solução foi transferida para um balão volumétrico de 500 mL, o béquer foi lavado com água destilada 3 vezes e vertido para o balão e em seguida adicionou-se água destilada ao balão até o menisco.
Para preparar a solução de NaOH, pesou-se 2,1g de NaOH em um béquer e foi adicionado água destilada para dissolver o sal, feito isso a solução foi homogeneizada.
Em seguida a solução foi vertida para um balão volumétrico de 500 mL, o béquer foi lavado 3 vezes com água destilada e vertido no balão e em seguida adicionou-se água destilada até completar o menisco do balão.
Padronização das soluções
Para padronizar a solução de HCl foi utilizado Na2CO3 PA que reage da seguinte maneira com o HCl.
Na2CO3 + 2 HCl NaCl + CO2 + H2O[pic 2]
Para fazer a padronização foi pesado em um erlenmeyer de 0,10g a 0,15g de Na2CO3 e adicionados 50 mL de água destilada para dissolver e homogeneizar a solução.
Feito isso foi adicionado 3 gotas de alaranjado de metila (0,1%), a solução foi homogeneizada novamente e em seguida a solução começou a ser titulada com HCl preparado e colocado em uma bureta previamente até que o ponto de viragem da solução fosse atingido, ficando com uma coloração alaranjada.
Para padronizar a solução de NaOH foi utilizado KH(C8H4O4) PA que reage da seguinte maneira com o NaOH
NaOH + KH(C8H4O4) NaH(C8H4O4) + KOH[pic 3]
Para fazer a padronização foi pesado em um erlenmeyer de 0,30g a 0,40g de biftalato de potássio e adicionados 50 mL de água destilada para dissolver e homogeneizar a solução.
Em seguida foi adicionado 3 gotas de fenolftaleína (0,1%), a solução foi homogeneizada novamente e em seguida a solução começou a ser titulada com com a solução de NaOH preparada e colocada em uma bureta previamente até que o ponto de viragem da solução fosse atingido, ficando com uma coloração rosada.
...