Principais aplicações de prata na vida cotidiana
Artigo: Principais aplicações de prata na vida cotidiana. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: alceuvalenca • 19/6/2013 • Artigo • 425 Palavras (2 Páginas) • 1.210 Visualizações
PRATA
Descoberta:
A prata sempre foi utilizada, desde a antiguidade, pelos Romanos. Portanto, não há um cientista responsável pela sua evidência.
Conceito:
O elemento químico prata, muito conhecido por ser utilizado em confecções de jóias e utensílios sofisticados, é um metal de transição, ou seja, é muito difícil de oxidar (por isso passa por procedimentos que não podem sofrer com a “ferrugem”). A prata encontra-se no estado sólido. No teste de chama, assume a cor lilás.
O teste de chama é um procedimento utilizado em Química para detectar a presença de alguns íons metálicos.
Características:
#A prata é encontrada na natureza em formações rochosas quase sempre impura.
Como obter a prata praticamente pura?
#Toda sua impureza é derivada do próprio cobre e do chumbo, para a retirada desses elementos, utilizam-se soluções ácidas. A partir daí, basta uma fundição do sal para que seja obtida a prata praticamente pura.
#A prata pura é tóxica, porém, em forma de sais, não apresenta grandes problemas à saúde.
#Um bom condutor de eletricidade (na verdade, a prata é o melhor condutor de eletricidade dentre os metais), entretanto o cobre é mais utilizado em fiações por ser mais barato.
#A prata normalmente ocorre em forma como grãos, embora possa também ser encontrada em forma de árvore.
#Quando minerada ou polida, ela possui um brilho metálico.
#A prata é muito maleável para ser usada em joalheria na sua forma pura, por causa disso é frequentemente ligada a outros metais.
Ocorrência:
As principais áreas de mineração de prata do mundo se encontram na América do Sul, nos Estados Unidos, na Austrália e na antiga União Soviética. O maior produtor individual de prata é provavelmente o México. A melhor prata natural, que ocorre na forma de arame torcido, é na Noruega.
Calcula-se que, todo o minério de prata deva durar cerca de 28 anos no planeta se o ritmo de consumo não diminuir; para o Brasil, a estimativa é de que o metal se esgote em quase 2 mil anos. Entretanto, esses dados são incertos.
Economia:
A prata é um metal precioso que historicamente vale entre 5 e 12 partes do valor do ouro. É uma fonte não-renovável.
Aplicações:
As maiores aplicações da prata no cotidiano estão ligadas a fotossensibilidade, uma vez que compostos de prata, ao serem expostos à radiação solar, sofrem dissociação liberando os íons. Exemplos muito comuns são as lentes dos óculos monocromáticos que escurecem na presença da luz do sol, ou os papéis fotográficos (sob forma de Brometo de Prata). Além disso, há o emprego da prata em adornos (jóias: anéis, gargantilhas, pulseiras), talheres, ferramentas cirúrgicas (como alguns bisturis) e dobrões (ou moedas).
...