Purificação de Compostos Orgânicos Sólidos
Por: Juliana Teixeira Araujo Goncalves da Silva • 9/10/2022 • Relatório de pesquisa • 458 Palavras (2 Páginas) • 193 Visualizações
GQO00061 - Química Orgânica Experimental VI
Período: 2022.1 - Turma: FI (Farmácia)
Nome do aluno(a): Juliana Teixeira Araújo Gonçalves da Silva
Resenha número: 1a
1- Assunto: Purificação de Compostos Orgânicos Sólidos
2- Texto da resenha:
As formas mais comuns que são utilizadas em laboratório para a purificação de compostos solido são filtração simples; filtração à vácuo; sublimação e recristalização.
A filtração é o mais simples de todos, e é utilizado quando se tem solido misturado a liquido. No laboratório utilizamos um funil com papel de filtro e um recipiente para onde vai o que está sendo filtrado, normalmente um béquer ou um Erlenmeyer. Porem somente a filtração as vezes não é o suficiente e podemos utilizar de outros métodos.
A filtração a vácuo normalmente é um processo utilizado quando queremos um resultado amis rápido ou com misturas que são mais voláteis, nele utilizados de um kitassato, um funil de Buchner, e outros materiais e podemos utilizar uma bomba de vácuo, que é mais recomendado, ou uma trompa de água. Na filtração a vácuo, o ar é sugado do interior do kitassato e com isso o solido fica retido dentro do funil no papel de filtro e o liquido no interior do kitassato.
[pic 1]
Já o processo de sublimação é utilizado quando temos um solido que possui a capacidade d passar direto para o estado gasoso, sem passar pelo liquido, como por exemplo o naftaleno. Isso é feito aquecendo o composto e ao resfria-lo rapidamente depois obtemos cristais deles.
Para a recristalização é necessário a utilização de um solvente que seja pouco solúvel na temperatura ambiente e muito solúvel em temperaturas elevadas, em geral próximas ao ponto de ebulição do solvente. Ao se dissolver o composto a quente utiliza-se a mínima quantidade de solvente necessária, preparando desta forma uma solução saturada.
[pic 2]
Modelo de filtração à quente
Depois devemos resfriar a solução que se torna-supersaturada o que leva a precipitação do excesso de material sólido, formando os cristais, quanto mais lenta for esse resfriamento maiores serão os cristais formados. Depois disso utilizamos o processo de filtração a vácuo para se retirar o excesso de água e remover algumas impurezas. Por fim colocamos o solido para secar, de preferencia dentro de um dessecador.
3- Bibliografia (Normas da ABNT):
DIAS, Diogo Lopes. "Filtração a vácuo"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/filtracao-vacuo.htm. Acesso em 03 de maio de 2022.
Barroso, Márcia Teixeira. Manipulação de compostos orgânicos / Márcia Teixeira Barroso, Marciano Henrique de Lucena Neto. – 2. ed. – Natal: EDUFRN, 2011. 192 p.: il. 12 v.
PAVIA, D. L., LAMPMAN, G. M., KRIZ, G. S., ENGEL, R. G. Química Orgânica Experimental: Técnicas de escala pequena. 2ª. Ed., Porto Alegre, Bookman, 2009.
...