QUIMICA - PROFESSOR LUCIANO
Por: alexyaellero • 7/5/2015 • Monografia • 660 Palavras (3 Páginas) • 212 Visualizações
Nome: Alexia Gabriele Righi Nº1 3º ano B – E.M. 15/04/2015
COMPOSIÇÃO QUÍMICA DO CHOCOLATE
E SUAS CURIOSIDADES
Trabalho apresentado à disciplina de Química,
sob a orientação do professor Luciano de Barros.
SESI – 356
Amparo – SP
Sumário
Introdução............................................................................................................3
Composição química do chocolate......................................................................4
O chocolate no nosso organismo e na nossa saúde...........................................5
Conclusão............................................................................................................6
Referências bibliográficas....................................................................................7
Anexos.................................................................................................................8
Introdução
Nesse trabalho, revelarei as propriedades, coisas benéficas, maléfica e os prazeres que o chocolate nos traz. Espero que este trabalho instigue muitas pessoas a saborear e a aprender um pouco mais sobre o doce mais comido, ouso dizer, no mundo inteiro.
3
Composição química do chocolate
O chocolate contém mais de 300 substâncias químicas que nos afetam e que nos dão a sensação de bem-estar, de concentração e energia, porém, há algumas dessas substancias que podem nos prejudicar.
O chocolate consiste de 8% de proteínas, 60% de carboidratos e de 30% de gorduras.
O chocolate também fornece minerais (potássio, cloro, fósforo, cálcio, sódio, magnésio, ferro, cobre e zinco) e vitaminas (A, B1, B2, B3 e E, só não contém as vitaminas C e D).
Existem mais de 300 substâncias químicas no chocolate, porém, há três substâncias especiais que queremos chamar a atenção. Elas não são nutritivas, mas nos afetam com a dúvida se o chocolate realmente vicia.
Feniletilamina (PEA, do inglês Phenylethylamine):
Essa é a substância responsável por provocar a sensação de bem-estar, pois ela pode acionar a liberação de dopamina (felicidade
Ácido oxálico:
O ácido oxálico reage com os metais essenciais como o ferro, o magnésio e o cálcio, presentes no alimento e impede que eles nutram o corpo.
Se ingerido em grandes quantidades, esse ácido pode ser letal. Mesmo em doses não letais, ele forma oxalato de cálcio, que é insolúvel.
Cafeína:
Dá a sensação de recuperarmos nossas energias e também possui efeitos medicinais.
4
O chocolate no nosso organismo e na nossa saúde
O chocolate não é só uma delícia. O seu consumo moderado também oferece uma lista de benefícios. E quanto mais cacau na fórmula, melhor
1. Câncer de intestino
Segundo estudos, o chocolate pode ajudar a combater o câncer de intestino. Por causa da procianidina (antioxidantes) presente no cacau
3. Fluxo arterial
Estudos mostram que o consumo do chocolate amargo melhora o fluxo arterial e faz bem à saúde cardiovascular por de obstrução dos vasos sanguíneos.
4. Saúde cerebral
O chocolate amargo pode reduzir os danos cerebrais após um acidente vascular cerebral. Cientistas descobriram a epicatequina, que protege as células nervosas.
5. Na gravidez
Chocolate durante gravidez pode ajudar a prevenir a hipertensão. O composto teobromina, encontrado principalmente nas variedades amargas e meio-amargas, pode ser o responsável pelo benefício.
6. Ataques cardíacos
Pessoas que sobreviveram a ataques cardíacos e comem chocolate podem reduzir o risco de morrer por problemas do coração.
...