Química dos Derivados do Petróleo
Por: vivianegisela • 30/3/2016 • Trabalho acadêmico • 762 Palavras (4 Páginas) • 459 Visualizações
[pic 1]
...............................................................................................................................
ENGENHARIA CIVIL – CIENTIFICO I
VIVIANE GISELA MOREIRA DA SILVA - 225792015
QUÍMICA TECNOLÓGICA
química dos derivados do petróleo
...............................................................................................................................
Guarulhos
2016
VIVIANE GISELA MOREIRA DA SILVA
QUÍMICA TECNOLÓGICA
química dos derivados do petróleo
Trabalho apresentado ao Curso de Engenharia Civil da Faculdade ENIAC para a disciplina Químca Tecnológica.
Prof. José Humberto
Guarulhos
2016
[pic 2]
Respostas
.............................................................................................................
POLIAMIDA
Introdução
Poliamida, o plástico como é popularmente chamda uma grande partedos polímeros e é encontrada em todo lugar. Não apresenta perigo no seu manuseio. Pode ser encontrados em equipamentos e na arquitetura, na construção dos meios de comunicação, nas mais diversas etapas de fabricação dos meios de transporte, em instrumentos musicais, equipamentos da medicina e até mesmo em tintas, acessórios e demais elementos próprios das artes plásticas.
São plásticos semicristalinos pertencem a classe dos polímeros, tem caráter hidrofílico, resistência mecânica, boa resistência, estabilidade dimensional, resistência química e fácil processamento, altamente higroscópicos e sensíveis ao entalhe.
No ano de 1935, a poliamida foi batizada de Nylon pela empresa DuPont, se apresentava sob a forma de fibras e foi utilizada para a fabricação de meias.
Segmento polietileno ( CH2)n separados por unidades de peptídeos (NH-CO) que estão parelelos como antiparalelos.
Polímiros altamente cristalinos com o polietileno, as poliamidas, que são semicristalinas, podem ter seu grau de cristalinidade controlado em grade escala.
Há diferentes tipos de poliamidas, as que representam estrutura linear e conformação das cadeias em zigue-zague com pontes de hidorgênio entre grupos funcionais. São usadas na produção de carpetes e alguns vestuários.
Hoje me dia, a poliamida tem relação com uma família de polímeros denominados poliamídicos, e a partir de quatro elementos básicos é feita a produção, extraídos respectivamente: do petróleo (ou gás natural), do benzeno, do ar e da água (carbono, nitrogênio, oxigênio e hidrogênio). São elementos combinados por processos químicos especiais, dando origem a compostos conhecidos como ácido adípico, hexametilenodiamina, caprolactama e outros compostos, que por sua vez, sofrem reações químicas, de forma a constituírem as macromoléculas que formam a poliamida,a qual é um tecido sintético,logo podendo acarretar alergias.
Objetivo
Estudar o processamento e propriedades do compósito obtido;
Processo Produtivo
É feita a partir de uma polemirização por condensação de um grupo amina a um ácido carboxílico ou cloreto de acila. A reação tem como subproduto ácido clorídrico ou água.
As poliamidas consistem de segmentos de polietileno (CH2)n separados por unidades de peptídeos (NH- CO) que estão tanto parelelos como antiparelelos. Estas unidades de peptídeos possibilitam a ligação do hidrogênio com a cadeia de polímero, proporcinando ao Nylon algumas propriedades típicas.
Nylon-n: - [-(NH – CO)- (CH2)n-1-]-(1)
Nylon –m, n: -[-(NH-CO)-(CH2)n-2-(CO-NH)-(CH2)m-]-(2)
[pic 3]
[pic 4]
Na figura acima esta a obtenção de poliamida a partir do ácido aminocapróico.
[pic 5]
Na figura acima esta na obtenção da poliamida a partir da caprolactama.
COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE OS INGREDIENTES
Este produto é uma substância de nome químico poliamida, sinônimo Nylon, não contem ingredientes classificados como perigosos.
1.1 – Identificação de perigos.
Perigos mais importantes: Produto instável, não apresenta perigo no seu manuseio.
...