Química física
Tese: Química física. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tatianjo • 24/11/2013 • Tese • 3.783 Palavras (16 Páginas) • 395 Visualizações
CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
CURSO TÉCNICO QUÍMICA INDUSTRIAL
Físico-Química
Relatório de Aula Pratica apresentado a Disciplina Físico-Química, pelas alunas Tatiane Melissa Santana nº17 , 3QSN1--Orientado pela Professora Silvana Doim-como requisito a obtenção de nota.
Sumario
Introdução
Com o avanço tecnológico ao longo das ultimas décadas dispõe-se de uma vasta gama de materiais; metais e ligas, polímeros, madeira, cerâmica e compósitos destes materiais. A seleção de um material apropriado para uma determinada aplicação é de responsabilidade do projetista. Não existem regras gerais de escolha de um determinado material para uma finalidade específica. Uma decisão lógica envolve a consideração das propriedades relevantes, disponibilidade no mercado, custo relativo, etc., de uma variedade de materiais. Na decisão final freqüentemente pesam mais os aspectos econômicos do que os tecnológicos. A escolha do material ideal será o de menor custo que possua as propriedades adequadas para preencher a função específica.
Quando se trata de metais, devem ser consideradas as suas propriedades mecânicas, físicas e químicas, mas é preciso observar que enquanto numerosas propriedades podem ser expressas em termos de constantes, as características de corrosão dependem das condições ambientais que prevalecem na utilização do metal. A importância relativa das propriedades mecânicas, físicas, químicas e de corrosão de um metal dependerá em qualquer caso de sua aplicação.
Até há pouco tempo, o termo corrosão era usado para descrever um determinado tipo de deterioração dos metais, não se aplicando a materiais não metálicos, [UHLIG, 1962]. Entretanto, de acordo com a conceituação mais moderna, entende-se por corrosão a deterioração dos materiais pela ação do meio. Expresso desta forma, o conceito abrange materiais metálicos e não- metálicos, por exemplo alguns problemas que incidem no concreto, seguem mecanismos similares aos que ocorrem na corrosão [DUTRA,1991].
O termo “corrosão” pode ser definido como a reação do metal com os outros elementos do seu meio, no qual o metal é convertido a um estado não metálico. Quando isto ocorre, o metal perde suas qualidades essenciais, tais como resistência mecânica, elasticidade, ductilidade e o produto de corrosão formado é extremamente pobre em termos destas propriedades.
Conceito
A corrosão consiste na deterioração dos materiais pela ação química ou eletroquímica do meio, podendo estar ou não associado a esforços mecânicos. Ao se considerar o emprego de materiais na construção de equipamentos ou instalações é necessário que estes resistam à ação do meio corrosivo, além de apresentar propriedades mecânicas suficientes e características de fabricação adequadas .A corrosão pode incidir sobre diversos tipos de materiais, sejam metálicos como os aços ou as ligas de cobre, por exemplo, não metálicos, como plásticos, cerâmicas ou concreto. Esta corrosão é denominada corrosão metálica. Dependendo do tipo de ação do meio corrosivo sobre o material, os processos corrosivos podem ser classificados em dois grandes grupos, abrangendo todos os casos deterioração por corrosão: Corrosão Eletroquímica e Corrosão Química
.Os processos de corrosão eletroquímica são mais freqüentes na natureza e se caracterizam basicamente por: necessariamente na presença de água no estado líquido;
temperaturas abaixo do ponto de orvalho da água, sendo a grande maioria na temperatura ambiente; formação de uma pilha ou célula de corrosão, com a circulação de elétrons na superfície metálica. Em face da necessidade do eletrólito conter água líquida, a corrosão eletroquímica é também denominada corrosão em meio aquoso .
.Nos processos de corrosão, os metais reagem com os elementos não metálicos presentes nomeio, O2, S, H2S, CO2, entre outros, produzindo compostos semelhantes aos encontrados na natureza, dos quais foram extraídos. Conclui-se, portanto, que nestes casos a corrosão corresponde ao inverso dos processos metalúrgicos.
Os processos de corrosão química são, por vezes, denominados corrosão ou oxidação emaltas temperaturas . Estes processos são menos freqüentes na natureza, envolvendo operações onde as temperaturas são elevadas.Tais processos corrosivos se caracterizam basicamente por:- ausência da água líquida;- temperaturas, em geral, elevadas, sempre acima do ponto de orvalho da água;- interação direta entre o metal e o meio corrosivo.
Fatores que influenciam a corrosão.
Os meios corrosivos mais freqüentemente encontrados: atmosfera, águas naturais, solos e produtos químicos. A fim de se destacar a importância que representa a natureza do meio corrosivo que se encontra na imediata proximidade da superfície metálica.
atmosfera: o ar contém umidade, sais em suspensão, gases industriais, poeira, etc. O eletrólito constitui-se da água que condensa na superfície metálica, na presença de sais ou gases presentes no ambiente. Outros constituintes como poeira e poluentes diversos podem acelerar o processo corrosivo;
solos: os solos contêm umidade, sais minerais e bactérias. Alguns solos apresentam também, características ácidas ou básicas. O eletrólito constitui-se principalmente da água com sais dissolvidos;
águas naturais (rios, lagos e do subsolo): estas águas podem conter sais minerais, eventualmente ácidos ou bases, resíduos industriais, bactérias, poluentes
...