RELATORIO ELETROQUIMICA
Por: Flávia Sanches • 17/11/2015 • Ensaio • 817 Palavras (4 Páginas) • 1.764 Visualizações
Prática Eletroquímica
Química Analítica Qualitativa
2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
OBJETIVO
MATERIAIS E REAGENTES
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
RESULTADOS E DISCUSSÃO
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
INTRODUÇÃO
A tendência de perder ou doar elétrons das substâncias, visando o equilíbrio, gera um tema de estudo na química, conhecido como Eletroquímica. Reações de oxi-redução tanto podem gerar corrente elétrica, como serem iniciadas por uma corrente elétrica. Esta última recebe o nome especial de eletrólise, e a primeira é responsável pelos dispositivos conhecidos como pilhas, baterias e acumuladores.
Em 1836, John Frederic Daniell criou um tipo de pilha usando zinco e cobre metálicos e soluções de sulfato de cobre e de zinco. Esta pilha foi rapidamente incorporada pelos Ingleses e Americanos em seus sistemas telegráficos. A Pilha de Daniell, como é conhecida, é um experimento clássico e fácil de realizar, e que ilustra com propriedade os fenômenos elétricos de uma reação de oxi-redução com formação de íons.
A pilha de Daniell é construída usando-se um eletrodo de zinco metálico, que é embebido numa solução de sulfato de zinco, e um eletrodo de cobre metálico, que é então embebido numa solução de sulfato cúprico. As duas soluções são postas em contato através de uma superfície porosa, de modo que não se misturem, mas íons possam atravessá-la. Alternativamente, uma ponte salina, que pode ser um tubo contendo em seu interior uma solução salina, tipo KCl, fechado por material poroso, interligando as soluções de sulfato cúprico e de zinco.
[pic 1]
OBJETIVO
Por intermédio do estudo do experimento clássico da Pilha de Daniell, estudar e entender a eletroquímica como resultado da tendência das substâncias em receber ou doar elétrons, formando íons e culminando na criação de corrente e outros fenômenos elétricos.
MATERIAIS E REAGENTES
Materiais
- 1 placa de Cobre
- 1 placa de Zinco
- Eletrodo de Grafite
- Multímetro
- Bateria 9V
- Béquer
- 2 Garras
Reagentes
- Solução ZnS04
- Solução CuS04
- Solução para Bateria H2SO4
- Solução KMnO4
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
1) Coloque em um béquer cerca de 100ml de solução de ZnSO4 mergulhe a placa de zinco na solução e espere cerca de 2 minutos, logo depois troque pela placa de cobre e aguarde o mesmo tempo.
2) Coloque em um béquer cerca de 100ml de solução de CuSO4 e mergulhe a plana de cobre na solução e espere cerca de 2 minutos, logo depois troque pela placa de zinco e aguarde o mesmo tempo.
3) Em um béquer coloque cerca de 50ml de solução de Bateria e 50 ml de KMN04,
.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
1) Na solução de Sulfato de Zinco não ocorreu nem um tipo de reação pois o zinco tem potencial de redução menor do que o Cobre.
2) Na solução de Sulfato de Cobre com a placa de cobre mergulhada não ocorreu nem um tipo de reação devido ao potencial de redução ser igual quando a placa de zinco foi colocada na solução o Cobre por ter maior potencial de redução, reduz formando Cobre sólido em volta da placa de Zinco.
...