RELATORIO TITULACAO DO ACIDO ACETICO
Por: andfuckrey • 14/6/2022 • Trabalho acadêmico • 695 Palavras (3 Páginas) • 232 Visualizações
CENTRO ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO EM
TEMPO INTEGRAL PAULO FREIRE
TÉCNICO EM QUÍMICA
ANDREY RAMOS TRAVESANI
CAMILA AMARAL GUIMARÃES
FELIPE FERNANDES COLA PEREIRA
JOÃO MANOEL FLORES
JULIA DE MOURA AREDES PIRES
LARA KROHLING TONANI
LAURA MARTINS PERDIGÃO
NARCISO BIANCHI COELHO
TITULAÇÃO - TEOR DE ÁCIDO ACÉTICO NO VINAGRE
ANCHIETA – ES, 2022.
TITULAÇÃO - TEOR DE ÁCIDO ACÉTICO NO VINAGRE
[pic 1]
ANCHIETA – ES, 2022.
- INTRODUÇÃO
A titulação é uma das técnicas de laboratório mais utilizadas quando se quer determinar a concentração de uma solução. Isso é feito por meio da reação dessa solução com outra de concentração conhecida. O volume de ambas é determinado experimentalmente. Em outras palavras, titulação é uma análise química quantitativa.
A titulação também serve para determinar de maneira precisa a quantidade de uma substância, confirmar se a concentração descrita no rótulo é verdadeira ou se a quantidade de um composto químico é a indicada na embalagem.
Nesse experimento, visamos descobrir o teor de ácido acético no vinagre através da titulação.
O vinagre é um produto conhecido há muito tempo, sendo que as primeiras referências datam de 8.000 anos a.C. considerado um condimento de grande importância no preparo de vários alimentos e até na limpeza de objetos de residência está presente praticamente na casa de todos os brasileiros.
Além disso o vinagre pode apresentar propriedades estimulantes e benéficas ao organismo como favorecer a secreção do suco gástrico, aumentando a ação dissolvente e a ação de regulação da glicose sanguínea, controle da pressão arterial, estimulante de apetite e promoção da absorção de cálcio.
O vinagre para consumo deve ter entre 4% e 6% de ácido acético. A legislação brasileira estabelece em 4% o teor mínimo de ácido acético para vinagre. O grau alcoólico do vinagre representa o resíduo do processo de acetificação. Todo vinagre deve ter um pouco de álcool, caso contrário as bactérias acéticas, na ausência de um substrato alcoólico, podem degradar o ácido acético produzido com prejuízo para o próprio vinagre.
O vinagre como conhecemos é um ácido derivado de qualquer bebida que possua teor alcoólico, obtido através de uma fermentação acética na qual o álcool se mistura com o oxigênio no ar. O ácido acético é o principal componente do vinagre, independente de qual tenha sido o substrato que deu origem a ele.
- OBJETIVO
Descobrir o teor de ácido acético no vinagre através do processo da titulação.
- MATERIAIS E REAGENTES
Materiais:
- Vidro de relógio;
- Balança analítica;
- Balão volumétrico de 100ml;
- Bureta de 50ml;
- Pisseta;
- Pera;
- Bastão de vidro;
- Pipetador;
- Erlenmeyer;
- Espátula;
- Funil;
- Pinça;
- Tira universal de pH;
- Suporte universal;
- Garra universal.
Reagentes:
- Água destilada 100ml;
- Soda cáustica 0,4g;
- Ácido acético 1 ml + 50ml de ;[pic 2]
- Fenolftaleína 1 ml + 50ml de .[pic 3]
Reação:
[pic 4]
- PROCEDIMENTO
Após analisar-se os reagentes, percebeu-se que era necessário para a prática do método da titulação, vertem-se 1ml de ácido acético em 50ml de em um Erlenmeyer. Logo isso adicionou-se a fenolftaleína à mistura.[pic 5]
...