RELATÓRIO IV: EVIDÊNCIA DA OCORRÊNCIA DE REAÇÃO QUÍMICA
Por: Horacio Fernado • 24/5/2018 • Relatório de pesquisa • 2.886 Palavras (12 Páginas) • 898 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA
INSTITUTO DE ENGENHARIAS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL BACHARELADO EM ENGENHARIA DE ENERGIAS
RELATÓRIO DE LABORATÓRIO DE QUIMICA I:
PRÁTICA IV: EVIDÊNCIA DA OCORRÊNCIA DE REAÇÃO QUÍMICA
HILQUIAS SILVA EPALANGA CHIQUETE
VICTOR SILVA LEMOS
Redenção – CE
11 de abril de 2018
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 OBJETIVOS 4
3 MATERIAIS E MÉTODOS 4
3.1 Matériais 4
3.2 Métodos 4
4 RESULTADOS E DISCUSSÕES 4
5 PÓS-LABORATÓRIO 6
6 CONCLUSÃO 6
REFERENCIAS BIOGRAFICAS 6
- INTRODUÇÃO:
Ao tratarmos de evidência da ocorrência de reação química, é um fato presente em bastante parte do nosso cotidiano que muitas vez passa despercebido, sabemos que a ocorrência de uma reação química é indicada pelo aparecimento de novas substâncias, fato que caracteriza o nosso cotidiano e como disse Lavoisier tudo se transforma e nada é igual a si mesmo no momento seguinte, se nada é igual a si mesmo no momento seguinte, quer dizer vivemos em constantes transformações, tanto em nível molecular como em nível atómico. Mas é preciso ter em conta que nem todo aparecimento de nova substância ou mudança representa a ocorrência de uma reação química, na reação é necessário que haja um grupamento dos átomos entre as substâncias de um dado sistema(BROWN).
Partindo deste pressuposto vamos ver que para que haja, ocorrência de reação química é necessário que estejam presentes algumas das seguintes evidências ou condições cuja principal caracteriza é a alteração do estado final quando comparado ao inicial : Mudança de cor, Liberação de um gás (efervescência), Aparecimento de chama ou luminosidade, Formação de precipitado, estes são umas das principais caraterísticas para que haja a ocorrência de uma reação química mas, é preciso ter em conta que reações químicas podem ocorrer na ausência desses sinais, com modificação geralmente perceptível ao olfato, visão ou tato, então em caso particulares ou alternativos para saber com exatidão se realmente houve uma reação química ou apenas uma mudança de estado como por exemplo que acontece com a agua onde dependendo da temperatura pode ser encontrada em um estado diferente, é preciso pegar os materiais obtidos, isolá-los e determinar suas propriedades químicas específicas, tais como densidade, pontos de fusão e ebulição, para um estudo mais elaborado, vistos que as reações podem ser de diferentes tipos( portaldoprofessor) .
Dentre os principais tipos de reação química pode citar algumas das quais faremos o uso nesta prática, mas antes precisamos saber que elas podem ser classificadas quanto a sua velocidade em rápidas ou lentas, em quanto a reversibilidade em reversíveis e irreversíveis e quanto ao seu estado podem ser homogenias ou heterogêneos e quanto a complexidade em (BROWN e Manual):
- Reação de Combinação, de síntese ou de adição – geralmente do tipo A mais B que forma um único composto AB (caracterizada por: A + B = AB)
- Reação de Decomposição – Como o nome sugere ela é inversa a reação de Combinação ou adição já que ela faz a associação das moléculas. caracterizada por: AB A + B
- Reações de Troca a qual pode ser de dois tipos: Reação de simples troca ou deslocamento: caracterizada por: A + BC = AC + B. E a reações de dupla troca: caracterizada por: AB + CD = AD + CB.
- Reação de Precipitação – E uma reação muito comum e Geralmente forma precipitado no meio onde ocorrer a reação.
- Reações de oxirredução também conhecida como redox: caraterizada pela transferência de elétrons de um reagente para outro.
Estas são as principais características podendo ser caraterizadas em muitas outras categorias e tipos.
- OBJETIVOS:
- Utilizar evidências experimentais para concluir sobre a ocorrência de uma reação química;
- Classificar as reações químicas;
- Representar as reações através de equações químicas.
- MATERIAIS E MÉTODOS:
- MATERIAIS:
- EXPERIMENTO I: MUDANÇA DE COR
- Estante para Tubos de Ensaio;
- Pipeta 5ml;
- Tubos de ensaios;
- Sulfato de cobre [CuSO4] 0,2 Mol/L;
- Sulfato de ferro III [Fe2(SO4)3] 0,2 Mol/L;
- Hidróxido de amônio [NH4OH] 3,0 Mol/L.
- EXPERIMENTO II: FORMAÇÃO DE PRECIPITADO
- Estante para Tubos de Ensaio;
- Pipeta 5ml;
- Tubos de ensaios;
- Ácido clorídrico [HCl] 1 Mol/L;
- Ácido sulfúrico [H2SO4] 1 Mol/L;
- Cloreto de bário [BaCl2]0,1 Mol/L;
- Cloreto de magnésio [MgCl2] 1 Mol/L;
- Cromato de potássio [K2CrO4] 0,1 Mol/L;
- Hidróxido de sódio [NaOH] 1 Mol/L;
- Nitrato de prata [AgNO3] 0,1Mol/L.
- EXPERIMENTO III: TIPOS DE REAÇÃO
- Estante para Tubos de Ensaio;
- Pipeta 5ml;
- Tubos de ensaios;
- Ácido clorídrico [HCl] 1 Mol/L;
- Ácido sulfúrico [H2SO4] 1 Mol/L;
- fenolftaleína [C20H14O4];
- Ferro [Fe(s)];
- Hidróxido de sódio [NaOH] 1 Mol/L;
- Magnésio [Mg(s)];
- Sulfato de cobre [CuSO4] 0,2 Mol/L.
- MÉTODOS:
- EXPERIMENTO I: MUDANÇA DE COR
- Misturou-se em um tubo de ensaio 1 mL de Sulfato de cobre [CuSO4] 0,2 Mol/L junto com 1 mL de Sulfato de ferro III [Fe2(SO4)3] 0,2 Mol/L, observando-se os reagentes antes e depois de serem colocados em contato, anotou-se as observações.
- Em outro tubo de ensaio, repetiu-se o procedimento usando Sulfato de cobre [CuSO4] 0,2 mol/L e Hidróxido de amônio [NH4OH] 3,0 Mol/L, anotando-se as observações.
- EXPERIMENTO II: FORMAÇÃO DE PRECIPITADO:
Misturou-se os reagentes descritos abaixo em tubos de ensaio se observando e comparando as precipitações formadas durante e após a mistura, anotando as observações de cada uma.
...