RELATÓRIO PREPARAÇÃO DO TETRAFLUOROBORATO DE POTÁSSIO E AMÔNIO
Por: Patrick Alves Reis • 18/5/2019 • Trabalho acadêmico • 3.851 Palavras (16 Páginas) • 341 Visualizações
[pic 1]
Universidade Federal do Espírito Santo – UFES
Centro de Ciências Exatas - CCE
Química Bacharelado
RELATÓRIO DE AULA EXPERIMENTAL
RELATÓRIO 01- PREPARAÇÃO DO TETRAFLUOROBORATO DE POTÁSSIO E AMÔNIO
VITÓRIA
2018
Patrick Alves Reis
Lucas Bernardes
Trabalho em equipe, apresentando a disciplina Química Inorgânica Experimental II, do professor Carlos Vital Paixão Melo, para obtenção de nota relativa ao 2º semestre de 2018
VITÓRIA
2018
SUMÁRIO
1. OBJETIVO Erro! Indicador não definido.
2. INTRODUÇÃO Erro! Indicador não definido.
3. PARTE EXPERIMENTAL 6
3.1. SUBSTÂNCIAS E REAGENTES 6
3.2. REAÇÕES 6
3.3. MATERIAIS 7
3.4. PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS 8
3.5. TOXICOLOGIA 10
3.6. PROCEDIMENTOS 12
4. DISCUSSÃO 11
5. CONCLUSÃO 20
6. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 21
- OBJETIVO
Cristalizar, precipitar e quantificar o rendimento na produção em bancada de laboratório dos sais tetrafluoroborato de amônia a partir do acido bórico com o fluoreto de amônia e do tetrafluoroborato de potássio, usando o tetrafluoroborato de amônia como precursor.
2. INTRODUÇÃO
Para atingimos a nossa objetivo, é necessário intender um pouco sobre solubilidade dos precipitados. Inúmeras analises química e na produção de muitos sais inorgânicos e orgânicos, envolve a formação de precipitados. Pode-se dizer que um precipitado é uma substância que se separa de uma solução em forma solida, cristalina ou coloidal e podem ser removidas da solução ou utilizando um filtro ou uma centrifuga. Por definição a solubilidade é igual a concentração de molar da solução saturada. Temperatura, pressão, concentração de outros materiais em solução e a natureza e composição do solvente. (Vogel, 1981).
A pressão exerce pouca influencia pratica na solubilidade de um sal, logo em pressão atmosférica esse termo pode ser descartado. Porem o aumento da temperatura de modo geral aumenta a solubilidade de precipitado, mas existem algumas exceções. A variação da solubilidade com a temperatura pode ser usada como estrategia na hora de fazermos a separações.
O tipo de solvente tem grande importância separação e na formação dos cristais dos compostos. Mas não nesse trabalho, onde usaremos água como solvente.
Já a concentração de outras substâncias em solução podem acarretar em duas possibilidades. Primeiro, o efeito do íon comum: dizemos que o íon comum é aquele que faz parte do precipitado, e de modo geral o excesso de íon comum diminui a solubilidade contribuindo pra saturação da solução, o que ocasiona a solidificação da substância menos solúvel, se bem que esse excesso pode contribuir para a formação de uma substância complexa. Segundo, o efeito do íon estranho: faz justamente o contrario, aumenta ligeiramente a solubilidade do precipitado, isso se não acontecer nenhuma reação química entre os reação entre o íon estranho e o precipitado. (Vogel, 1981)
O tetrafluoroborato é o ânion BF4- que tem formato tetraédrico e apresenta valência isoeletrônica com muitas espécies estáveis, dentre elas o ânion perclorato, que é usado de forma parecida no laboratório.
Pode ser obtido por reações com sais de fluoreto e BF3 que funciona com ácido de lewis, tratamento de ácido tetrafluorobórico com base, ou pelo o tratamento de ácido bórico com ácido fluorídrico.
A utilização em maior escala do tetrafluoroborato se deu por conta de que o perclorato quando misturado com compostos orgânicos, em especial derivados da amina, produzia compostos potencialmente explosivos.
Sua grande vantagem se nota pois seus sais são frequentemente mais solúveis em solventes orgânicos do que nitratos ou haletos. Além disso, o BF4- é menos nucleofílico e básico que os nitratos e haletos. Assim, quando se utilizam sais de BF4-, pode - se presumir que o cátion é o agente reativo e este ânion tetraédrico é inerte. Os fluoroboratos de transição e de metais pesados são produzidos da mesma maneira que outros sais de fluoroborato; os respectivos sais metálicos são adicionados aos ácidos bórico e fluorídrico. Tetrafluoboratos de estanho, chumbo, cobre e níquel são preparados por meio de eletrólise destes metais em uma solução contendo HBF4.
O boro forma , por assim dizer provavelmente as mais extraordinárias estruturas entre todos os elementos. É um metaloide relativamente de alta energia de ionização que forma ligações covalentes com silício. Porem, como só tem três elétrons na sua ultima camada de valência e raio atômico pequeno, ele pode forma compostos com octeto incompleto ou deficiente de elétrons Essa propriedade de ligação é incomum o que torna o boro e de propriedades notáveis e elemento essencial em nanotecnologia. (Atkins, 2012)
...