RESENHA DO ARTIGO: HIPÓTESE DE GAIA
Por: Lucas Augusto • 14/10/2020 • Resenha • 504 Palavras (3 Páginas) • 276 Visualizações
RESENHA DO ARTIGO: HIPÓTESE DE GAIA
Em "A química ambiental e a hipótese de Gaia: Uma visão sobre a vida na terra?", o autor ressalta a questão da hipótese de Gaia, que é atualmente a única hipótese disponível para tratar problemas ambientais em grandes ecossistemas, tais como oceanos e atmosfera. Tal hipótese diz que a vida por si só tem mantido o ambiente otimizado através do controle da temperatura e da composição química da biosfera, ou seja, trata-se da manutenção e equilíbrio do ecossistema através de seus próprios recursos.
O artigo é expositivo e usa dados e pesquisas para exemplificar o tema abordado, que demonstra a eficácia da hipótese de Gaia na manutenção do planeta terra. O autor destaca principalmente que a manutenção da concentração de metano na atmosfera terrestre frente a presença de um oxidante como o oxigênio é feita graças a Gaia. Também mostra e exemplifica que Gaia é responsável pela manutenção do oxigênio para ele se manter entre 15% (que gera ausência de fogo) e 25%(que gera fogo devastador).
Ao ler e observar o texto nota-se que o autor se baseia muita na observação e fundamentação em teorias, tais como as leis da termodinâmica, isso é observado principalmente quando o autor menciona fatos observados no período que o mesmo era consultor na NASA.
Como exemplo é citado diversas observações teóricas, tais como o controle de oxigênio da atmosfera, a retirada de dióxido de carbono por meios naturais como fotossíntese, dissolução no oceano...dentre outros e também mostra como exemplo experimental uma simulação feita em computador chamada "Planeta das margaridas" onde é mostrado uma possível evolução e seleção natural.
Entretanto, o artigo poderia conter um pouco mais de exemplos de experimentações práticas para comprovar e fortalecer a hipótese defendida pela autor, pelo menos nada disso, além do experimento do planeta das margaridas, é mencionado no texto.
Por fim o autor acaba concluindo que Gaia é realmente responsável pelo autocontrole do nosso planeta, onde o mesmo mostra outro exemplo em que o sol se torna cada vez mais brilhoso e quente de tal forma que traria um superaquecimento tornando inviável a vida no planeta, mas Gaia novamente é responsável pelo controle dessa temperatura, fazendo com que grande parte do dióxido de carbono fosse assimilado nos oceanos pelos fitoplânctons, mantendo assim o mecanismo dinâmico de produção e assimilação de gás-estufa na atmosfera e por consequência o controle da temperatura. Mesmo com críticas feitas por outros pesquisadores o autor se manteve firme com sua hipótese e ainda usou críticas de biólogos e outros profissionais para fortalecer a sustentação teórica da hipótese de Gaia.
Nota-se também que se trata de um artigo rico em exemplos teóricos, porém na minha opinião um pouco carente de experimentações praticas, mas bastante útil para compreensão da questão ambiental tratadas no macro e de grandes ecossistemas, o que leva a obra ter grande importância principalmente para o público que lida com a questão da conservação e preservação ambiental, tais como químicos, engenheiros, biólogos, etc.
...