Reações chumbo e estanho
Por: mes_de_junho • 13/6/2015 • Relatório de pesquisa • 759 Palavras (4 Páginas) • 2.910 Visualizações
IFMA
05 de junho de 2015
Química inorgânica experimental
Prof. José Hilton Gomes Rangel
Francisco Brandão
Reações do Estanho e Chumbo metálico
Reações do estanho e chumbo metálico
Objetivos:
Verificar as propriedades químicas e físicas dos elementos Estanho e Chumbo.
Introdução:
A química desses dois elementos mostra muitas semelhanças, exceto que o estado de oxidação +2 é mais estável para o chumbo do que o estanho. Soluções que contenham Sn(II) são bons agentes redutores de fato, o oxigênio do ar oxida soluções Sn(II) à Sn(IV) a menos que algum Sn metálico esteja presente em contato com a solução de Sn(II). Por outro lado, somente os oxidantes muito fortes podem oxidar Pb(II) a HCl ou H2SO4 quente.
A solução formada contém íons Sn(II), não sob forma de íons SN²+ (aq) e sim sob forma dos cloro-complexos SnCl4²- ou SnCl3¹-. O chumbo metálico não se dissolve, apreciavelmente em HCl diluído ou em H2SO4 com concentração até 50%. Com os ácidos oxidantes, como HNO3 concentrado o estanho e o chumbo reagem diferentemente. O estanho reage lentamente formando o dióxido insolúvel, SnO2; nesse caso, resulta no estado de oxidação (+4). Embora o dióxido insolúvel do Sn(IV) formado seja, para maior simplicidade escrita como SnO2, é de fato o hidróxido hidratado, SnO2.H2O.
Quando o HNO3, é usado como ácido oxidante, só se consegue colocar o Sn em solução adicionando-se em uma alta concentração de CL¹-, para formar o ácido complexo H2SnCl6, assim o Sn se dissolve completamente em água-régia. O Pb por outro lado, reage rapidamente com o HNO3 gerando nitrato de Pb(II) solúvel.
Reagentes e vidrarias:
6 Tubos de ensaio HNO3
Estante para tubos de ensaio Sn sólido
4 pipetas Pb sólido
Bico de Bunsen
HCl 1 mol/L
H2SO4 1 mol/L
Procedimento experimental:
- Com o auxílio de uma espátula, colocou-se uma porção de Sn(metálico) em um tubo de ensaio. Em seguida adicionou-se 5mL de HCl 1 mol/L.
- Em outro tubo de ensaio coloque uma porção de Sn(metálico) e adicione 5mL de H2SO4 1 mol/L.
- Aqueceu-se os tubos dos itens 1 e 2, observou-se que o aquecimento favoreceu a reação.
Repetiu-se as operações 1,2 e 3 usando o Pb(metálico). Em um tubo de ensaio adicionou-se Sn(metálico) a 1mL de HNO3. Observou-se a reação rápida de Sn
Em outro tubo adicionou-se Pb(metálico) a 2mL de HNO3 e observou-se a reação.
Resultados e Discussão:
Sn+HCl
Não houve alteração porém após o aquecimento, houve desprendimento de gás (H+)
E a formação de cloreto de estanho(II)
Sn+H2SO4
...