TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reações químicas

Projeto de pesquisa: Reações químicas. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  820 Palavras (4 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução:

As reações químicas são classificadas em dois tipos: reações reversíveis e reações irreversíveis. A divisão das reações em dois tipos é, na verdade, uma divisão prática. Teoricamente, todas as equações possuem um caráter reversível, ou seja, todas ocorrem, tanto no sentido dos produtos como no sentido dos reagentes. Observando uma equação reversível, quando a velocidade da reação direta é igual à velocidade da reação inversa, dizemos que está em equilíbrio químico.

Podemos representar, graficamente, a condição de equilíbrio em função da velocidade:

Figura 1.

Inicialmente, a velocidade dos reagentes é máxima, porém a dos produtos aumenta conforme o tempo, assim, quando as duas velocidades se igualam o sistema atinge o equilíbrio químico, porém a reação não deixa de continuar. A velocidade de uma reação é calculada através da razão do módulo da variação de concentração e o tempo.

Observando a figura 1 e 2, notamos que a velocidade dos reagentes aumenta e dos produtos diminui. Assim, por consequência, a concentração dos reagentes diminui e a concentração dos produtos aumenta até que se estabeleça a condição do equilíbrio químico, ou seja, até que a velocidade direta e inversa da reação seja igual, permanecendo desta forma, constantes a concentração dos produtos e reagentes. Assim, dizemos que o equilíbrio é dinâmico.

Figura 2.

O equilíbrio químico pode ainda ser classificado em homogêneo e heterogêneo. Equilíbrio homogêneo ocorre quando todos os elementos participantes da reação estão no mesmo estado físico. Já o equilíbrio heterogêneo é aquele onde todas as substâncias da reação química estão em fases diferentes umas das outras.

Como a constante de equilíbrio também varia conforme a temperatura, a pratica de calor de reação deve ser incluída, para o seu cálculo devemos sempre observar a variação de entalpia que acompanha a reação. A variação de entalpia, em uma reação, a energia correspondente sempre à reação direta. Assim, quando a variação de entalpia é maior que zero, ou seja, é positiva, dizemos que a reação no sentido direto é endotérmica, porém quando a variação de entalpia de uma reação é negativa significa que o sentido direto da reação é exotérmico.

Além da constante de equilíbrio em função da concentração e temperatura, existe ainda, a concentração de equilíbrio em função da pressão. Quando uma reação possui elementos na forma gasosa, podemos calcular a constante de equilíbrio em termos de pressão.

Contudo, a partir do princípio de Le Chatelier, quando alguma ação é realizada sobre um sistema em equilíbrio, ocorre uma reação na direção que tende a diminuir a ação realizada.Estas ações podem, muitas vezes, beneficiar a reação em um dos sentidos. A essa consequência é dado o nome de deslocamento químico. O deslocamento químico é qualquer modificação da velocidade, direta e indireta, da reação, causando uma diferente concentração das substâncias da reação dando um novo estado de equilíbrio à reação.

2.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com