Relatório Equações Químicas e Reações Químicas
Por: Jessica Naline • 21/8/2022 • Trabalho acadêmico • 1.203 Palavras (5 Páginas) • 136 Visualizações
INTRODUÇÃO
Equações Químicas e Reações Químicas
As equações químicas são o meio de representar uma reação química, transformando uma ou mais substâncias em outras substâncias, tendo primeiramente os reagentes e em seguida os produtos formados. Existem diferentes formas de representar uma equação química, cada uma acontecendo de diferentes formas, sendo as principais: Reação de Adição, Reações de Decomposição, Reações de Simples Troca, Reação de Dupla Troca e Reações Redox.
Reação de Adição (Síntese): Quando duas ou mais substâncias reagem formando um único produto.
A + B → C
Reações de Decomposição (Análise): Quando um reagente forma dois ou mais produtos.
AB → A + B
Reações de Simples Troca (Deslocamento): Quando uma substância simples reage com uma substância composta, gerando uma nova substância simples e uma nova substância composta.
AB + C → AC + B
As reações de simples troca se realiza em consideração com a fila de radioatividade, se um elemento individual for menos reativo comparado a outra substância, essa reação não ocorrerá.
Reação de Dupla Troca (Permutação): Quando duas substâncias compostas reagem gerando duas novas substâncias compostas.
AB + CD → AD + CB
Reações Redox: Onde ocorre transferência de elétrons na reação química, onde quem perde elétrons sofre oxidação, ou seja, é o agente oxidante. Já quem ganha elétrons sofre a redução, ou seja, é o agente redutor da reação. Observe a reação entre o Ferro e o Oxigênio:
4Fe(s)+3O2(g)→2Fe2O3(s)
Na reação o Ferro perde elétrons formando o íon Fe 3+, onde ele é oxidado e o Oxigênio ganha elétrons formando o O2- onde ele é reduzido.
Números de Oxidação
Carga que um átomo assume após sua ligação que liga ele a outro átomo é quebrada. O número de oxidação pode ser identificado da seguinte forma:
Metais alcalinos e a prata: nox +1
Metais alcalinos terrosos e o zinco (Zn): nox +2
Alumínio (Al): nox +3
Oxigênio: nox -2, com qualquer elemento, menos nos peróxidos: nox -1
Hidrogênio: nox +1 com qualquer elemento, menos com os ametais: nox -1
Calcogênios: nox -2
Halogênios: nox -1
Íons compostos: nox igual a carga do íon
A soma de todos os nox de uma substância composta: nox 0
A soma do nox no íon sempre será a própria carga do íon.
Elementos isolados e substâncias simples: nox 0
Para a escrita de uma equação química devemos levar em consideração:
A divisão dos reagentes e dos produtos, onde para uma reação usa-se uma dupla seta (uma reação de equilíbrio, ou seja, uma reação reversível) ou uma simples seta (sempre apontando do reagente para os produtos, onde a reação terá mais estabilidade).
Apresentar o estado físico de cada um dos reagentes e produtos formados, sendo possível identificar o átomo precipitante da reação.
Realizar a estequiometria correta, associando os reagentes conforme a proporção adequada de produtos. Assim se mostra que os átomos não são preparados nem eliminados durante a reação, eles sempre estiveram ali.
Observe o exemplo de uma equação da reação entre o Hidróxido de Sódio (NaOH) e o Ácido Sulfúrico sendo eles os reagentes:
NaOH(aq) + H2SO4(aq) → Na2SO4(aq) + H2O(l) (equação incompleta)
Aplicando a estequiometria na equação para haver coerência na proporção, tem -se então:
2NaOH(aq) + H2SO4(aq) → Na2SO4(aq) + 2H2O(l) (equação balanceada)
Nota-se o sentido da seta em direção aos produtos formados da reação, mostrando que a formação de Sulfato de Sódio (Na2SO4) e água (H2O) é mais estável para se estar no ambiente, sendo difícil inverter a reação.
Se
...