Relatório Físico Química Densidade
Por: Marcio Venancio Duarte • 26/6/2019 • Ensaio • 2.525 Palavras (11 Páginas) • 290 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA – UEPB
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE-CCBS
DEPARTAMENTO DE FARMÁCIA
COMPONENTE CURRICULAR: FISICO-QUÍMICA EXPERIMENTAL
DOCENTE: DAUCI PINHEIRO RODRIGUES
TURMA: QUINTA FEIRA
JAMILLY KEILLA BARBOSA PAULINO
DETERMINAÇÃO DE DENSIDADE DE LÍQUIDOS POR PICNOMETRIA
CAMPINA GRANDE
2017
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
LABORATÓRIO DE: FÍSICO QUÍMICA
PROFESSOR (a): DAUCI PINHEIRO RODRIGUES
ALUNO (a): JAMILLY KEILLA BARBOSA PAULINO
CURSO: FARMÁCIA MAT: 142131687
TÍTULO E Nº DO EXPERIMENTO:EXPERIMENTO Nº 01 - DETERMINAÇÃO DA DENSIDADE DE LÍQUIDOS POR PICNOMETRIA E DENSIMETRIA.
DATA DO EXPERIMENTO:
RECEBIDO EM:____\____\____ POR: __________
AVALIAÇÃO
PREPARAÇÃO:______________
RELATÓRIO:_________________
PROVA:_____________________
NOTA GLOBAL:________(_____________)
RUBRICA DO (a) PROFESSOR (a)________________
CAMPINA GRANDE
2016
- INTRODUÇÃO
A densidade é uma, de tantas propriedades que caracterizam uma substância, e é considerada como uma propriedade específica, isto é, cada substância pura tem uma densidade própria que a identifica, acusa grau de pureza, pois a densidade de uma amostra é significativamente alterada pela presença de contaminantes e ainda a diferencia das outras substâncias. A densidade é uma propriedade intensiva, isto é, não depende da quantidade de matéria.
Os estados da matéria podem, de forma simplificada, serem agrupados em sólido, líquido e gasoso. Sendo que a densidade de gases é menor do que a de líquidos, e a dos líquidos menor ainda que a dos sólidos.
Definimos a densidade de um corpo (ou objeto) como sendo a razão entre sua massa e seu volume. Por exemplo, para sabermos a densidade de um tijolo, basta sabermos a sua massa total e seu volume total. Matematicamente, temos:
[pic 2]
Na equação acima temos:
d – representa densidade
m – representa a massa do corpo (ou objeto)
V – representa o volume
Quando observamos essa expressão, podemos chegar a uma conclusão: a densidade é inversamente proporcional ao volume, ou seja, quanto maior a densidade, menor será o volume ocupado por uma determinada massa de uma substância. Por exemplo, 1kg de chumbo e 1kg de algodão possuem o mesmo peso, porém não ocupam o mesmo espaço, pois o algodão ocupara muito mais espaço que o chumbo, portanto a densidade do chumbo é maior que a do algodão.
Alguns fatores ambientais externos, podem modificar o valor estabelecido da densidade, como por exemplo a temperatura e a pressão. Nas substâncias sólidas e líquidas, o fator que pode influenciar a densidade é a temperatura, pois com o aumento da temperatura, há a separação dos átomos e moléculas, culminando com o aumento do volume fixo, ocasionado pela dilatação ocorrida. Com os gases, dois fatores são importantes. Devemos salientar que a temperatura é inversamente proporcional a densidade, pois varia-se o volume em contrapartida a pressão é proporcional.
A densidade de líquidos pode ser determinada pelo método de picnômetria, onde é utilizado o picnômetro e pode também ser usado o método de densímetria onde é utilizado o densímetro.
O picnômetro é um pequeno frasco de vidro construído cuidadosamente de forma que o seu volume seja invariável. Ele possui uma abertura suficientemente larga e tampa muito bem esmerilhada, provida de um orifício capilar longitudinal.
O densímetro é um tubo de vidro com certa quantidade de chumbo na base, responsável pelo seu corpo. Na parte de cima do tubo há uma escala desenhada. Ao mergulhar o densímetro no líquido, ele afunda até deslocar um volume de fluido cujo peso se iguale ao dele. A superfície do líquido indica determinado ponto na escala, isto é, sua densidade.
Esses métodos de obtenção da densidade são essencialmente importantes para determinação de pureza das substâncias que serão utilizadas em procedimentos experimentais de análises químicas que necessitem da conversão de unidades baseados na densidade para cálculos de concentrações.
- OBJETIVOS
- Determinar a massa específica (densidade absoluta) e a densidade relativa das soluções etanólicas em concentrações de ( 20%, 40%, 60%, 70%, 80% e PA ) e de sacarose em concentração de (10%, 20%, 30% e 40%) pelo método do picnômetro.
- Observar a variação existente entre a densidade absoluta experimental e a teórica, calculando o erro.
- MATERIAIS E MÉTODOS
- REAGENTES
- Água destilada
- Soluções etanólicas a 20%, 40%, 60%, 70%, 80% e PA) v/v.
- Sacarose a 10%, 20% ,30% e 40% em m/v.
- MATERIAIS INSTRUMENTAIS
- Balança analítica
- Picnômetros de variados tamanhos
- Papel absorvente
- Becker
- Termômetro
- Pipeta graduada
- PROCEDIMENTO EXPERIMENTAIS
Com as soluções etanólicas e de sacarose já preparadas em variadas concentrações para que fossem medidas as massas específicas de cada solução através do método do picnômetro. Os valores de massa específica servirão, mais tarde, para o cálculo da densidade relativa das soluções.
...