Relatorio de Estágio de Química
Por: Marcus Leonan • 2/5/2018 • Artigo • 1.493 Palavras (6 Páginas) • 259 Visualizações
[pic 1]
Universidade Federal de Itajubá
Instituto de Física e Química
RELATÓRIO 5 – DETERMINAÇÃO DA CONCENTRAÇÃO DE UMA SOLUÇÃO DE HCl - POTENCIOMÉTRICO
Disciplina: Química analítica quantitativa experimental
Professor: Sandro Andrade
Grupo: Gabriel Ferreira 2017008750
Matheus Henrique 2017016716
Antonio Fernandes 2017009794
Itajubá 25 de abril de 2018
Sumário
Introdução 3
Objetivos 4
Materiais e métodos 4
Procedimento experimental 5
Resultados e Discussões 5
Conclusão 8
Referencias 9
Introdução
Titulação
Durante analises químicas busca se descobrir o máximo de informações possíveis sobre o analito, uma das informações é a concentração. Para isso utilizam se algumas técnicas para descobrir a concentração dos analitos.
Um dos métodos utilizados é a titulação, na qual se utiliza de um padrão primário de alta pureza e de concentração conhecida para que se possa determinar a concentração do analito. O método consiste na adição de um titulante em uma vidraria contendo o analito misturado a um indicador de pH, quando o indicador acusa a mudança de pH (ácida para base ou vice e versa) para de se adicionar o titulante a solução.
A titulação é baseada no volume utilizado de titulante multiplicado pela sua concentração, igualada ao volume do titulado multiplicado pela concentração do mesmo, a equação pode ser observada abaixo:
[pic 2]
Titulação potenciometrica
Um dos métodos de titulometria utilizados para determinar a concentração de uma solução é o de potenciometria.
Este método trabalha com a adição de pequenas quantidades de titulante, indo de 1 mL a 1mL e quando perto do ponto de viragem (teórico), adiciona-se de 0,1 mL em diante, durante a adição do titulante, é medido o pH da solução naquele ponto.
O pH pode ser medido com o auxilio de instrumentos como pH-metro, relaciona se então os pontos (volumes) com os respectivos pH obtidos, com eles é possível criar um gráfico, este gráfico é chamado de curva de titulação, quando analisado o ponto de viragem, pode se descobrir a concentração do titulado.
Tituladores automáticos
Buscando agilizar e facilitar o processo de titulação, desenvolveram se aparelhos para auxiliar nessa analises, sendo um deles os tituladores automáticos, esses tituladores trabalham com o índice de alcalinidade e acidez. Alguns podem analisar amostras mais abrangentes, trabalhando com quase qualquer tipo de amostra, porém alguns servem apenas para casos específicos como o caso dos mini tituladores.
Objetivo
Realizar a padronização de uma solução de NaOH através de uma análise de titulação, tendo como padrão primário bifitalato de potássio. Utilizar o NaOH padronizado para a análise de uma solução de HCl com o auxilio de um pHmetro para a determinação do pH.
Materiais e métodos
Reagentes
NaOH 0,1 mol L-1;
HCl 0,1 mol L-1;
Bifitalato ácido de potássio 0,1 mol L-1;
Fenolftaleína.
Materiais
Bureta 25,00 mL
Béquer 250,00 mL
Pipeta volumétrica 10,00 mL, Global trade technology
Balança analítica, Marte, AY220
pH-metro com eletrodo de pH, Edutec, JK-PHM-005
Chapa de aquecimento com agitador magnético, Cientec, CT-103
Procedimento experimental
Primeiramente, foi calibrado o pH-metro com soluções tampão de pH 7,0 e 4,0 para ajusta-lo. Com o pH-metro ajustado, foi colocado uma solução de NaOH na bureta, que foi ambientada, tomando os devidos cuidados para não ficar com bolhas e nem cometer o erro de paralaxe.
Em um béquer, foi pipetado uma pequena quantidade de solução de HCl a 0,1 mol L-1, completado um pouco com água destilada e, em seguida, adicionado algumas gotas do indicador de pH fenolftaleína.
Um sistema foi montado contendo o béquer com a solução de HCl em cima de um agitador com fundo branco, uma bureta com solução de NaOH, um eletrodo e um pH-metro. É importante ressaltar que é preciso tomar cuidado para o “peixinho” não quebrar o eletrodo.
Iniciando a titulação, foram anotados valores de pH a cada 1 mL até chegar a 8 mL. A partir de 8 mL, foram sendo tituladas com intervalos de 0,1 mL, sendo anotados os pH respectivos até que atingisse 11 mL de solução de NaOH consumido. Dessa forma, continuou-se a titulação até chegar aos 20 mL consumidos, em intervalos de 1 mL.
Com os valores de pH obtidos, foi possível fazer uma curva de titulação, podendo calcular a concentração de HCl.
Resultados e discussões
Como já discutido no relatório anterior, para a padronização de NaOH com biftalato ácido de potássio, como o procedimento foi realizado em triplicata, pesou-se três medidas diferentes de biftalato-K, em todos os casos o biftalato foi diluído com 26mL de água destilada e colocou-se 4 gotas de indicador de fenolftaleína.
Com a formula abaixo, calculou-se o número de mols de biftalato-K
...