Relatorio de Inorganica
Por: brnospaiva • 21/1/2016 • Relatório de pesquisa • 983 Palavras (4 Páginas) • 366 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
INORGÂNICA EXPERIMENTAL
GRUPO 1
(AULA PRÁTICA Nº 1)
Prof. Lígia Maria Mendonça Vieira
Bruno de Paiva Morais
Isabella Marano Carneiro Pereira
Jéssica Magalhães Toledo
Rayani Almeida de Lima
Turma QA
VOLTA REDONDA - RJ
2014-II
1. Introdução
A família 1A da tabela periódica é representada pelos metais alcalinos. São eles: Lítio (Li), Sódio (Na), Potássio (K), Rubídio (Rb), Césio (Cs) e Frâncio (Fr), já agrupados em ordem crescente de reatividade.
Todos esses elementos são os maiores dos seus respectivos grupos da tabela periódica. Dessa maneira, seus átomos são muito grandes - o que justifica a fraca atração de seus elétrons pelo núcleo - fazendo com que a energia de ionização seja menor em comparação a dos outros grupos da tabela periódica.
2. Objetivo
Analisar a reatividade dos metais alcalinos e seus compostos.
3. Materiais
- Béqueres;
- Espátula;
- Tubos de ensaio;
- Água destilada;
- Sódio metálico (Na);
- Potássio metálico (K);
- Peróxido de Sódio (Na2O2);
- Indicador ácido-base fenolftaleína;
- Cloreto de Potássio (KCl);
- Nitrato de Potássio (KNO3);
- Carbonato de Potássio (K2CO3);
4. Métodos
- Experimento 1: Reação com água
Foi adicionado em dois béqueres 50ml de água destilada com o indicador ácido-base fenolftaleína e incluído uma pequena quantidade de Sódio e Potássio metálicos , cautelosamente. Após isso, foi observada a reatividade dos metais, a fim de verificar qual dos dois é o mais reativo e por quê.
- Experimento 2: Reação dos compostos de metais alcalinos
Em um tubo de ensaio, foi colocada uma pequena quantia de peróxido de Sódio (Na2O2) e adicionou-se 1ml de água destilada; agitou-se a solução. Após o término do desprendimento de gás da reação, foi introduzida uma gota de fenolftaleína para verificar o caráter do composto, juntamente com a especificação do gás liberado.
- Experimento 3: Hidrólise de sal de metal alcalino
Adicionou-se em três tubos de ensaio uma pequena porção dos sais KCl, KNO3 e K2CO3. Em seguida, foi colocado em cada tubo 1ml de água destilada e agitou-se a fim de diluir o sal. Para verificar o caráter da solução e a ocorrência de hidrólise, adicionou-se o indicador fenolftaleína.
5. Resultados e discussão
- Procedimento 1: Reação com água
Com a adição do Sódio no béquer com água e fenolftaleína, observou-se uma violenta reação, uma vez que trata-se de um elemento altamente reativo e exotérmico. Também notou-se que ao entrar em contato com a água, o metal permanece na superfície devido a imediata liberação de gás H2 que envolve a área de contato da substância. Além disso, percebeu-se que a coloração da substância tornou-se rosa, o que confirma o caráter básico do produto formado.
2Na(s) + 2H2O(l) → 2NaOH(aq) + H2(g) ΔHf° = -469,15KJ/mol
Em relação ao potássio, observou-se que a reação com a água foi muito mais rápida e violenta em comparação com a do Sódio, uma vez que o K é um metal menos eletronegativo e tem uma menor energia de ionização, fazendo com que possua uma maior propriedade exotérmica. Devido a essa maior liberação de energia, o próprio calor é consumido para a queima do hidrogênio então desprendido, ocasionando a maior rapidez da reação com a formação de faíscas. Conforme também observado com o Sódio, a rápida reação do metal faz com que ele permaneça na superfície, mesmo possuindo densidade maior que a água.
2K(s) + 2H2O(l) → 2KOH(aq) + H2(g) ΔHf° = -482,37KJ/mol
- Procedimento 2: Reação dos compostos de metais alcalinos
Com a adição de água no tubo de ensaio com Peróxido de Sódio, observou-se a liberação de gás Oxigênio conforme previsto nas reações:
Na2O2 (s) + 2H2O(l) → H2O2(aq) + 2NaOH(aq)
H2O2 (aq) → H2O(l) + 1/2O2(g)
Após cessado o desprendimento de gás, adicionou-se gotas do indicador fenolftaleína, verificando que a solução tornou-se rosa, confirmando sua basicidade.
- Procedimento 3: Hidrólise de sal de metal alcalino
Ao adicionar-se água ao tubo de ensaio contendo KCl, observou-se a dissolução total do sal. Em seguida, ao adicionar a essa solução o indicador fenolftaleína, notou-se que não houve alteração na coloração. Sabendo que a origem do cátion e do ânion é, respectivamente, de uma base e um ácido forte, não há predominância de nenhum caráter. A partir da determinação da neutralidade da substância, pode-se concluir que não houve hidrólise, mas unicamente dissociação dos íons K+ e Cl-.
...