Relatorio solução tampao
Por: Alisson Dos Santos • 23/11/2015 • Relatório de pesquisa • 1.249 Palavras (5 Páginas) • 278 Visualizações
Há erros ortográficos gravíssimos!!! Irei corrigir, ele não esta formatado, as imagem depois eu arrumo pq acabei de jogar a introdução aqui em cima.
Objetivo
- Introduzir um procedimento de analise gravimétrico.
- Determinar a quantidade de sal solúvel contido em uma amostra de agua
Analise gravimétrica
A gravimétrica é um método de analise químico que determina a quantidade de um composto em uma solução, por pesagem direta deste composto ou por pesagem parcial desse comporto conhecido, em sua forma mais pura possível, ou que possa ser convertido em outra substância química.
Apesar de ser um método antigo e trabalhoso de analise ele é muito usado devido à precisão de seus resultados. Sua maior desvantagem é o tempo necessário para um resultado, no qual, normalmente é muito longo.
- Esse método de analise nos fornece resultados precisos se for usado uma balança analítica moderna.
- São facilmente identificados possíveis erros de analises, por ser fácil a observação quando a alguma impureza.
- Método absoluto, envolve uma medida direta sem necessidade de calibração.
- Os equipamentos usados são relativamente baratos se for comparados com outros métodos.
A duas principais áreas de aplicação de métodos. A) A analise de padrão, para uso no teste de calibração de técnicas instrumentais. B) Analises de alta precisão. Porem o tempo delimita esses resultados.
Preparo da solução
Quando se quer determinar certa substância em um determinado meio, através de análise gravimétrica é necessário que se esteja em uma solução adequada, para isso tense que se conhecer a natureza do composto. Esta análise química pode estar sendo feita com meio ácido ou básico, em solução ou fusão.
- Solução com água: utilizada em casso de sais solúveis, executada em fracos de vidros (béquer). Como cloreto de sódio ( NaCl ) em água.
- Solução com ácido clorídrico ( HCl ): para soluções que envolva carbonatos de alguns óxido e de alguns metais, como calcário (CaCO3), oxido de ferro (Fe2O3), oxido de manganês (MnO2), alumínio metálico e zinco metálico.
- Solução com ácido nítrico: usado para alguns óxidos e alguns metais, como oxido de cobre ( CuO ), cobre metálico, chumbo metálico e prata metálico.
- Solução com água-régia: usados para a solubilização de metais como ouro prata, platina e paládio.
- Solubilização com ácido fluorídrico: utilizado para analises de metais siliciosos, compostos silicatos, areia (composto que quando reagem com ácido fluorídrico forma o composto SiF4, volátil).
- Abertura por fusão com carbonato de sódio anidro: Utilizada para materiais siliciosos. A fusão alcalina ocorre em cadinho de níquel ou de ferro, sendo o composto obtido pela fusão será dissolvido por ácido clorídrico, como análise de argila, feldspato e talco.
- Abertura por fusão de peróxido de sódio e hidróxido de sódio: usado para a decomposição de alguns óxidos, como tratamento de cromita (óxido de cromo), cassiterita (óxido de estanho, SnO2)
- Abertura por fusão com pirossulfato de potássio: usado na decomposição de alguns óxidos e fosfato, como tratamento de rutilo (óxido de titânio, TiO2) e apatita (fosfato de cálcio)
Para que o procedimento das amostras mostrado acima seja bem sucedido é importante que o soluto esteja pouco ou totalmente dissolvida e bem homogênea de modo em que a pesagem seja bem representativa.
Reagente precipitado
Para ter uma precipitação gravimétrica devem-se ter reagentes que quando reagem formem um precipitado, para que isso ocorra deve-se levar em consideração características do reagente precipitante como solubilidade, características físicas e pureza do precipitado:
- Solubilidade – o reagente precipitante deve ter uma boa precipitação, para que na hora que for feita a pesagem ala seja maior do que a margem de erros da balança (±0,2 mg). Devem-se usar excesso de reagente em excesso, pois o efeito dos íons comuns diminui a solubilidade do precipitado. Exceção nos casos em que forme um complexo solúvel pela adição do excesso de reagente.
- Características físicas – é de extrema importância o conhecimento do tipo do precipitado, isso influência no tipo da filtragem. Também ajudara há ter uma noção do tempo em que ocorreu completamente a reação.
- Pureza – o precipitado deve ser o mais puro possível. Este fator diretamente ligado aos erros do procedimento, como a má limpeza dos equipamentos usados, a contaminação dos reagentes e erros de medidas.
Digestão
O tempo em que os produtos formados pela reação fica em sua matriz (água-mãe) é chamado de digestão. Após a formação do precipitado é aconselhado deixa-lo um tempo em contato com o meio de precipitação, durante esse processo o precipitado estará passando por um processo de “purificação” onde as impurezas que se encontram no precipitado ficaram no meio. Não será necessário dependendo das características físicas e da solubilidade do precipitado.
...